IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS: ANÁLISE DA SITUAÇÃO ALIMENTAR DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO ESTADO DA PARAÍBA
Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna 1 (vianna@ccs.ufpb.br), Daniel de Araújo Batista 1 e Poliana de Araújo Palmeira 1
(1. Depto. de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
INTRODUÇÃO:
A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus, doenças crônicas não transmissíveis, são problemas de saúde pública que afetam milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o Diabetes Mellitus atinge aproximadamente 3,3 milhões de pessoas, sendo suas complicações responsáveis por 20% das internações hospitalares como causa principal. Já a hipertensão é responsável pelo acometimento de aproximadamente 16 milhões de pessoas. O aumento da prevalência dessas enfermidades são atribuídas às rápidas transformações demográficas e sócio-econômicas observadas nas últimas décadas e são características da mudança do padrão epidemiológico da população. Estas enfermidades estão relacionadas com muitos fatores, dentre eles a alimentação desempenha um papel muito importante.
METODOLOGIA:
Por este motivo desenvolveu-se um protocolo de pesquisa para avaliar o padrão de alimentação de adultos residentes em 16 municípios do interior do estado da Paraíba. Realizou-se um estudo transversal em amostra probabilística da população destes municípios. Verificou-se as características da alimentação, especialmente sobre os principais fatores de risco reconhecidos como o consumo de sal, gorduras saturadas, frutas, verduras e alimentos fontes de fibra. Aplicou-se o Questionário Quantitativo de Freqüência Alimentar (QQFA), contendo alimentos mais consumidos na região e de importância para a pesquisa (classificado-os em pequeno, médio e grande de acordo com a distribuição percentual dos pesos correspondentes às medidas caseiras) e o questionário ASSIT (Teste para triagem do envolvimento com fumo, álcool e outras drogas).
RESULTADOS:
Classificou-se a dieta dos entrevistados em inadequada/adequada, em termos qualitativos e quantitativos. Outros fatores importantes como o consumo de álcool e fumo, peso corporal também foram investigados. Foram realizadas análises descritivas dos dados coletados e análises de associação entre a variável dependente, presença de hipertensão arterial e/ou diabetes, e as demais variáveis do estudo. Os resultados deste trabalho são de extrema importância para o planejamento de ações preventivas de saúde pública considerando a relevância de se elaborar recomendações de hábitos alimentares saudáveis, baseados na real característica de consumo alimentar da população.
CONCLUSÕES:
Assim, espera-se que este trabalho sirva de ferramenta para o aprimoramento de novas metodologias que impliquem na melhoria da qualidade de vida da população diabética e/ou hipertensa do estado da Paraíba.
Instituição de fomento: CNPQ - Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio / CT Agronegócio
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial; Análise Nutricional Populacional; (In)Segurança Alimentar.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005