IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
COLETA SELETIVA DE LIXO CONTEXTUALIZANDO ESSE TEMA NA SALA DE AULA
Rafael Freire Rocha 1 (rafaelfrocha@zipmail.com.br), Aparecida Jeane Paz de Matos 1, Adriana Maciel Ferreira 1 e Maria de Fatima Oliveira Matos 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.)
INTRODUÇÃO:
Introdução: O lixo sempre acompanhou a historia do homem. Na Idade Média acumulava-se pelas ruas e imediações das cidades, provocando serias epidemia e causando a morte de milhões de pessoas (Branco 1983). Com o crescimento mundial da população e com o avanço mundial da indústria houve um aumento desordenado da produção do lixo agravando um quadro com sérios problemas ambientais. No Brasil o valor médio verificado nas cidades mais populosas e da ordem de 180 kg/hab/ano, já em países industrializados como Estados Unidos produzem mais de 700 kg/hab/ano (Fadini, 2001). A diferença é que nos países subdesenvolvidos a população convive com a maioria do lixo que produz, isso porque a maior parte do lixo produzido é depositado a céu aberto, nos chamados lixões. Uma das soluções para minimizar os problemas gerados pelo lixo, é o chamado 3R, que consiste na redução do consumo, na reutilização e na reciclagem, sendo que dessas práticas a reciclagem é a mais conhecida. Tendo em vista todos esses problemas esse trabalho tem como objetivo de usar o tema Lixo, como tema a ser trabalhado em sala de aula, pois para se resolver esse problema ambiental é preciso que haja conscientização da população, e nada melhor do que conscientizar os alunos, logo esse trabalho foi realizado em escolas do ensino médio da rede pública e particular do Município de Dourados-MS, com a finalidade de verificar se este tema é trabalhado na sala de aula e se o aluno tem consciência desse problema ambiental.
METODOLOGIA:
Metodologia: O primeiro passo dessa pesquisa foi fazer um levantamento bibliográfico, consultou-se o órgão responsável pela questão ambiental no Município de Dourados, Instituto de Planejamento Ambiental-IPLAN, a fim de saber a quantidade de lixo que é produzido em Dourados, a destinação desse e projetos de reutilização, redução ou reciclagem que a prefeitura tem. Logo após, foram aplicados questionários para alunos do ensino médio da rede pública e particular, onde se perguntou sobre o que é coleta seletiva, a importância dessa, a diferença entre lixo orgânico e inorgânico, perguntou-se também se é feita a separação de lixo em casa, se o aluno tem a consciência da importância da separação do lixo e se os alunos deixariam de consumir algum produto se soubesse que ele produz um resíduo de difícil decomposição, além de perguntas sócio-econômicas. Depois se colheu os dados e os tratou estatisticamente.
RESULTADOS:
Resultados: Os resultados dessa pesquisa mostraram que 87% dos alunos entrevistados têm consciência a respeito da importância da separação do lixo, mas apenas 27% dos entrevistados fazem à separação do lixo em sua residência, os outros 73% restantes justificam a não separação do lixo pelo motivo de que não existe um programa de coleta seletiva no Município de Dourado-MS. Quando os alunos foram questionados se sabiam a diferença entre lixo orgânico e inorgânico, obtivemos os seguintes resultados: 54% sabem a diferença entre lixo orgânico e inorgânico e 36% não sabem, sendo esses dados confirmados através do questionário onde se pediu para diferenciar e exemplificar os tipos de lixo. Um dado preocupante foi que 87% dos alunos pesquisados não deixariam de consumir algum produto mesmo sabendo que este levaria algum tempo para ser decomposto na natureza. Esses resultados mostram que o problema no Município de Dourados é muito maior do que se pensava, pois são gerados cerca de 25,92 toneladas de lixo por dia, e apenas cerca de 24,64% é reciclado, apenas um quarto do lixo produzido nesta cidade. Das escolas pesquisadas apenas uma, sendo esta da rede publica estadual desenvolve um trabalho de conscientização sobre coleta seletiva de lixo, durante o ano é realizada uma gincana entre as turmas dessa escola, tendo como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da separação do lixo.
CONCLUSÕES:
Conclusão: Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa verificou-se que a maioria dos alunos tem consciência sobre a separação do lixo, mas não separam o lixo em sua casa, sendo este o principal problema que Dourados enfrenta hoje. Como Dourados é a 2º maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul e esta se desenvolvendo constantemente, seria necessário que algum órgão desenvolvesse um programa de coleta seletiva para não deixar que este problema do lixo se transforme em uma catástrofe. Também seria importantíssimo que os professores não só contextualizassem, mas direcionassem esse tem em sala de aula abordando em sala de aula o lixo não só como tema ambiental, mas também como tema social. A partir disso temos esperança de que em pouco tempo toda a população tenha consciência de que o lixo é uma grande ameaça para a vida de toda a população de Dourados, logo se cada um fizer corretamente a sua parte, o problema irá acabar rapidamente, basta às pessoas terem atitude de fazer o certo e passar esse conhecimento àqueles que são leigos nesse tipo de assunto.
Palavras-chave:  coleta seletiva; consciencia; lixo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005