IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
FUNÇÕES TEXTUAL-DISCURSIVAS DAS ORAÇÕES CONDICIONAIS NO PORTUGUÊS CULTO DE FORTALEZA
Alexsandra Morais Maia 1 (alexsandraletras@bol.com.br)
(1. Depto. de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
No tratamento funcionalista do processo de articulação de orações, são postas em relevo as funções textual-discursivas das orações adverbiais. Com efeito, tais orações constituem reflexo da organização dos enunciados de acordo com os propósitos do falante. Esse trabalho investiga o uso orações adverbiais condicionais no português como expressão modalizadora no Português Culto de Fortaleza, destacando o caráter textual-interativo com que, por meio delas, o enunciador orienta seu discurso.
METODOLOGIA:
Para tal investigação, procedeu-se uma análise qualitativa de um corpus com ocorrências de orações condicionais obtidas dos inquéritos do tipo DID (Diálogo entre Informante e Documentador), D2 (Diálogo entre Dois Informantes) e EF (Elocução Formal) do Banco de Dados do Português Culto de Fortaleza, coordenado pelo Prof. Dr. José Lemos Monteiro. Do estudo, ainda em desenvolvimento, dos aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos, coloca-se em foco, nesta apresentação, os aspectos textual-interativos relativos à modalização.
RESULTADOS:
Observou-se que os falantes cultos de Fortaleza utilizam orações condicionais com os seguintes propósitos modalizadores: a) para marcar alto comprometimento ou certeza (... é eu também... desde pequena que eu tenho vocação pra professora mas HOje... se eu fo/ se eu FOsse se eu nascesse de novo... eu jamais entraria no magistério D2-33); b) para marcar descomprometimento ou não-certeza (A donzela desprezada é uma peça do cearense Eduardo Campos... feita se num me engano:: foi na déca/ de sessenta acho que em sessenta e quatro é uma comédia de costumes enGRAçadíssima...D2-28); c) para expressar desejo ou volição (...se Deus quiser no nosso segundo semestre o reitor Paulo Petrola vai criar esse instituto...D2-28); d) para manifestar atitude de polidez em um pedido ou convite (se voCÊS:: lá da:: Estadual quiserem nos dar o prazer de... VIR Aqui (...) seria muito interessante... DID-24); e) para expressar polidez na apresentação de uma alternativa (... se você quiser /cê pode TOCAR:: uma guitarra com a mão POde... né?...DID-27); f) para expressar ameaça (... se ele tivesse dito alguma coisa eu tinha devolvido o dinheiro na cara dele...o? D2-30); g) para expressar indução ao comportamento (se você prestar atenção a gente tem muito a ver com qualidade toTAL... já viu isso né? qua{lidade total e tal...D2-30).
CONCLUSÕES:
Conclui-se, após esse estudo do uso efetivo da oração condicional no Português Culto de Fortaleza, que a natureza irrealis desse tipo de oração a qualifica como expressão modalizadora adequada à obtenção de diferentes efeitos de sentido associados a propósitos argumentativos variados.
Palavras-chave:  funçôes textual- discursivas; orações condicionais; portugûes culto de Fortaleza.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005