IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
PLANTAS NATIVAS COM POTENCIAL ORNAMENTAL E PAISAGISTICO DE CÁCERES, MATO GROSSO
Eurico Cabreira dos Santos 1 (dossantos170@hotmail.com) e Douglas Antonio de Carvalho 2
(1. Escola Estadual Senador Mario MOTTA; 2. Universidade Federal de Lavras - UFLA)
INTRODUÇÃO:
Cáceres cidade ribeirinha do Rio Paraguai, esta contemplada em seu território com áreas do Cerrado e Pantanal, com uma significativa diversidade de espécies. Este estudo teve como objetivo revelar as riquezas das plantas nativas com potencial ornamental e paisagístico no município de Cáceres, MT.
METODOLOGIA:
No período de agosto a dezembro de 2003, foram realizadas excursões botânicas nos fragmentos vegetacionais urbanos ou não. Escolheram-se angiospermas de hábito terrestre de porte herbáceo, arbustivo, arbóreo ou trepadeiras que se apresentavam com características ornamentais ou paisagística pelas qualidades das folhas, flores, frutos, troncos ou arquitetura da copa.
RESULTADOS:
Foram identificadas 103 espécies, pertencentes a 84 gêneros, 43 famílias, e 28 ordens. Quanto ao porte, as arbóreas se destacaram com 62,1%, herbáceas 16,5%, trepadeiras 11,7%, arbustivas 9,7% . As famílias que mais contribuíram com o número de espécies foram: Bignoniaceae 17, Fabaceae 14, Asteraceae e Convolvulaceae 5, Apocynaceae e Combretaceae 4, Sterculiaceae e Verbenaceae 3, Acantaceae, Bombacaceae, Boraginaceae, Eriocanlaceae, Flacourtiaceae, Melastomataceae, Moraceae, Sapindaceae e Vochysiaceae com 2 espécies. Entre as espécies de maior expressão apresenta - se: Cordia glabrata, Vochysia divergens, Tabebuia heptaphilla, T. serratifolia, T. ipetiginosa e Acrocomia aculeata.
CONCLUSÕES:
A luta pela preservação e valorização das espécies nativas é possível perceber que existem na região belas riquezas da flora local que poderão ser utilizadas no paisagismo. Embora reconheça o potencial precioso das plantas nativas, gera dúvida sobre o efeito visual que estas podem apresentar isoladamente, revelando neste momento que a parceria entre as plantas nativas e as exóticas podem conviver pacificamente, contagiando os observadores das áreas verdes, mexendo com o cognitivo, o emocional e os sentidos dos seres humanos, preservando a biodiversidade e promovendo o conforto e a qualidade ambiental necessária.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ornamentais; Paisagismo; Plantas Nativas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005