IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
RESULTADOS DA PRIMEIRA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA NO AMAZONAS - OBJETIVOS
José Pedro Cordeiro 1 (galileuplanck@uol.com.br)
(1. Departamento de Física, Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
INTRODUÇÃO:
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau).
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais e Federais elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.
METODOLOGIA:
A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
• A primeira fase ocorre no mês de Agosto; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante do ensino médio.
• A segunda fase ocorre no mês de Setembro; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
• A terceira fase ocorre no mês de Outubro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).
RESULTADOS:
Na primeira fase cadastraram-se trinta e quatro escolas no Amazonas e inscreveram-se 486 alunos, sendo cento e noventa e dois (192) alunos da 1ª série, cento e cinqüenta e três (153) alunos da 2ª série e cento e quarenta e um alunos (141) da 3ª série.
Passaram para a segunda fase trezentos e quarenta e oito (348) alunos nas três séries: 1ª série – 121; 2ª - 104 e 3ª - 123.
Na segunda fase participaram:
1ª série – 79 alunos
2ª série – 69 alunos
3ª série – 49 alunos
Classificaram-se para a 3ª fase 9 alunos:
1ª Série – 4
2ª Série – 4
3ª Série – 1
Classificaram-se a Nível Nacional:
1 medalha de prata para a um aluno da 1ª série;
2 medalhas de bronze para dois alunos da 1ª série;
1 menção honrosa para um aluno da 2ª série.
CONCLUSÕES:
Com estes resultados, esperamos:
Popularizar e Difundir a Ciência;
Despertar e estimular o interesse pela Física;
proporcionar desafios aos estudantes;
aproximar a universidade do ensino médio;
identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Instituição de fomento: FAPEAM
Palavras-chave:  Ensino de Física; Popularização da Ciência; Divulgação da Ciência.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005