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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Aparecida Meire Calegari-Falco 1 (ameirecalegari@uol.com.br), Neusa Pereira de Mendonça 1 e Lis Amanda Darróz 1
(1. DTP/CCH - UEM)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem por objeto de estudo a intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento da criança hospitalizada, mostrando o histórico da inserção da figura do pedagogo em ambientes clínicos, bem como a importância da atuação desse profissional nesse espaço, caracterizando sua contribuição no desenvolvimento da criança hospitalizada. Resgatou-se a história da instituição hospitalar procurando compreender como esse ambiente vem se modificando ao longo dos tempos, buscando justificar a necessidade da inserção do pedagogo no hospital. Atualmente os hospitais estão recebendo um número expressivo de pedagogos que atuam junto às equipes multidisciplinares, o que parece estar apontando para um novo campo de atuação profissional nesse mercado de trabalho. O trabalho desempenhado pelo pedagogo nos hospitais é denominado Pedagogia Hospitalar, está voltada a investigar as relações entre a doença e o desenvolvimento infantil bem como entre a educação e a saúde.
Neste sentido, a intervenção pedagógica pode proporcionar a criança não só momentos de aprendizagem como também a minimização dos efeitos da hospitalização, possibilita também ao pedagogo o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal e a construção de uma prática pedagógica diferenciada mais voltada a questão lúdica em função das próprias limitações que a doença impõe.
Dessa forma, a intervenção pedagógica com atividades envolventes que unem conhecimento e bem-estar podem auxiliar na recuperação da saúde física e mental da criança hospitalizada.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma proposta de pesquisa de caráter bibliográfico, onde se utilizou o método histórico como instrumento de análise e compreensão da realidade educacional, desvelando novos campos de atuação que atendam a direitos garantidos por políticas públicas de direitos dos cidadãos, especialmente no atendimento pedagógico a crianças em ambiente hospitalar.
O presente trabalho tem por finalidade investigar a importância da intervenção da ação pedagógica em ambiente hospitalar, uma vez que a ação do pedagogo não pode restringir-se à escola. Partindo dos aspectos legais que amparam o trabalho pedagógico em ambientes clínicos, bem como a lacuna nos cursos de formação de professores quanto a eminência do surgimento desse novo mercado de trabalho para o educador, aliado ao cumprimento de políticas públicas específicas de bem estar e qualidade de vida do cidadão em situação de adoecimento.
Para tanto, foi realizada a seguinte metodologia de trabalho:
- Pesquisa bibliográfica sobre a importância da intervenção pedagógica no desenvolvimento da criança hospitalizada.
-Identificação das contribuições dessa intervenção pedagógica tanto para a criança como para o pedagogo, enquanto profissional da educação.
- Criação de novas fontes de pesquisa na área educacional.
RESULTADOS:
A presente pesquisa permitiu levantar historicamente as mudanças ocorridas ao longo dos séculos nos hospitais bem como nos profissionais que ali atuam.
Durante a antiguidade os indivíduos freqüentavam os mais diversos templos entre eles, o do Deus da Medicina denominado de Asclépio, pois os mesmos acreditavam que esses eram sagrados e por meio deles invocavam a cura de suas enfermidades assim como suplicavam proteção para suas vidas. Posteriormente a esse momento iniciou-se a Idade Média conceituada por muitos historiadores de “Período das Trevas”, devido a aquisição do domínio espiritual e temporal pela Igreja Católica, era comum os enfermos serem mantidos dentro dos mosteiros, onde eram acolhidos pelos monges (Ordem Religiosa responsável por deter os conhecimentos científicos da área médica), no entanto, por volta dos séculos XII e XIII esses hospitais cristãos começaram a entrar em decadência. Foram sendo transformados em instituições públicas, que se mantiveram durante a Idade Moderna, com características de entidade promotora de assistência social até o início da contemporaneidade, onde prioriza-se não apenas o acolhimento do doente, mas sim a sua cura e por último um atendimento voltado também para os aspectos afetivo e cognitivo. Atualmente o atendimento aos doentes que adentra num hospital se dá de maneira a enfocar a prevenção das doenças e o seu acompanhamento até mesmo em se tratando de cuidados domiciliares o que tem resultado numa melhora sensível dos níveis de recuperação de um paciente.
CONCLUSÕES:
A atuação pedagógica em ambiente hospitalar aproveita qualquer experiência por dolorosa que possa ser, para enriquecer e mudar sofrimento em aprendizagem. Esta atuação se dá sob três enfoques:
a) Enfoque Formativo: Ajuda o aperfeiçoamento integral da pessoa, ainda que em situação específica, possibilitando a ocupação deste tempo de hospitalização com tarefas úteis e formativas, que além do relaxamento psíquico colaborem em muitos casos no processo de desenvolvimento humano;
b) Enfoque Instrutivo ou Educativo: Destaca a necessidade de não interromper ou prejudicar, na medida do possível, o processo educativo, desenvolvido em ambiente escolar, e a aplicação de atividades de ensino/aprendizagem, que facilitem a reintegração posterior no ambiente escolar;
c) Enfoque Psicopedagógico: Ação que visa proporcionar uma eficaz adaptação às condições em que a criança se encontra bem diminuir os possíveis conflitos psíquicos que possam aparecer. O objetivo da intervenção psicopedagógica é a aquisição de certas aprendizagens diretas ou indiretamente relacionadas com a manutenção e cuidado da saúde psíquica e de sua prevenção.
A atuação pedagógica é, antes de mais nada, ajudar a criança ou adulto enfermo hospitalizado para que o mesmo vivendo um período difícil, consiga continuar se desenvolvendo em todos os aspectos, com maior normalidade possível. Aprender com essas sensações e emoções redimensiona o ensino e as ênfases cognitivas com que se opera o processo ensino-aprendizagem.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  PEDAGOGIA-HOSPITALAR; DOENÇA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL; EDUCAÇÃO E SAÚDE.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005