IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REAÇÕES DIVERTIDAS: POPULARIZANDO A QUÍMICA NA CASA DA DESCOBERTA
Márcia Narcizo Borges 1, 2 (gqomnbo@vm.uff.br), Carlos Magno Rocha Ribeiro 1, 2, Denise Rolão Araripe 1, 2, Eluzir Pedrazzi Chacon 1, 2, Lucidéa Guimarães Rabello Coutinho 1, 2 e Nelson Ângelo de Souza 1, 2
(1. Casa da Descoberta- Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, UFF , Niterói, RJ; 2. NUPEQUI, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ)
INTRODUÇÃO:
Em 1999, foi criada a Casa da Descoberta (CD), Centro de Divulgação de Ciência da UFF, com o objetivo de popularizar e divulgar a Ciência através de uma situação de educação não formal.
A CD localiza-se no Instituto de Física da UFF e oferece aos visitantes a oportunidade de ver e principalmente participar de diversos experimentos relacionados às áreas de ciências. Tais visitas são guiadas, por monitores, que estimulam o uso dos equipamentos e explicam os conceitos científicos de maneira informal, sem utilização de jargões científicos. Desde sua criação a Casa da Descoberta já recebeu cerca de 22.000 visitantes
A CD recebe principalmente visitas de turmas de escolas públicas e privadas de Niterói e arredores de todas as faixas etárias, desde o pré-escolar até o ensino médio.
Com o intuito de oferecer à sociedade os elementos de ensino que o NUPEQUI (Núcleo de Pesquisa em Ensino de Química) vem desenvolvendo dentro no Instituto de Química da UFF e de aproximar os alunos de Licenciatura da prática da metodologia do Ensino de Química, iniciou-se em 2001 o projeto de extensão “Reações Divertidas” que inseriu a Química à Casa da Descoberta.
Este trabalho tem como objetivo divulgar o projeto “Reações Divertidas” que se propõe, usando uma linguagem acessível e o lúdico, a divulgar para as pessoas a Química como uma Ciência presente no cotidiano que influencia no desenvolvimento tecnológico e no bem estar social da humanidade.
METODOLOGIA:
Os visitantes que chegam a CD são recebidos por um monitor que os acompanha através dos experimentos. A nossa proposta pedagógica é a de que num primeiro momento o visitante se sinta à vontade para participar das atividades buscando se divertir. Num segundo momento sempre ocorre a curiosidade de saber o Por quê. Aí, usando uma linguagem acessível, mas com conteúdo, os monitores conduzem os visitantes a compreenderem os fenômenos observados através do resgate dos conceitos prévios e associações por analogia com o cotidiano. Ao final chega-se a uma nova concepção.
Nossa metodologia de trabalho consiste em:
Preparar o monitor com relação aos conhecimentos específicos da área de química necessários para que ele compreenda o funcionamento dos experimentos. Prepará-lo para atuar como orientador dos visitantes, selecionando e sugerindo os experimentos mais adequados. Desenvolver ,atualizar e adaptar experimentos junto com os monitores estimulando-os a estarem atualizados com a literatura científica. Cuidar para que os visitantes fiquem satisfeitos e se entusiasmem pela ciência. Avaliar e divulgar o trabalho
RESULTADOS:
A manutenção de uma bancada com diversos experimentos de química a disposição de visitantes é um desafio constante. Lidar com a questão da segurança, a reposição de reagentes e descartes de resíduos principalmente são tarefas complicadas. Talvez por isso a Casa da Descoberta seja o único museu de ciências da região metropolitana do Rio de Janeiro a oferecer a comunidade esta oportunidade de inclusão social. Esta consideração vem da constatação de que nosso público principal (professores do ensino fundamental e médio e seus alunos) não tem em geral a oportunidade de vivenciar estas práticas em suas escolas. Além disto o próprio clima de descontração e brincadeira da CD estimulam os alunos a aprender mais do que em aulas formais em um laboratório.
O número de visitantes na Casa da Descoberta é cada vez mais significativo com aumento de cerca de 70% nos últimos dois anos. A avaliação do impacto que as visitas trazem para alunos e professores mostram que a maioria dos professores retornam e recomendam as visitas para seus colegas.
Observamos também que os monitores que saem da CD e ingressam no magistério estão motivadas a conciliar a proposta metodológica tradicional adotada em muitos colégios com a prática construtivista e social, na qual apoiamos nosso trabalho.
A procura cada vez maior por parte dos estudantes por estágios na CD também é um indicativo de como este é um espaço importante de complementação formação profissional na Universidade.
CONCLUSÕES:
Este é um projeto que vem atingindo seus objetivos com grande aceitação das comunidades acadêmica e não acadêmica Cada vez mais acreditamos que o interesse e o gosto pela ciência por parte de crianças e jovens, incluindo a química, deva ser construído de maneira informal motivada pelo lúdico. Porém este é um trabalho que precisa estar sempre sendo re-avaliado e atualizado com a evolução de ciência e da tecnologia. Esperamos poder contar cada vez mais com apoios institucionais no sentido de ampliar nossa atuação no sentido de também oferecer a possibilidade de cursos de formação continuada para professores de química do ensino médio.
Instituição de fomento: PROEX/UFF Fundação Vitae Finep
Palavras-chave:  Ensino de Química; Divulgação de Ciências; Casa da Descoberta.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005