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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
INTERAÇÃO ENTRE AULA TEÓRICA E PRÁTICA: UMA ABORDAGEM EM QUÍMICA
Maria do Socorro da Costa Domingos 1 (scdomingos@bol.com.br), Cleidiene Costa da Silva 1, Silvia Maria Silva 1, Romualdo Lunguinho Leite 1 e Washington de Moura Lopes 2
(1. Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM; 2. Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira - EEMLRO)
INTRODUÇÃO:
As escolas públicas de todo o Brasil vem passando por profundas transformações nos seus sistemas de ensino. A forma tradicional é deixada de lado e novos modelos são adotados. Os parâmetros Nacionais curriculares aborda uma nova proposta de como o educador deve se portar diante dessa nova realidade. Em relação ao ensino de Química pesquisas apontam que nos últimos quarenta anos, a promoção do conhecimento químico em escala mundial incorporou novas abordagens, objetivando a formação de futuros cientistas, de cidadãos mais conscientes e também o desenvolvimento de conhecimentos aplicáveis ao sistema produtivo, industrial e agrícola. Apesar disso, no Brasil a abordagem de Química escolar continua praticamente a mesma. Assim, considerando essa realidade, bem como as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, este trabalho tem como objetivo fazer uma interação entre a teoria e a prática de química com alunos de escolas públicas e privadas, em seguida aplicação dos conhecimentos em problemas práticos do cotidiano e finalmente avaliar o comportamento, aprendizagem e interesse para a resolução desses problemas.
METODOLOGIA:
Equipe

Para esse trabalho elegeu-se três escolas. Duas da rede privada e uma da rede pública. Todas de ensino médio básico. O trabalho foi dividido em três etapas. A primeira voltada para a contextualização. A segunda experimentação e a terceira e última, aplicação dos conteúdos em problemas práticos do cotidiano. A equipe foi composta por 32 alunos, 16 de escolas públicas e 16 de escolas privadas. Para a coleta de dados aplicou-se questionários, minicurso de química e consequentemente observações direta e conversas informais com os alunos. Para a interação entre o ensino e a aplicação práticas do ensino de química, os alunos adquiriram no comércio diversas marcas de água sanitária e avaliaram se o percentual de cloro livre estava de acordo ou não com sua rotulagem.

Amostras

As amostras foram adquiridas no comercio de Limoeiro do Norte - Ceará. Das cincos amostras coletadas 03 eram de origem industrial e 02 de fabricação artesanal. As análises foram realizadas no Laboratório de Química da FAFIDAM /UECE.

Análise cloro ativo

Determinou-se o cloro ativo por método titulométrico. Tomou-se uma alíquota de 10 mL da amostrra transferiu-se para um erlenmeyer. Adicionou-se alguns cristais de Iodeto de potássio, 1 mL de Ácido cloridríco concentrado em seguida titulou-se com tiossulfato de sódio 0,1 mol/L utilizando-se como indicador o amido.
RESULTADOS:
Através dos trabalhos realizados com os alunos percebeu-se que os mesmos de modo geral apresentaram as mesmas dificuldades ao se trabalhar com aula prática, como manuseio de vidrarias, pesagens, entre outras. No entanto, considerando-se ensino-aprendizagem os alunos das escolas privadas sobressaem os das escolas públicas. O que é perfeitamente normal, pois os primeiros apresentam um embasamento teórico mais aprofundados que os segundos. Com relação aos resultados das análises do cloro ativo nas águas sanitárias os alunos puderam verificar que a maioria das amostras estavam de acordo com sua rotulagem (de 2,0 - 2,5% de cloro ativo) e apenas uma amostra apresentou resultados inferiores ao estipulado.
CONCLUSÕES:
De acordo com os trabalho realizado pelos alunos conclui-se que tanto os alunos de escola pública como os da rede privada tem carência de aulas práticas voltadas para realidade do cotidiano. Em relação ao ensino-aprendizagem os alunos da escola pública apresentam maior dificuldade de assimilação do conteúdo, mas ambos se igualam nas mesmas dificuldades de manuseio prático.
Palavras-chave:  ensino médio; aula teorica x prática; análise.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005