IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EPISTEMOLOGIA DA PRAXIS: O PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Ludmila de Almeida Freire 1 (ludmilafreire@yahoo.com.br), Isabel Magda Said Pierre Carneiro 1 e Angela Terezinha de Souza 1
(1. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará - UFC.)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo descrever e compreender a atual configuração do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja importância decorre de intensas discussões geradas pelo processo de reformulação curricular do referido curso, tendo em vista as mudanças impostas pela LDB n.º 9394/96. Apropriando-se da proposta em vigor, busca subsidiar a compreensão do processo de construção de uma nova proposta curricular que se anuncia na instituição, igualmente objeto de outros estudos. A investigação visa contribuir para o necessário conhecimento e interpretação da relação existente entre o que é recomendado pela legislação, o efetivamente concretizado e a epistemologia subjacente às práticas pedagógicas e concepções curriculares presentes nas instituições investigadas. O estudo faz parte do projeto integrado de pesquisa: “Pedagogia por Competências e Epistemologia da Práxis – implicações para a teoria e práxis nas instituições formadoras de professores para a educação básica”. O mesmo, em desenvolvimento junto a diversos cursos de licenciaturas de universidades públicas, busca apreender como as instituições formadoras, através de suas concepções, práticas e projetos pedagógicos, preparam atualmente os futuros professores da educação básica, considerando as relações entre a pedagogia por competência e a epistemologia da prática.
METODOLOGIA:
Abordar os processos de formação do pedagogo na sociedade contemporânea requer identificar um sólido referencial teórico-metodológico que dê condições de análise das concepções subjacentes à formulação dos projetos político-pedagógicos que definem os percursos de formação do profissional de pedagogia. Tratando-se de um campo científico que ainda enfrenta dificuldades de delimitação conceitual tanto entre os profissionais da área, como do Conselho Nacional de Educação que ainda não promulgou suas diretrizes curriculares de formação, optou-se por privilegiar algumas categorias de análise sustentadas na literatura científica em circulação. Tendo como fonte principal de análise o documento “Projeto Político Pedagógico” (PPP) do Curso de Pedagogia da referida instituição, em sua última formulação realizada em julho de 2000, a investigação procurou contextualizar o referido documento de modo a descrever, analisar e compreender sua atual configuração, levando em consideração os elementos históricos, sociais e políticos que deram corpo a atual proposta. As categorias analíticas que fundamentaram e orientaram o desenvolvimento do estudo dizem respeito as principais concepções elencadas a seguir: projeto político-pedagógico, formação docente, trabalho docente, práxis reflexiva, saberes docentes, epistemologia da prática, cognição situada, competência docente e dialogicidade.
RESULTADOS:
O projeto pedagógico do Curso de Pedagogia traça o perfil desejado do pedagogo caracterizando a docência como princípio fundante de sua formação. Estruturado em oito semestres, o curso proporciona a Licenciatura Plena em Magistério para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do nível médio, além de oferecer formação complementar nas áreas de Administração, Educação Infantil, Educação Especial e de Adultos. Através de uma sólida fundamentação teórico-metodológica expressa na proposta curricular, pretende-se permitir ao educando trabalhar as diversas situações de ensino numa perspectiva de trabalho coletivo e interdisciplinar. As competências e habilidades essenciais à formação do pedagogo referidas no documento constituem um eixo central voltado para o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, sem descuidar da dimensão da prática enquanto elemento constituinte do processo de formação, o referido projeto, objeto de análise para uma reformulação, apenas deixa espaços para uma integração mais intensiva dessa dimensão. Neste sentido, a pesquisa e a regência são apresentadas como componentes curriculares e pressupostos da formação do professor. A primeira é compreendida como uma “prática mobilizadora de reflexão sobre o trabalho docente”, organicamente vinculada à segunda definida “como vivência que oportuniza o desenvolvimento das habilidades do docente investigador”.
CONCLUSÕES:
As questões que emergem do diagnóstico da atual Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia da UECE sugerem algumas considerações para o processo de reformulação em andamento na Instituição. Merece destaque a dimensão da ação docente como base da formação do pedagogo a qual, ao nosso ver e de acordo com as compreensões das entidades científicas e profissionais da área, devem se integrar às dimensões de ação na gestão dos processos educativos e de ação na produção e difusão do saber desse campo profissional. Tais fatores, identificados no projeto em estudo, devem, contudo, encontrar maior explicitação, particularmente ao considerar as exigências da nova epistemologia da prática intimamente atrelada à competência nas reformulações das propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura, conforme as diretrizes do CNE. O processo de formação do licenciado em pedagogia não somente passa pela estreita relação da teoria com a prática, como pode preparar para o magistério da educação infantil, além dos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão do referencial teórico-metodológico que dá suporte ao projeto atual pode propiciar uma concepção dos saberes do trabalho docente na perspectiva dos processos de ensino-aprendizagem como cognição situada em contextos de interação de sujeitos a luz das categorias analíticas tomadas como norteadoras para a formação do licenciado em pedagogia, o estudo identificou importantes referências do atual projeto pedagógico em direção à sua reformulação.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação de professores e pedagogas; teoria/prática; reforma curricular.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005