IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR A (RE) CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE.
Antônio Neto Ferreira dos Santos 1 (antonioneto@mestrado.ufu.br) e Graça Aparecida Ciccilini 1
(1. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, o conceito de meio ambiente vem se ampliando gradativamente. O Ambiente passou a incorporar outras dimensões além do meio natural. O Programa Nacional de Educação Ambiental passa a divulgar como princípio “a concepção de ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural e construído, o socioeconômico e o cultural” (BRASIL, 2003, p.8). Para contribuir com a ampliação desse entendimento esta pesquisa procurou investigar a influência de um projeto de educação ambiental, desenvolvido numa Escola Municipal de Uberlândia-MG de 2001 a 2003, na concepção do aluno ao pensar sobre o conceito de meio ambiente. Usou-se a tecnologia hidropônica para organizar atividades pedagógicas de educação ambiental a partir das disciplinas de Ciências Naturais e Técnicas Agrícolas, pois se acreditou que essa tecnologia pudesse ampliar a concepção do aluno para além do contexto natural.Criou-se um espaço onde professores e alunos pudessem observar, fazer experimentos e debater os temas hidroponia e meio ambiente. Eles trabalharam os conhecimentos cotidianos em sintonia com os conhecimentos científicos e tecnológicos para elaborarem o saber escolar sobre problemas sócio-ambientais relacionados com água, planta, solo e saúde humana. Essa investigação teve por objetivo geral analisar esse trabalho de educação ambiental e por objetivo específico verificar o processo da (re) construção do conceito de meio ambiente feita pelos alunos.
METODOLOGIA:
A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental. Os envolvidos foram os alunos das turmas das 8ª séries de 2004 que fizeram parte do referido trabalho de educação ambiental quando estudaram na 5ª, 6ª e 7ª séries respectivamente, procurando entender os significados que eles possuíam sobre o tema meio ambiente. Procurou-se investigar as respostas para a seguinte questão: como os alunos que participaram de atividades pedagógicas de educação ambiental com o uso da tecnologia hidropônica concebem o meio ambiente? Para isso, foram organizadas atividades para que pudessem expressar, por escrito e oralmente, suas concepções sobre esse tema e como funcionava o cultivo de plantas no sistema hidropônico. Eles foram convidados para falar sobre suas experiências escolares com a tecnologia hidropônica, meio ambiente e problemas sócio-ambientais. Os dados foram coletados por meio de textos selecionados e entrevistas semi-estruturadas. A ação do professor-pesquisador por intermédio dessas técnicas de coleta de dados visou captar as concepções dos alunos formadas no contexto cotidiano da escola e suas vivências na situação de aulas realizadas nas salas, laboratório e casa de vegetação hidropônica mediante a elaboração de textos e entrevistas semi-estruturadas sobre o trabalho de educação ambiental de modo a: “captar as representações e impressões subjetivas, mais ou menos elaboradas dos participantes, a partir de sua própria perspectiva” (PÉREZ GÓMEZ, 2000, p.109.).
RESULTADOS:
Obteve-se nove textos que foram agrupados em três categorias: ambiente natural sem participação do homem na sua construção, ambiente natural modificado pela ação humana e ambiente construído e transformado pelo homem; e dezoito entrevistas semi-estruturadas que representaram as concepções dos alunos relacionados com o meio ambiente. Verificamos que a tecnologia hidropônica tornou-se uma referência importante na compreensão do ambiente para além de uma visão naturalista, na medida em que a partir dela foi possível abordar esse tema fundamentado na concepção de ambiente artificial, criado e transformado pela ação do homem. Dessa forma a água, a planta, o solo e a saúde humana não foram discutidos numa perspectiva apenas relacionados com a natureza, mas sim, entrelaçados diretamente com os elementos naturais e sociais que compõem o mundo humano, provenientes do trabalho do homem sobre a natureza. A análise dos dados permitiu verificar que o uso da tecnologia hidropônica proporcionou criar um espaço onde professores e alunos puderam observar, fazer experimentos, debater e construir conhecimentos, tendo por base os temas hidroponia, meio ambiente, numa perspectiva de educação ambiental. Esta forma de abordar o meio foi fundamental para nortear um trabalho pedagógico de educação ambiental, nessa escola de ensino fundamental, pois foi preciso que os alunos (re)construíssem nova visão em relação aos outros contextos do ambiente humano sem perderem de vista o meio natural.
CONCLUSÕES:
Nesse trabalho utilizou-se a sala de aula, o laboratório e a casa de vegetação hidropônica como espaço formador para os alunos e para os professores. Esse espaço foi utilizado para o aluno aprender a (re) elaborar suas idéias, a entender e a explicitar suas concepções sobre o conceito de meio ambiente e também para aperfeiçoamento da prática educativa do professor-pesquisador, na medida que passou analisar o seu trabalho docente. Este espaço de formação aconteceu na escola quando os professores tentaram desenvolver ações educativas inovadoras. Estas se relacionaram com o procedimento usado para inserir a tecnologia hidropônica, por meio de transposição didática, em práticas pedagógicas de educação ambiental. Assim, os procedimentos de construção de conhecimento em relação ao projeto com o uso da tecnologia hidropônica tiveram como foco principal estimular os alunos a ampliar a concepção do meio ambiente além do contexto apenas natural. Essa nova forma de compreender o meio supôs novas maneiras das pessoas, que participaram da construção do conhecimento escolar em torno dessa temática, de pensar, agir e comportar-se nesse ambiente. Isso implicou trabalhar pedagogicamente com os educando a desconstrução e a reconstrução do conceito de meio ambiente, pois demandou novas posturas, novos valores e novos procedimentos metodológicos dos educadores com seus alunos para explicitar esse ambiente.
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Meio Ambiente; Tecnologia Hidropônica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005