IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ASSOCIATIVISMO E A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA
Lílian Zieger 1 ( lilian.zieger@terra.com.br), Lucélia da Conceição Muller 1, Roselísia Pinto da Silva 1, Fabiane Borges Pavani 1 e Marilda Portal Viana 1
(1. ASSOCIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS - ASSERS)
INTRODUÇÃO:
A finalidade das Associações é constituída pelo interesses de seus associados. A ação coletiva é determinada pelas necessidades, anseios, angústias e expectativas dos indivíduos. Associar-se com fins comuns trata-se da consolidação da cidadania num cânone democrático e participativo (Linhares, Clarice: 2001). A presente pesquisa objetivou investigar o nível de conhecimento e participação dos associados em Associações de docentes na América Latina, quais suas expectativas quanto a estas Instituições.
METODOLOGIA:
Utilizou-se como instrumento de pesquisa questionário objetivo, com aplicação com os docentes para coleta de dados e reflexão acerca do tema. A análise dos dados foi qualiquantitativa.
RESULTADOS:
Como resultado dessa amostra do projeto, consta-se que os docentes associados em Entidades representativas são minoria em relação ao número de profissionais, entre os associados, possuem conhecimento parcial dos projetos desenvolvidos na Entidade. No que tange a suas expectativas e participação, ressaltam a importâncias de cursos, seminários, trabalhos científicos e pesquisa, publicação de artigos, jornais e periódicos.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que o associativismo na América Latina, como força democrática, ainda está em processo de construção. Existe, portanto, a necessidade de maior divulgação da importância desta organização para sedimentação da democracia nos paises latinos-americanos.
Palavras-chave:  Associativismo; Docentes; Participação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005