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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem | ||
MENINO X MENINA: HÁ DIFERENÇAS NA EXPRESSÃO DA AGRESSIVIDADE? | ||
Patricia Nunes da Fonseca 1 (patynfonseca@uol.com.br), Suele Conde Soares 1, Isabela Petrovska Alves da Silva 1 e Heddylamarr Rosas de Melo Ficha 1 | ||
(1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB) | ||
INTRODUÇÃO:
Na atualidade, a agressão tem sido estudada por diversas áreas das ciências humanas visto ser uma temática que está a cada dia presente na vida dos indivíduos, e mais, crescendo de modo considerável na idade infantil. Alguns estudos sugerem que a expressão da agressividade pode variar em função do gênero da criança, onde os meninos são percebidos como mais agressivos que as meninas. Todavia, a literatura ressalta que tanto meninos quanto meninas são agressivas, mas o que os diferencia é a expressividade desta agressividade. Os meninos tendem a expressar seus comportamentos agressivos através de formas confrontativas (chutando, batendo), enquanto as meninas parecem expressar sua agressividade de forma mais não-confrontativas (fazendo intrigas). A verdade é que inúmeros fatores podem contribuir para este quadro, sobretudo o contexto sócio-histórico-cultural, que, de forma particular, desenvolve conceitos na população acerca dos comportamentos esperados dos meninos e das meninas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo comparar o comportamento agressivo dos meninos e das meninas expressos no ambiente escolar, considerando a percepção dos professores. |
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METODOLOGIA:
Solicitou-se a 44 professoras da 4ª série de ensino fundamental que respondessem a um questionário contendo duas partes: a escala de percepção dos comportamentos agressivos das crianças na escola e informações sócio-demográficas dos alunos e da professora. Para isso, cada professor selecionou aleatoriamente dez alunos de sua sala de aula para tomar como referencia no momento em que fosse responder a escala. Ao final, considerou-se a percepção dos professores de 437 alunos com idade variando entre 8 a 16 anos (M = 10,75; DP = 1,45). Desses, 59% estudavam em escolas públicas e 41% em escolas privadas, 52% eram do sexo masculino e 48% eram do sexo feminino. Realizou-se um teste t para comparar a média dos grupos no programa estatístico SPSS WIN 10.0. |
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RESULTADOS:
Os resultados mostraram que, segundo a percepção dos professores, os meninos apresentaram uma média maior que as meninas no que se refere ao comportamento agressivo expresso no ambiente escolar (M=54; t= 5,01; p < 0,001). Verificou-se ainda, diferente do que a literatura aponta, que, a manifestação da agressividade pelos meninos ocorria tanto de forma confrontativa como não-confrontativa. |
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CONCLUSÕES:
Este resultado vem instigar uma reflexão acerca dos aspectos que podem estar possibilitando a manifestação do comportamento agressivo pelo aluno na escola. Reitera-se, ainda, a necessidade de mais estudos acerca desta temática. |
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Palavras-chave: agressividade; alunos; gênero. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |