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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO: REALIDADE OU ILUSÃO?
Dulce Teresinha Heineck 1 (servicosocialjp@ulbra.br), Odete Rigato Mioto 1, Melissa Morales Martins 1, Maria Geralda Alves Pereira 1, Deise Braga Minatelli 1, Paula Cristina de Araujo 1, Elizabeth Santos Aragão 1, Maria Gomes de Melo Lima 1, Ione Toschi Fernandes 1 e Lezir Rodrigues Peres Montosa 1
(1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA)
INTRODUÇÃO:
A saúde é um dos serviços públicos mais utilizados pela população brasileira, em especial pela população de baixa renda, renda esta,que não sobra para gastos com planos de saúde e ou saúde preventiva. A situação da saúde no país se agrava pela falta de investimentos nas áreas básicas como: educação, saneamento básico, água tratada na maior parte dos bairros das cidades brasileiras. A região norte é considerada uma região em desenvolvimento, que cresce de forma desordenada, o que faz aumentar a demanda pelo serviço de saúde. A pesquisa é resultante do Projeto guarda-chuva denominado: ”Questão Social na Amazônia suas Expressões e Formas de Enfrentamento: desvendando mitos e revelando fatos no Estado de Rondônia” e tem por objetivo caracterizar a política de saúde no município de Ji-Paraná, analisando principalmente, como ocorre a atuação dos assistentes sociais na área e qual o grau de satisfação dos usuários desses serviços.
METODOLOGIA:
Foram efetuadas pesquisas bibliográficas em autores tanto da área de saúde como de serviço social e também recorrido à Lei Orgânica da Saúde Nº 8080/90 além de outras fontes bibliográficas que fundamentaram a pesquisa. A pesquisa de campo ocorreu através de entrevistas com o Secretário Municipal de Saúde do município e com assistentes sociais. Foram aplicados, também, questionários junto a vários usuários do sistema de saúde em diversas unidades de saúde instalados nos bairros do município.
RESULTADOS:
Dos sessenta e sete (67) usuários entrevistados 50% utilizam o serviço de saúde freqüentemente, 34% raramente; 16% regularmente. Dos entrevistados 49% classificam o serviço de saúde como regular, 34% como péssimo 15% como bom e apenas 2% disseram que é ótimo. Quanto ao grau de satisfação do usuário em relação ao serviço de saúde, 43% afirmaram que é bom; 42% disseram ser regular; 13% péssimo e 2% descreveram como ótimo. Identificamos que 58% dos entrevistados tiveram algum tipo de atendimento na área da saúde negado em determinadas situações. Segundo os usuários, para terem o atendimento adequado seria necessário maior número de médicos e enfermeiros especializados, melhoria na qualidade do atendimento. Em relação ao trabalho dos agentes comunitários, 69% receberam a visita domiciliar, e 31% não conhecem o PPSF. Quanto ao trabalho do serviço social há reclamação da maioria dos usuários que necessitaram desse serviço, o que nos leva a pensar na necessidade de uma mudança urgente quanto à atuação prática do profissional na região.
CONCLUSÕES:
Há desconhecimento quanto à verdadeira função do serviço social na saúde. Quem se refere ao serviço social, se refere apenas em relação a medidas emergenciais como (encaminhamento de consultas). Não há nenhuma identificação do trabalho do serviço social com prevenções e mesmo acompanhamento mais contínuo das famílias. Entende-se que é necessária uma política de atendimento à saúde de forma integrada para que os resultados em termos de melhoria de qualidade de vida venham a ocorrer. É preciso, também, decifrar qual o verdadeiro papel do serviço social na saúde, pois este deixa ainda mais a desejar segundo os dados da entrevista do que os enfermeiros e agentes de saúde.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Serviço Social; Saúde; Usuários.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005