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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
José Ribamar de Matos Neto 1 (riba00@bol.com.br), Liene Fontes dos Santos 1 e Odaléia Alves da Costa 1
(1. Departamento de Educação I, Universidade Federal do Maranhão - UFMA)
INTRODUÇÃO:
Historicamente, o livro didático tem se constituído como o principal material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem por professores e alunos, sendo este, conforme Bittencourt (2002), o mediador entre a proposta oficial do poder expressa nos programas curriculares e o conhecimento escolar do professor. Tendo em vista estas considerações, pretende-se analisar o livro didático da Coleção Pensar e Construir – História, de Maria da Conceição C. Oliveira e Silas Martins Junqueira da 4ª série do Ensino Fundamental, adotado por uma escola pública da rede municipal de ensino, situada em São Luís do Maranhão, a partir de um questionário aplicado aos alunos desta série.
METODOLOGIA:
Fez-se um estudo de caso na Unidade Integrada José Nascimento de Moraes situada em São Luís - MA, no bairro do Vinhais. A partir de uma amostra de 32 alunos da 4ª série buscou-se obter informações sobre o livro de História adotado pela referida escola e sua utilização a partir da opinião dos alunos. A partir de um questionário com perguntas fechadas os alunos responderam questões acerca da metodologia adotada pela professora, dos recursos que são utilizados em sala de aula, assim como dos elementos do livro que consideram mais interessantes e se os exercícios auxiliam na aprendizagem.
RESULTADOS:
No que se refere à metodologia adotada pela professora para a mediação dos conteúdos, 81% dos pesquisados consideram ótima; 12% julgam tanto ótima como boa e somente para 6% a metodologia é boa. Com relação aos recursos didáticos utilizados pela professora nas aulas de História, 59,34% dos sujeitos pesquisados afirmam que a docente utiliza o livro didático, jornais e revistas; segundo 28,13% dos alunos, a docente faz uso apenas do livro didático; 9,4 % afirmam que a professora de História da 4ª série do Ensino Fundamental da referida escola utiliza apenas jornais e revistas e para 3% dos pesquisados a professora utiliza o livro didático, jogos, jornais e revistas. Perguntou-se também sobre o que os alunos consideram mais interessante no livro adotado pela escola; no que se refere a este item, 46,8% afirmam que o conteúdo em si é interessante, enquanto que 18,7% consideram além do conteúdo, as gravuras como itens relevantes; 12,5% dos alunos consideram como mais atraentes no livro didático de História a capa e o conteúdo; a mesma percentagem anterior afirma que capa, conteúdo e gravura são mais chamativos; as gravuras fascinam a 6% dos alunos e a capa seduz 3% dos questionados. Questionou-se ainda se os exercícios do livro auxiliam o aluno a refletir sobre o conteúdo abordado pela professora; para 97% do universo da pesquisa sim e para apenas 3% não.
CONCLUSÕES:
Levando em consideração o referencial teórico adotado pela pesquisa e os dados coletados, conclui-se que o livro em questão possui uma metodologia de ensino-aprendizagem que auxilia o aluno na compreensão de diferentes formas de leitura e na análise de diversas formas de escrita, além de contribuir para que o aluno reflita sobre o seu cotidiano. Observa-se que o livro didático não é o único recurso utilizado em sala de aula, mas além dele, a professora de História da 4ª série da referida escola utiliza jornais, revistas e jogos, o que vem possibilitando a ampliação do universo cultural dos alunos. O livro em questão apresenta não apenas um conteúdo atraente, mas também fontes iconográficas e capa, sendo que estes elementos estão organizados de uma forma que prendem a atenção dos alunos. Os exercícios também auxiliam no desenvolvimento da capacidade de debate e reflexão dos problemas do cotidiano.
Palavras-chave:  livro didático; História; Ensino Fundamental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005