IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
MEIO IMPRESSO VERSUS ELETRÔNICO: DESCREVENDO COMPORTAMENTOS LEITORES NA LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS.
Irin Christine Marie de Vasconcelos Varela 1 (christinevarela@yahoo.com.br), Antônia Dilamar Araújo 1 e Iúta Lerche Vieira 1
(1. Departamento de Lingüística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa tem como objetivo a comparação de comportamentos leitores observados durante a leitura de textos em LE, estabelecendo-se um paralelo entre a leitura em texto impresso e em texto eletrônico no que diz respeito à utilização de estratégias de leitura pelo leitor, através do scanning, estilo de leitura utilizado para localizar informações específicas. Pretendia-se descobrir se existe alguma diferença no comportamento leitor no que se refere à escolha de estratégias de leitura para texto impresso e para texto eletrônico, se há distinção quanto ao tempo de leitura despendido pelo leitor utilizando-se os dois meios e se há fatores de interferência negativa na leitura em um e outro meio, como o excesso de informações visuais em alguns textos eletrônicos, o manejo do mouse etc. Esta pesquisa pretende contribuir para a adequada e eficaz utilização de textos eletrônicos, auxiliando professores e estudantes de línguas.
METODOLOGIA:
Os participantes eram uma adolescente de 14 anos, identificada nesta pesquisa pela letra B., concluindo o curso básico de inglês, aluna da 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola particular e um rapaz de 16 anos, cursando o terceiro semestre do curso básico de inglês, aluno do 2° ano do Ensino Médio, também de escola particular, identificado pela letra N. Ambos têm computador em casa e acessam a internet com freqüência. Dois textos expositivos foram escolhidos para a pesquisa. Um texto impresso sobre a banda de música U2 e outro eletrônico sobre o cantor Eminem. Foi utilizada a técnica de protocolo verbal. Tudo o que os sujeitos falavam estava sendo gravado e cronometrado. Foi dado aos sujeitos um propósito para a leitura, representado por uma situação fictícia. O experimento foi realizado em duas fases (leitura em meio impresso e em meio eletrônico) e estas em três movimentos: leitura do texto, resposta às perguntas relativas ao texto e relato, por escrito, das estratégias usadas na leitura para responder às perguntas relacionadas ao texto. O local da pesquisa foi uma sala com computador o qual já estava conectado à internet antes da realização do experimento, com a página a ser lida já aberta. As perguntas relacionadas ao texto eletrônico foram entregues aos sujeitos em uma folha de papel avulsa. Uma das pesquisadoras permaneceu ao lado dos sujeitos durante as duas fases da pesquisa gravando as falas e observando os movimentos dos sujeitos.
RESULTADOS:
B. leu mais rápido o texto eletrônico do que o impresso, enquanto N. leu mais rápido o texto impresso do que o eletrônico. Provavelmente isso se deve ao fato de B. acessar a internet diariamente e há mais tempo. Ao comparar as estratégias usadas pelos sujeitos, N. parece ter usado mais estratégias que B. No entanto B. demonstra ser mais eficiente que N., por ter sido mais rápida e ter respondido corretamente às perguntas. Segundo Fitzgerald (apud Lin, 2002) o leitor eficiente usa mais estratégias de leitura que o leitor ineficiente. Talvez B. não tenha verbalizado tudo o que pensou. Quanto às questões da pesquisa, as estratégias usadas foram Ativação do Conhecimento prévio, Monitoramento/Correção da Compreensão, Determinação das Idéias Importantes, Síntese, Perguntas e Inferências. Todas essas estratégias foram utilizadas pelos sujeitos em ambos os meios. Apenas Monitoramento/Correção da Compreensão não foi percebida em B. Ambos utilizaram seus conhecimentos de mundo, lingüístico e textual para atingir a compreensão dos textos. A diferença no nível de aprendizado da língua inglesa entre os sujeitos, variável que não estava em questão, afetou a duração da atividade que foi mais demorada com o sujeito menos proficiente.
CONCLUSÕES:
Quanto às questões da pesquisa, os resultados indicam que não há diferença entre estratégias usadas para ler texto em meio eletrônico ou impresso. O que se percebeu foi que o grau de intimidade do leitor com as duas modalidades textuais afetou a velocidade de leitura. Quanto mais o leitor se expõe a ler textos eletrônicos, maior será sua intimidade com esse meio. Quanto ao excesso de informações visuais na internet não foi percebida nenhuma interferência negativa na atenção do leitor. O manejo do mouse parece estar relacionado também à freqüência com que o usuário utiliza o computador. A diferença no nível de aprendizado da língua inglesa entre os sujeitos afetou a duração da atividade que foi mais demorada com o sujeito menos proficiente. Ambos utilizaram seus conhecimentos de mundo, lingüísticos e textuais para atingir a compreensão dos textos. Para que se possa generalizar os resultados, faz-se necessário ampliar o número de sujeitos e acrescentar ao protocolo verbal outros procedimentos e instrumentos para a coleta de dados.
Palavras-chave:  Texto eletrônico; Estratégias de leitura; Língua estrangeira.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005