IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A influência do Treinamento na construção dos Valores Organizacionais: um estudo de caso no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG
Avelino Alexandre Rodrigues da Silva 1 (avelino@faminas.edu.br), Karen Latuf Caetano 1, Nathalia Francisco da Matta Vegi 1, Isabella Alvim Paulo da Silva 1, Rodrigo Barrozo Medina 1, Keilla de Souza Vegi 1, Guglielmo Agostini DaMatta 1, Edilaine Souza Pereira 1, Fernanda Dias Barbosa 1 e Leo Frauches Villete 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS)
INTRODUÇÃO:
Sob o ponto de vista dos estudiosos da cultura organizacional, o treinamento é um dos instrumentos que a empresa pode lançar mão na busca da manutenção ou mudança de sua cultura, conseqüentemente, de seus valores. Dentre outros fatores importantes para as organizações o treinamento salienta que o trabalho é um valor amplamente aceito pela sociedade ocidental como meio de subsistência, realização pessoal, independência, apoio social, estruturação do tempo e estabelecimento de identidade. É comum perceber em programas de treinamento a ligação do significado do trabalho ao sentido da vida adulta assim, as organizações tentam criar uma imagem de grande família que possui valores.
Para verificar como ocorre esta relação foi realizada uma pesquisa que teve de seguir alguns critérios de investigação. A organização estudada teria que ser capaz de esclarecer detalhes do programa de treinamento tais como avaliação de necessidades, planejamento, implementação e outros, ou seja, instituição que possui farto material que documente o evento. Ser capaz de permitir amplo acesso tanto aos documentos, como às pessoas que foram treinadas. Por fim, o treinamento deve ter sido concluído a pelo menos seis meses, para que todos tenham tido tempo de voltar a suas atividades e perceber como são tratados após o treinamento. Foi constatado que o BDMG reunia as características adequadas ao estudo.
METODOLOGIA:
Esta é uma pesquisa qualitativa, quanto à natureza das variáveis pesquisadas, desenvolvidas por meio de estudo de caso que foi a forma de pesquisa escolhida por ser consistente com a área das ciências sociais aplicadas. Para o início da investigação, foi utilizada a pesquisa documental com base nos documentos conservados na empresa com vistas a buscar dados capazes de oferecerem informações sobre a efetivação do evento, planejamento, objetivos, metodologia e aproveitamento dos participantes durante o curso. A pesquisa de campo colheu dados primários, por meio de entrevistas, primeiramente junto aos responsáveis pela concepção, planejamento e execução do treinamento e identificação de circunstâncias ambientais dos trabalhos dos treinados pós-treinamento que funcionaram como favorecedores ou dificultadores para a aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridas em suas atividades diárias. Nesse caso, as entrevistas foram conduzidas de forma não estruturada para dar chance aos entrevistados de falar sobre o evento. As entrevistas junto aos funcionários - alunos foram semi-estruturadas, com o objetivo de verificar como é o suporte ao treinamento oferecido pela empresa e seus efeitos, tendo em mente os objetivos da pesquisa e as variáveis em estudo - treinamento e valores organizacionais.
RESULTADOS:
Foi entrevistado um total 73% da população treinada em um programa de capacitação gerencial voltado para o setor público. No decorrer desta investigação os treinados foram capazes de identificar pontos que divergem entre a abordagem pública e privada, que foram apresentados a eles como comuns. A amostra foi composta por uma população madura, sendo que 88% dela trabalhava no Banco entre 21 e 27 anos. Os dados demográficos revelam uma preferência da organização em selecionar pessoas que já conheciam bem a organização para participar do programa de treinamento.
Os relatos revelam que a formação acadêmica dos treinados é compatível, mas não suficiente à atividade de liderança. Os muitos anos em que estiveram distantes da atividade gerencial, ligados à área técnica tornaram necessária a reciclagem, neste sentido, a avaliação de necessidades de treinamento foi precisa. Além da reciclagem é possível observar dois outros componentes dos discursos dos treinados - os novos conteúdos e a aproximação com os colegas - ambos exercem muita influência sobre os resultados e objetivos do treinamento. Com relação à aproximação dos colegas, pode ser visto que está ligada a dois objetivos do curso - a criação de uma cultura comum sobre gestão de negócios, pessoas, processos e mudanças no Banco e á promover a sinergia e a integração das equipes em todas suas dimensões - ambos refletem-se nos valores organizacionais.
CONCLUSÕES:
O gerente público é guiado por um sistema valorativo que não comporta a questão da competitividade, por exemplo, esta passa a ser um fator que extrapola a questão da empresa e é um valor que vem sendo difundido na esfera privada. Os conteúdos do programa de treinamento e desenvolvimento implantado não favorecem o desenvolvimento do potencial humano, porque não contempla em seus objetivos, estrutura e metodologia a disseminação de valores organizacionais. Além do mais, temas como democratização, justiça, respeito e cooperação não estão presentes nos objetivos didáticos do curso. No entanto, as entrevistas revelam que tais temas foram desenvolvidos entre os participantes, por meio da convivência e do companheirismo desenvolvido no período.
Tal fato não afeta significativamente os valores organizacionais, o contrário é mais fácil de ocorrer no presente caso. O fato de alguns gerentes trabalharem de forma diferenciada com seus parceiros e funcionários particulariza a aplicação dos resultados de treinamento uma vez que cada setor de trabalho apresentará graus diferenciados de aplicação do aprendizado no contexto do trabalho.
Como os valores organizacionais fornecem elementos para a tomada de decisão dos administradores, foi possível verificar a sua influência no treinamento quando o supervisor indica quem pode participar do curso.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Treinamento; Valores Organizacionais; Setor Público.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005