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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO E ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: NECESSIDADE DE MUDANÇAS
Maria Tereza Oliveira de Almeida 1 (mariaterezaenf@hotmail.com), Maria do Socorro Vieira Lopes 1 e Zuleide Fernandes Queiroz 2
(1. Depto. de Enfermagem, Universidade Regional do Cariri - URCA; 2. Depto. de Educação, Universidade Regional do Cariri - URCA)
INTRODUÇÃO:
Num contexto de globalização e rápida transformação das relações no mundo, inclusive sociais e trabalhistas, faz-se urgente repensar, dentre outros valores e atitudes, as práticas profissionais, não só visando atender eficazmente as necessidades de mercado como também os interesses sociais. Neste âmbito, a enfermagem, apesar de ser uma nova ciência, se comparada às demais da área de saúde, precisa repensar seu saber-ser e saber-fazer de forma crítica e consciente a fim de promover sua sobrevivência mediante o novo contexto de atuação profissional, garantindo um espaço no sistema de saúde onde possa, eficazmente, exercer sua profissão. Assim, este “repensar” carece de um olhar inovador sobre a crise que atravessamos, tornando-se imprescindível sujeitos comprometidos com a melhoria da categoria como um todo e o meio social em que vivemos. Referimo-nos aos profissionais de enfermagem, em particular, de nível superior, tanto aos atuais quanto aos futuros. A indagação da forma de modificar a realidade profissional, bem como os pontos chaves desta mudança culminaram na realização desta pesquisa, enfatizando-se o papel do ensino superior de enfermagem neste âmbito. Objetivamos inclusive, além de listar mudanças necessárias à prática do enfermeiro, esquadrinhar a forma que o ensino pode melhor interferir para alcançarmos as mudanças almejadas.
METODOLOGIA:
Utilizamos, assim, a pesquisa exploratório-descritiva, o estudo de caso, a fim de melhor analisar as nuances desta problemática. Apesar de específico, o estudo de caso permite-nos realizar a “generalização naturalística” mencionada por Leopardi (2002), retratando diversos fatores de uma dada situação social. O local de pesquisa se referiu ao Cariri cearense, nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, onde funciona o curso de bacharelado em enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Os sujeitos da pesquisa dividem-se em três subgrupos: discentes do último período do referido curso, docentes e enfermeiros assistentes que participam das atividades de supervisão do estágio do oitavo período do curso. A coleta de dados foi realizada durante os meses de maio e agosto de 2004, por meio de entrevista semi-estruturada, gravada mediante a autorização e consentimento informado dos sujeitos. Os critérios de anonimato e demais da resolução 196/96 do Ministério da Saúde foram observados. A análise dos dados constou da análise temática descrita por Bardin (1977).
RESULTADOS:
Os resultados foram dispostos conforme os temas: mudanças necessárias à prática de enfermagem e ensino superior de enfermagem. As principais mudanças necessárias à prática de enfermagem referem-se ao reconhecimento da atuação do enfermeiro de nível superior enquanto prática profissional indispensável ao sistema de saúde, uma vez das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos profissionais nos campos de trabalho desde a falta de reserva de mercado a condições empregatícias desfavoráveis e cooptantes. Quanto ao ensino superior de enfermagem, como forma de melhor interferir na prática profissional, encontramos a necessidade de modificações na estrutura curricular do curso, quanto ao aumento de carga horária prática, inserção de novas disciplinas, integração dos ciclos básico e específico; bem como modificações na metodologia de ensino permitindo a formação de um profissional crítico de si e capaz de modificar as realidades não favoráveis ao pleno exercício de sua profissão.
CONCLUSÕES:
De acordo com os objetivos propostos, a pesquisa respondeu-nos quanto as necessidade de modificação na prática do profissional de nível superior de enfermagem, bem como a melhor forma de interferência do ensino superior nesta prática. Sabemos que o processo de mudanças além de vagaroso é árduo, fazendo-se mister uma luta conjunta da categoria a fim almejar as mudanças necessárias à profissão, participando deste processo sujeitos que se disponham a consolidá-lo. O espaço da universidade demonstra ser um cenário privilegiado deste processo, tanto por ser formador de profissionais como por (dever) interagir com a comunidade onde está inserida, respondendo-lhe aos seus anseios. Reiteramos, portanto, a importância da categoria de enfermagem como prática social capaz de modificar o contexto e condições de vida de seus clientes, mediante suas mais diversas formas de atuação, desde que seja de forma efetiva e comprometida, em um ambiente conquistado na estrutura do sistema de saúde brasileiro, por meio das mudanças diagnosticadas.
Palavras-chave:  Enfermagem; Educação de Enfermagem; Prática Profissional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005