|
||
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística | ||
Gêneros Visuais Multimodais em Livros Didáticos | ||
Larissa Rossiter Gonzaga 1 (larissa_gonzaga@yahoo.com.br) | ||
(1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
As interações entre os seres humanos se inovam cada vez mais, através, sobretudo, da grande influência que a tecnologia nos proporciona, permitindo a rápida propagação de informações e, conseqüentemente, novas formas de apresentação da escrita, exigindo, de nós, múltiplas formas e fontes de linguagem a cada dia. Segundo Dionisio (2004; 2005), imagem e palavra mantêm, com o passar do tempo, uma relação mais próxima e cada vez mais integrada. Percebe-se uma união maior entre o visual e o escrito. A cada dia nossa sociedade tem-se tornado mais visual, sem, contudo, elevar a imagem em detrimento da palavra, pois o aprimoramento virá da harmonia entre as modalidades de construção do conhecimento. De acordo com Dionisio (2004; 2005), a multimodalidade é entendida como a utilização de pelo menos duas formas de representação do conhecimento. No caso dos gêneros visuais multimodais, a informação se dá através de recursos verbais (orais ou escritos) e de recursos pictoriais (estáticos ou dinâmicos). O design gráfico também possui um papel de fundamental importância em relação aos gêneros visuais multimodais, auxiliando e contribuindo na apresentação da imagem para o leitor. |
||
METODOLOGIA:
Este trabalho tem por finalidade analisar os gêneros desenho anatômico, capa e mapa, encontrados em livros didáticos de Ciências, Português e História respectivamente, todos destinados ao 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Esta pesquisa desenvolve-se no Sub-Projeto Multimodalidade discursiva em livros didáticos do ensino fundamental, financiado pelo PIBIC/CNPq – UFPE, o qual se vincula ao Projeto Multimodalidade Discursiva: orquestrando palavras e imagens, sob a orientação da professora Angela Paiva Dionisio. Nosso objetivo será analisar os aspectos visuais multimodais na apresentação dos gêneros selecionados. Visando perceber quais funções tais gêneros desempenham no livro didático, como se processa o aprendizado do aluno em relação à imagem, em quais circunstâncias a imagem multimodal dificulta ou auxilia a aprendizagem, procuraremos obter uma visão melhor dos elementos constitutivos da escrita contemporânea, elaborando, se necessário, novos aspectos de análises dos materiais didáticos contribuindo, assim na aprendizagem. O corpus é constituído por 166 desenhos anatômicos, extraídos da coleção Ciências e Educação Ambiental de Daniel Cruz; 29 capas, retirados da coleção Português uma proposta para o letramento de Magda Soares e 83 mapas, obtidos na coleção História e Vida Integrada de Nelson e Claudino Piletti. |
||
RESULTADOS:
Com base nos resultados obtidos, registram-se duas formas de constituição do gênero desenho anatômico classificados em (i) desenho + palavra e (ii) desenho + fotografia + palavra. A forma desenho + palavra foi encontrada em 161 casos e na forma desenho + fotografia + palavra 6 casos foram assinalados. Quanto à apresentação das imagens, constatamos três variações que se dividem em (i) desenho do contorno do corpo (humano ou animal) com destaque para órgãos específicos; (ii) desenho do corpo detalhado (humano ou animal) com destaque para órgãos específicos; (iii) desenho de órgão específico com destaque para elementos que constituem ou se apresentam nestes órgãos. Do ponto de vista funcional, nota-se que, o gênero desenho anatômico agrupa-se em (i) definidores de termos e (ii) demonstradores de processos. Relativo ao gênero capas, marcam-se duas classificações as quais se dividem em (i) capas de livro com 19 ocorrências e (ii) capas de revista com 10 ocorrências. Concernente ao gênero mapas, obteve-se quatro distribuições: (i) mapas com escala, 16 casos; (ii) mapas com escala e legenda, 49 casos; (iii) mapas com cortes, 9 casos e (iv) mapas com quadros ou pontos explicativos, 10 casos. |
||
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados apresentados com base nos gêneros visuais multimodais analisados, percebe-se a importância das imagens multimodais nos livros didáticos, vistas neste resumo, sobretudo, através dos gêneros |
||
Instituição de fomento: Universidade Federal de Pernambuco | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Gêneros; Visuais; Multimodais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |