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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A ANIMAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO DE FISICA
Andre Neves Ribeiro 1 (aribeiro@fisica.ufs.br), Nilson dos Santos Ferreira 1, Marcelo de Souza Macedo 1, Tadeu Matos Guterres Martins 1 e Marcelo Ândrade Macêdo 1
(1. Depto. de Física, Universidade Federal de Sergipe - UFS.)
INTRODUÇÃO:
De um modo geral o sistema educacional absorve as inovações tecnológicas de maneira muito lenta. Vários são os aspectos envolvidos nesta questão, tais como o conservadorismo dos educadores, a falta de qualificação dos profissionais em lidar com as novas tecnologias e até mesmo o total desconhecimento desses recursos por parte dos professores.
O aprendizado de física exige um bom grau de abstração e capacidade de interpretação dos dados propostos pelas questões, além é claro de um bom domínio dos conceitos físicos do tema analisado. Para ajudar o aluno nessa tarefa o professor utiliza recursos como desenhos, tabelas, gráficos e experimentos os quais, muitas vezes são de difícil realização.
A proposta do trabalho apresentado aqui é a utilização de programas de animação gráfica para auxiliar os alunos na abstração e compreensão dos conceitos desenvolvidos em sala de aula. Programas como o Corel Draw, Blender 3D e 3D Studio transformam em imagens animadas tudo aquilo dito pelo professor e, dessa forma, complementam de maneira impressionante a assimilação dos alunos em relação ao conteúdo exposto.
Como o maior objetivo do ensino é o aprendizado, todos os instrumentos a seu favor devem ser testados e, apresentando bons resultados, utilizados.
METODOLOGIA:
O processo de produção das animações gráficas se inicia da disposição do professor em se qualificar e prepará-las, tendo em vista que este preparo exige tempo e paciência, já que uma pequena animação de trinta segundos pode levar dias para ser concluída de maneira satisfatória.
Partindo desse ponto o trabalho se desenvolve com a utilização da criatividade na forma de potencializar o uso das ferramentas fornecidas pelos programas, na transformação de conceitos em imagens com movimento.
Cada filme tem duração de trinta segundos a um minuto, inicia-se sua produção com a digitalização de uma imagem, baixada da internet ou originada de um scanner, no programa escolhido ou com a produção do desenho no próprio programa. Em seguida são utilizados os recursos de animação para colocar a imagem inicial em movimento. O ideal é utilizar uma pequena parte da ilustração para a realização da animação e enriquecer o fundo da tela com desenhos estáticos que estarão em todos os quadros dando mais realidade a cena, recurso muito utilizado em desenhos animados.
As animações devem ser utilizadas como introdução à aula, após a apresentação de um novo conceito, no fim para fixar o assunto exposto, ou ainda, na interpretação de questões mais tradicionais. Cabendo ao professor o critério de escolha em cada situação. Em todas estas hipóteses a animação não deverá ser a parte principal da aula e sim um instrumento secundário para auxiliar o professor.
RESULTADOS:
Produziram-se animações nos temas de eletrostática, eletrodinâmica, mecânica clássica e física moderna.
Cada programa apresenta uma dificuldade particular, o Corel Draw exige boa capacidade de processamento do computador caso contrário a animação não será processada, além de não produzir imagens em três dimensões. O 3D Studio apresenta um custo elevado em virtude do preço do programa e possui um grau de complexidade elevado. E o Blender 3D tem a vantagem de ser um arquivo leve e ser baixado gratuitamente pela internet, inclusive com material de instrução em português, porém o programa é em inglês e também exige esforço para adquirir domínio da sua utilização.
De forma geral os resultados foram muito satisfatórios pois todas as animações atingiram o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento de animações para realização de aulas de física é estimulante e satisfatório. Foge ao padrão das aulas tradicionais e estimula o aluno não só na área de física como também em animações gráficas, as quais podem ser desenvolvidas por eles mesmos em casa ou na própria escola.
Além disso, pode-se utilizar as animações para quaisquer outras disciplinas, o que implica num imenso campo de atuação para o desenvolvimento deste recurso educacional.
Palavras-chave:  ensino; animação gráfica; aprendizado.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005