|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração | ||
A MANUTENÇÃO DO PROGRAMA 5S NO HOSPITAL CLIPSI DE CAMPINA GRANDE - PB | ||
Virginia do S. Motta Aguiar 1 (virginia-aguiar@uol.com.br) e Ana Paula Mendonça Barros 2 | ||
(1. Depto.de Administração, Fac. de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA; 2. Depto.de Engenharia de Produção, Univ. Federal da Paraíba – UFPB) | ||
INTRODUÇÃO:
Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo.O presente trabalho aborda o programa 5S do Hospital CLIPSI, colocando o foco primordial no processo de manutenção do mesmo. Tendo analisado o programa 5S nessa unidade hospitalar,desde a sua implantação até os dias atuais, constatou-se uma paralisação das suas ações. Este trabalho apresenta a retomada do programa tendo como objetivos acompanhar e propor novas ações para que o mesmo seja mantido, medir o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao programa, identificar os pontos de melhoria de qualidade e produtividade dos colaboradores com a adoção dos cinco sensos, acompanhar o nível de satisfação pessoal e profissional dos colaboradores quanto ao programa. |
||
METODOLOGIA:
Foram realizadas, duas avaliações do 5S, através de questionários onde constaram itens de controle do estado de cada senso. O processo de avaliação do Programa 5S foi feito em toda a Unidade Hospitalar, composta de 72 setores. A técnica de análise utilizada na avaliação do Programa 5S foi a escala itemizada. A pesquisa, tanto a do processo de avaliação dos setores como a de opinião, realizada com os colaboradores, foi descritiva, metodológica, explicativa e aplicada. A pesquisa de opinião foi realizada junto aos colaboradores para avaliar o nível de importância do programa 5S bem como a contribuição dele para a melhoria organizacional da CLIPSI.O universo considerado foi composto por 300 colaboradores, sendo realizada uma amostragem atingindo 19%, ou seja, 57 colaboradores. A análise estatística nessa etapa foi descritiva, com uso da freqüência absoluta e relativa. |
||
RESULTADOS:
Na avaliação do 5S observou-se que os melhores resultados foram colhidos na UTI infantil, UTI neo-natal e sala CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar,consultórios médicos, biblioteca e salas de treinamento. Na pesquisa de opinião observou-se um alto índice de aprovação em relação ao programa, por parte dos entrevistados; ressalta-se que em duas questões (organização do hospital e limpeza) atingiu-se o nível máximo de aprovação (100%). |
||
CONCLUSÕES:
Apesar do programa 5S ter sofrido um período de descontinuidade de suas ações, constatou-se que os funcionários, na sua maioria, possuíam um conhecimento sobre a teoria e prática do programa o que contribuiu para a retomada do mesmo.O sucesso do programa 5S está exatamente no processo de avaliações sistemáticas e ações que estimulem a participação efetiva de todos – colaboradores, média gerência e direção. |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Hospital CLIPSI; Programa 5S; Avaliação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |