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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VIÇOSA | ||
Michelha Vaz Pedrosa 3 (michelhavaz@yahoo.com.br), Alexandre Duarte Bhering 1, Paulo Tadeu Siqueira Junior 1, Cassiano Peixoto Faria 1, Jomar Vieira P. Junior 1, José Horta Valadares 1 e Maria do Carmo Fontes 2 | ||
(1. Depto. de Economia Rural, Universidade Federal de Viçosa - MG; 2. Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Universidade Federal de Viçosa - MG; 3. Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - MG) | ||
INTRODUÇÃO:
Este estudo fez parte de um projeto desenvolvido por uma Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Extensão(PEC), um docente do Departamento de Economia Rural (DER) com discentes do DER e departamento de Educação (DPE) da UFV, com o propósito de possibilitar aos alunos e professores das Escolas Municipais de Viçosa, do Ensino Fundamental, o conhecimento, a identificação e a vivência dos princípios, fundamentos e valores próprios à cooperação e ao cooperativismo, sensibilizar a comunidade escolar através de ações informativas e reflexivas, no sentido de atuarem positivamente como agentes de divulgação do cooperativismo como instrumento de melhoria das condições de vida, e, relativo aos acadêmicos: abrir perspectivas, oportunizando situações para o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação e Cooperativismo Escolar, como também, relativo à existência e funcionamento de instituições escolares e associações comunitárias na comunidade, buscando, dessa forma, em etapa posterior, desenvolver um estudo mais sistematizado na área de educação cooperativista, na região, com vistas, a partir dos dados coletados, sugerir e acompanhar a realização de atividades na área. |
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METODOLOGIA:
Optou-se neste projeto, por uma metodologia participativa, no sentido de agregar idéias, concepções, interesses, experiências na área, necessidades da escola e da comunidade. Assim, na primeira etapa foram utilizados métodos específicos de implantação de projetos, tais como contatos, visitas, reuniões para entrosamento, conhecimento da realidade local, discussão, seleção das escolas e planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Na segunda etapa, foram selecionadas as 04 escolas para a realização do projeto, capacitação da equipe para a utilização dos métodos e dos recursos instrucionais definidos, organização de grupo de alunos das escolas, por sala de aula, que atuaram como auxiliares da equipe dos referidos acadêmicos, realização de atividades de acompanhamento e avaliação das atividades. A execução das atividades demandou a utilização de dinâmicas de grupo, jogos vivenciais, trabalhos em grupo buscando desenvolver o conceito e a prática da cooperação entre os alunos e professores, utilização de recursos instrucionais, audiovisuais com a exibição de filmes de vídeo, datashow e projeções de slides, concursos, dentre outros. Concomitantemente, às atividades acima listadas, os acadêmicos buscaram identificar, através da observação, a existência de grupos, associações, na comunidade, bem como a participação dos seus moradores em sistema cooperativo nas atividades da escola. |
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RESULTADOS:
Durante as atividades do projeto, houve grande interesse da comunidade escolar, resultando no envolvimento e na participação de diretores, supervisores, professores, alunos e serviçais. Assim ficou evidenciado que “todos juntos” conseguem, com mais rapidez e competência, realizar suas atividades, do que isolados, além de demonstrar que dentro de uma metodologia participativa, todos encontram espaço para colocar suas idéias, posições, anseios necessidades e ação. Neste sentido, os alunos demonstraram maior interesse pêlos assuntos da escola, mais críticos, mais questionadores, mais participativos nas aulas, mais desinibidos, tudo isto, contribuindo para o fortalecimento do vinculo afetivo e social na comunidade escolar, resultando na melhoria do ambiente escolar. Desenvolveu-se, também, o verdadeiro sentido de cidadania, propiciando aos alunos, incentivo ao relacionamento com seu grupo e com o meio e a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam e que sejam socialmente positivas na construção de uma sociedade onde todos possam ter maiores possibilidades de efetiva participação |
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CONCLUSÕES:
Este projeto possibilitou, contribuir com as escolas levando até aos seus alunos e professores, os conhecimentos obtidos na sala de aula, ou seja, uniram a teoria à prática, contribuindo dessa forma, para o crescimento dos alunos, dentro de uma abrangência maior, que extrapola o ensino formal. Ao mesmo tempo, os alunos, professores e a comunidade, contribuíram para a formação acadêmica dos discentes em ensino, pesquisa e extensão. Enfim, o projeto oportunizou aos alunos e professores vivenciar a cooperação por meio de estudos, atividades que revelaram o conceito, a importância social e a dinâmica da cooperação, desenvolvendo, assim, um comportamento solidário, a partir do aprofundamento de idéias e concepções de cooperação e de cooperativismo, ou seja, a cooperação, como forma de organização para o enfrentamento de problemas comuns, e como estratégia de convivência, por meio de atividades em grupo, confrontada com as situações e estratégias de competição em nossa sociedade. Dessa forma, este projeto oportunizou interação de conhecimentos entre os universitários, os sujeitos das Escolas Municipais e das comunidades em que estão inseridas, resultando em crescimento para todos os envolvidos. |
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Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa | ||
Palavras-chave: educação; cooperativismo; participação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |