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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
FÍSICA NO CONCRETO: DA TEORIA À PRÁTICA, UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA | ||
Francisco de Assis Fernandes Nobre 1 (chicnobre@ig.com.br) e Ciclamio Leite Barreto 2 | ||
(1. Progrma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, CCET/UFRN; 2. Departamento de Física Teórica e Experimental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
O nosso trabalho consiste em desenvolver uma metodologia inovadora, inerente ao ensino-aprendizagem de física, fundamentada em bases construtivistas, onde o conhecimento se constrói por interação entre sujeito e objeto de estudo. O presente trabalho é um embrião de uma dissertação de mestrado profissional que estamos desenvolvendo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, o nosso objetivo foi estruturar um curso de física tecnológica de maneira a tornar o canteiro de obras da construção civil o ambiente natural de aprendizagem, oportunizando ao aprendiz a associação entre a teoria e a prática, permitindo ao sujeito processar informações geradas entre suas construções cognitivas e suas contextualizações. |
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METODOLOGIA:
Desta forma foi priorizada uma seqüência de ações: em primeiro lugar, foi desenvolvido em sala de aula o conteúdo programático, compartilhado com a sua contextualização em experimentos laboratoriais presenciais. Posteriormente, foram levantados dados que associam a física à construção civil; para isto, foram realizadas visitas técnicas aos canteiros de obras oportunizando ao aprendiz a associação da teoria à prática em ambiente propício à abordagem construtivista. |
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RESULTADOS:
Como resultado, proporemos uma reformulação radical, fundamentada e testada no programa da disciplina de física do Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações, do Cefet- PB. |
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CONCLUSÕES:
Trata- se de um processo dinâmico, que reúne e enfatiza ensino, aprendizagem, tecnologia, informação, criatividade, competências e habilidades, em um processo construtivista e, finalmente, envolvimento institucional. |
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Palavras-chave: construtivismo, física tecnológica; ensino-aprendizagem de física; mestrado profissional. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |