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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica | ||
INDICADORES DE DESEMPENHO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASOS APLICADO EM EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO BRASIL. | ||
Maria Daniella de Oliveira Pereira Silva 1 (mariadaniella75@hotmail.com), Ismael Gomes Barreto 1, Maria Vanessa de Souza 1 e Wenner Gláucio Lopes Lucena 1 | ||
(1. Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP.) | ||
INTRODUÇÃO:
No fim do século XX, há uma valorização dos intangíveis, pois eles passam a ser o grande diferencial na competição do mercado globalizado. Isso fez com que as empresas deixassem de voltar-se apenas para informações financeiras, como os lucros e os resultados. Elas passaram a buscar as informações não financeiras para auxiliá-las na gestão empresarial, pois muitas vezes os indicadores financeiros não atingiam por completo os objetivos da empresa. Vários estudos foram feitos sobre as formas de aplicações dos indicadores na nova realidade empresarial, mostrando que a informação financeira não atende as necessidades dos gestores, pois limita o sistema de mensuração, prejudicando a tomada de decisão. Os indicadores financeiros tradicionais adotados mostram geralmente aspectos isolados, o que não é o suficiente para saber a real situação empresarial. E dessa necessidade surgem várias pesquisas na tentativa de desenvolver sistemas integrados para a medição de desempenho, os quais integrem informação financeira a informação não financeira. Os indicadores não financeiros estão voltados para elementos intangíveis, ou seja, elementos que não são mensurados e que possuem uma vital importância para a empresa, pois são essenciais para a competitividade contemporânea. Assim, procurou-se analisar alguns dos indicadores utilizados pelas principais empresas de telecomunicações, com o intuito de mostrar como estão avaliando e divulgando o seu desempenho aos investidores. |
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METODOLOGIA:
O trabalho evidencia os resultados de uma pesquisa realizada sobre indicadores de desempenho gerencial das principais empresas de telecomunicações do Brasil. Nas quais destacam-se: Brasil Telecom, Embratel, Teleming Celular, Telefônica e Tim Nordeste. Os dados para elaboração deste trabalho foram coletados através dos sites das empresas e de uma análise feita em revistas especializadas em análise de negócios, Revista Exame e Revista Exame Você S/A, da editora abril no ano de 2004. Os indicadores estudados possuem uma vital importância não só para as empresas de telecomunicações, mas para toda empresa, pois são essenciais para auxiliar a tomada de decisão e para compará-la com o resultado de outras empresas. Esses indicadores foram classificados em: indicadores financeiros tradicionais, indicadores não financeiros tradicionais e indicadores não tradicionais. Identificando, um total de vinte e sete indicadores. Portanto, após a coleta dos dados foram construídas tabelas com os respectivos valores dos indicadores, os quais foram representados em percentuais estatísticos. |
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RESULTADOS:
Após levantar os indicadores de desempenho gerencial, observa-se que nas principais empresas de telecomunicações existe a predominância dos indicadores financeiros tradicionais. E há uma grande evidencia dos indicadores levantados, a única exceção foi a empresa Telefônica, a qual tinha poucas informações. Um dos indicadores estudados foi o lucro antes do imposto, que é um indicador financeiro tradicional que reflete a situação empresarial, ou seja, trata-se do resultado obtido no período, desse indicador a Teleming Celular foi a que obteve o maior destaque. Os indicadores não financeiros tradicionais já foram inseridos no cotidiano gerencial há algum tempo, entretanto são mais evidenciados em algumas empresas apenas. Esses indicadores ajudam aos administradores a terem mais credibilidade no seu planejamento, e também fornecem um posicionamento mercadológico mais correto. Desse modo, a empresa consegue ter uma projeção mais próxima da realidade e consegue obter mais facilmente recursos de terceiros. Já os indicadores não tradicionais não estão inseridos por completo no mercado, isso pode ser observado por conta da falta de sua aplicação da avaliação do desempenho gerencial. Nas empresas estudadas, a Teleming Celular é a que destaca-se por dar maior evidência. |
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CONCLUSÕES:
Acredita-se que este estudo vem contribuir para difundir e evidenciar as informações que as empresas podem fornecer e principalmente, auxiliar na apresentação dos seus indicadores como forma de avaliar a situação da empresa. Mostrando assim, como essas empresas procuram demonstrar seus indicadores e buscam uma nova forma de basear-se em resultados, além dos já apresentados e conhecidos por todos que é o financeiro, com as clássicas demonstrações. Sendo assim, os indicadores não tradicionais têm a essência de focar os resultados na perspectiva da satisfação dos agentes internos e externos, para a produção da continuidade da empresa, sob uma ótica de resultados para a sociedade. Portanto a pesquisa visa contribuir não só para a avaliação do desempenho dos negócios através dos indicadores, mas para a busca de novas fontes de informações sobre indicadores. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Gestão empresarial.; Telecomunicações.; Indicadores de desempenho.. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |