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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada | ||
A LINGÜÍSTICA DE CORPUS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MEDIADA PELO COMPUTADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO | ||
Ednei Nunes de Oliveira 1, 2 (edneioliveira@gmail.com) | ||
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; 2. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE DOURADOS) | ||
INTRODUÇÃO:
Este estudo, desenvolvido à luz de teorias e abordagens da Lingüística de Corpus e do Ensino de Língua mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), teve como objetivo analisar e descrever as práticas de ensino desenvolvidas por multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e por professores de escolas públicas, ambos de Dourados - MS. Especificamente, foi verificado como estavam sendo desenvolvidas as capacitações docentes e a execução de projetos educativos com alunos, tendo corpus computadorizado como suporte. A visão de pesquisador foi pautada na aprendizagem de língua como um processo de construção ativa, no qual os conceitos e o universo lingüístico são ampliados por meio da interação do aluno com seus pares, dos alunos com os dados de língua, dos alunos com o professor. Verifica-se que muitos projetos de utilização do corpus no ensino têm aparecido no cenário mundial, principalmente, no ensino de línguas estrangeiras. Entretanto, no Brasil, são poucas as experiências na aprendizagem de língua, no ensino fundamental e médio, desenvolvidas a partir dessa abordagem. Nesse sentido, é de grande importância a realização da análise e avaliação de como estão sendo utilizadas as TICs e o corpus, como suporte no ensino de língua na escola pública. |
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METODOLOGIA:
A população pesquisada é formada por multiplicadores do NTE, professores e alunos do ensino fundamental e médio, e coordenadores de Laboratório de Informática (LI), em escolas ligadas ao ProInfo, na cidade de Dourados - MS. Portanto, o espaço, onde a pesquisa foi realizada, diz respeito ao lugar de trabalho desses profissionais e estudantes. As salas de treinamento do NTE e os LIs, onde ocorreram as capacitações e a execução de projetos com alunos, contêm scanners, impressoras e computadores com acesso à Internet e diversos softwares e aplicativos. Especificamente, a atenção foi centrada na utilização de softwares para a criação, manipulação e análise de bancos de dados lingüísticos, entre eles, editores de textos e concordanciadores. Para a coleta de dados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos, bem como, observações dos cursos de capacitação, das práticas docentes utilizando o corpus computadorizado, e do suporte técnico-pedagógico prestado por multiplicadores e coordenadores de LI a esses professores. Por fim, foi feita a leitura vários documentos, tais como: registros de observações e considerações feitas pelos docentes, em relação à sua prática; relatórios das orientações e acompanhamentos pedagógicos dos multiplicadores; projetos de capacitações docentes executadas no NTE; planos de aula, projetos e relatórios de utilização de corpus computadorizado, elaborados pelos multiplicadores e por professores. |
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RESULTADOS:
Foi possível perceber que os multiplicadores têm dado ênfase à execução de projetos educativos colaborativos e cooperativos, todavia, sem ter claro quais concepções de gramática e de linguagem embasariam o ensino de língua. Notou-se que eles não têm competência para realizarem tais estudos, com isso, têm desenvolvido capacitações docentes privilegiando a aprendizagem do funcionamento de recursos tecnológicos, em detrimento de estudos teóricos. Observou-se, também, que alguns LIs não vinham sendo administrados e utilizados como suporte ao processo de ensino, bem como, a falta de Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas vinculando as atividades desenvolvidas nos LIs às demais atividades pedagógicas da escola. Em relação aos projetos educativos executados pelos professores capacitados, foi possível notar que eles não apresentaram diferença significativa dos tradicionais modelos de ensino de língua. Os professores e alunos ficaram presos às regras gramaticais e aos conceitos de certo e errado, com isso, não procuraram conhecer aspectos elementares relativos à variação lingüística. Nesse sentido, as análises feitas pelos alunos não apresentaram bons resultados e nenhum avanço e informação nova em relação à análise lingüística. Os professores preocuparam-se mais com o contato que o aluno teria com o processo de pesquisa (conhecimento do software, prática de criação e exploração de corpus) do que com o tipo de análise que ele estaria fazendo dos dados levantados. |
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CONCLUSÕES:
Diante dos dados da pesquisa, verificou-se a necessidade de que as escolas reorganizem seus PPPs, no sentido de fazer a articulação do trabalho do LI como parte do processo didático-pedagógico da escola. Dessa forma, o Laboratório poderá transformar-se em lugar de produção e refinamento do conhecimento. Os multiplicadores e professores precisam realizar leituras e estudos contínuos sobre pesquisas na área da lingüística, para que possam familiarizar-se na identificação de padrões de colocação, coligações, conotação e discurso, entre outras. Para tanto, os multiplicadores devem buscar o entendimento sobre as diferentes concepções que envolvem o ensino de língua para, dessa forma, desenvolver melhores cursos de capacitação docente na área. Entretanto, essas capacitações não podem ser realizadas de forma pontual (limitada a um curto período de tempo). Elas devem transformar-se em processo de formação continuada, para que o professor possa posicionar-se criticamente frente às concepções de linguagem e gramática, antes de definir-se por uma delas para embasar seu trabalho. Esses estudos teóricos devem ser desenvolvidos, concomitantemente, com os treinamentos em informática. Dessa forma, a possível resistência do professor, em participar de tais estudos teóricos, seria gradativamente diminuída. |
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Instituição de fomento: Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford | ||
Palavras-chave: Lingüística de Corpus; Ensino de Língua; Informática na Educação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |