IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO - MOVA: UM ESTUDO DO PROJETO DE EJA
Gilmar Pereira Costa 1 (gilper.costa@bol.com.br) e Manoel Sampaio da Silva 1
(1. Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC / UECE)
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de fundamentar teórica e praticamente as questões subjacentes à Educação de Jovens e Adultos, a presente pesquisa se propõe a estudar a diversidade de programas ou projetos existentes no Brasil na atualidade. Nesse cenário de políticas educacionais diversas, o Movimento de Alfabetização - MOVA, ganha destaque não somente no campo da EJA, mas no seio da organização popular. O referido projeto é coordenado pedagogicamente pelo Instituto Paulo Freire e financiado pela Petrobrás, além de parcerias com entidades da sociedade civil organizada. Torna-se interessante, nesse sentido, atentar para o fato de que o MOVA surgiu no ano de 1989, quando Paulo Freire atuava como secretário municipal de educação de São Paulo, na administração de Luiza Erundina. Desde então, o movimento ganhou proporções cada vez maiores, o que contribuiu para a sua expansão nacional nos anos subseqüentes.
METODOLOGIA:
É mister enfatizar que esta pesquisa, definida como bibliográfica e de campo, orienta-se com base na pesquisa qualitativa e, portanto, busca evidenciar uma visão processual do fato (fenômeno) estudado. Abordar-se-á neste estudo uma visão panorâmica e crítica dos aspectos pertinentes a um conhecimento do projeto no que se refere à sua conceituação, relevância histórica, objetivos, metodologia, recursos, público-alvo, avaliação, concepção teórica, bem como a análise de dados coletados em observações in loco e entrevistas realizadas com uma monitora e uma coordenadora local do MOVA. Tais procedimentos foram realizados em uma sala do projeto situada em uma escola municipal da cidade de Tauá, localizada na Região dos Inhamuns do Estado do Ceará. Há que se levar em conta ainda o fato de que o MOVA no município de Tauá ganhou uma nova roupagem, denominando-se “MOVA Brasil na melhor idade”, o que implica em saber que o projeto no município foi voltado para o público idoso e, assim, adquiriu novas particularidades. Importa considerar que para a realização desta pesquisa foram analisados os documentos originais do Instituto Paulo freire, entidade responsável pela parte pedagógica do projeto, além do material fornecido aos monitores nas chamadas “formações”, o que abrangeu o leque de informações da pesquisa.
RESULTADOS:
Em linhas gerais, os resultados apontam para o fato comprovado de que o MOVA, através de parcerias e participação popular, investe na formação de monitores, coordenadores locais e de pólo (Estado), mas no oposto desse entendimento, assume o desafio de proporcionar continuidade de estudos aos jovens e adultos que alfabetiza. É preciso perceber que, seguindo os traços do projeto nacional do MOVA, comprovou-se que, no cerne do projeto em Tauá, verifica-se uma proposta avaliativa condizente com o que Freire em sua obra chamou de relação ação→reflexão→ação, traduzida por um processo diagnóstico, formativo e somativo que culmina em um portfólio onde são registrados os trabalhos dos alunos, os quais produzem pequenos textos sobre os impactos da aprendizagem da leitura, escrita e matemática em suas vidas.
CONCLUSÕES:
Através do confronto entre os pólos teórico e prático, a referida pesquisa suscita novas questões, como o estudo das tensões entre o global e o local na EJA, o caráter contínuo ou de rupturas da alfabetização no contexto atual, dentre outras, proporcionando uma análise dos erros, acertos, limites e possibilidades do MOVA, numa ação politizada e comprometida socialmente. Vale salientar que por meio da presente pesquisa tornou-se possível não só o conhecimento das particularidades de um projeto de EJA bastante difundido pelo país, embora pouco investigado, como também, sob a égide da continuidade do ato de pesquisar, o despertar de novos olhares para a temática, o que consiste em importante ferramenta de debates para educadores, educandos, pesquisadores e demais interessados pela Educação de Jovens e Adultos.
Palavras-chave:  Movimento; Política; Organização popular.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005