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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
O PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA DA FGV DIREITO RIO: INVESTINDO NO ESPAÇO EXTRA-CLASSE PARA EXCELÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM | ||
Maria Luiza Sussekind Verissimo 1, 2 (mlsussekind@fgv.br), José Ricardo Cunha 1, 3, Paula Spieler 1, 5, Thais Ribeiro Lopes 1, 4, Joanna Vieira Noronha 1, 3 e Wania Torres 1 | ||
(1. Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas - FGV DIREITO RIO; 2. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED UERJ; 3. Departamento de Ensino de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 4. Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 5. Programa de Mestrado em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir) | ||
INTRODUÇÃO:
Este é um projeto em desenvolvimento na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, a FGV DIREITO RIO. Implantamos dois espaços de desenvolvimento conteudinal, atitudinal e cognitivo, formais e cotidianos, fora de sala de aula, que têm como objetivo potencializar os resultados do ensino-aprendizagem de sala de aula minimizando a evasão e o fracasso escolar. São eles: a tutoria e os grupos de estudo dirigido. Apresentamos um relato composto de dados quantitativos e qualitativos sobre o funcionamento do programa e aproveitamento acadêmico dos alunos. Procuramos identificar, comparar e analisar o uso de saberes construídos no contato entre os alunos e tutores. Pretendemos focalizar as estratégias de metacognição presentes nos processos de interação que se configuram nos grupos de estudo dirigido e nas tutorias. As estratégias metacognitivas são habilidades mentais que se desenvolvem à medida que os indivíduos amadurecem e assimilam as informações. Estando em contato com outros indivíduos e com novas informações o adulto executa processos de raciocínio que estão, aqui, em relevo por serem estratégias que estimulam formas de aprender com sucesso. Os diversos usos da metacognição potencializam o aprendizado dos indivíduos a partir da auto-avaliação e da solução de problemas. O projeto, composto por atendimento acadêmico e por reuniões diárias de grupos de estudo dirigido, poderá constituir, no ensino superior, uma alternativa para a busca da excelência acadêmica. |
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METODOLOGIA:
Os sujeitos da pesquisa são os estudantes do primeiro período de Direito do curso de graduação da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, no ano de 2005. A pesquisa parte dos depoimentos dos estudantes em busca do entendimento sobre as formas de melhor aproveitamento acadêmico desenvolvidas em espaços formais de encontros regulares entre alunos e tutores fora de sala de aula, na educação em nível superior. Utilizamos fichas de avaliação, preenchidas por alunos e tutores, relatos dos tutores e entrevistas com estudantes que permitem avaliar quantitativamente e qualitativamente o uso das estratégias metacognitivas e os resultados que estão sendo alcançados pelos alunos, dentro e fora de sala de aula, a partir da implantação das tutorias – orientação conteudinal – e dos grupos de estudo dirigido – desenvolvimento cognitivo e atitudinal em grupos formados por cinco estudantes e um tutor. A utilização das estratégias metacognitivas por parte dos alunos, nas situações de estudo dirigido e orientação extra-classe constituem o foco para o estudo qualitativo e quantitativo. Este é um relato sobre o cotidiano dos estudantes de ensino superior que focaliza a aplicação, a repetição, a identificação, a análise psico-cognitiva e o estímulo ao uso acadêmico de estratégias que contribuem para a potencialização do ensino-aprendizagem. |
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RESULTADOS:
Este projeto tem como objetivo pesquisar, comparar e apresentar os resultados, quantificados e analisados, do coeficiente de rendimento acadêmico dos alunos, individualmente, e da turma, com um todo. Os dados qualitativos produzidos junto aos sujeitos da pesquisa foram triangulados para verificação e condução das análises a partir das categorias que ilustram a utilização da metacognição, reforçando o valor que se atribui às estratégias metacognitivas, principalmente a avaliação de situação, a solução de problemas, a afetividade e o auto-monitoramento, e seu papel no cotidiano social e acadêmico. Ao compararmos estes resultados com as taxas usuais de evasão e fracassso escolar, verificadas em outros cursos de ensino superior na área de Direito, podemos identificar a utilidade e pertinência da implementação do programa de tutoria e de grupos de estudo dirigido que está sendo conduzida pela coordenação de graduação e pela coordenação pedagógica na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, a FGV DIREITO RIO. Os dados da pesquisa permitem produzir gráficos e tabelas que demonstram a importância de investir na implementação de uma rede de desenvolvimento cognitivo, conteudinal e psico-pedagógico fora de sala de aula para atingir maior excelência acadêmica e potencializar o ensino-aprendizagem dentro de sala de aula, entre os alunos dos cursos de graduação em Direito. |
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CONCLUSÕES:
Justificamos a importância deste estudo por discutir as formas de potencialização do ensino-aprendizagem junto aos estudantes do ensino superior. As inferências desta pesquisa podem auxiliar os profissionais de educação a reestruturar suas práticas pedagógicas. O desenvolvimento de habilidades metacognitivas é uma alternativa para a ampliação dos métodos de ensino-aprendizagem e avaliação mais eficazes e favoráveis às necessidades do graduando. Registramos a importância de uma visão construtivista do conhecimento acadêmico. Assim, valorizando a metacognição, este trabalho sugere a utilização de sistemas contínuos de avaliação baseados no desenvolvimento proximal, a partir de dados quantitativos e qualitativos. O projeto de pesquisa que deu origem a este trabalho esteve alicerçado em abordagens teórico-metodológicas das relações interpessoais que vêem toda a ação social como negociação, ou interação, e o indivíduo como detentor de identidades múltiplas. Este indivíduo aciona uma ou outras identidades em determinada relação e situação social. Isto ocorre de acordo com a adesão a um conjunto de deveres que o vincula ao grupo e à construção de hierarquias de credibilidade que são reelaboradas na negociação com o grupo. Portanto, os espaços de desenvolvimento acadêmico de fora de sala de aula podem apresentar melhorias no desempenho acadêmico dos alunos por minimizarem a hierarquia presente nas relações de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula. |
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Instituição de fomento: Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas - FGV DIREITO RIO | ||
Palavras-chave: excelência acadêmica; inovação no ensino de Direito; estudo dirigido em grupos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |