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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda
ESTUDO COMPARATIVO DOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PUBLICADOS NO JORNAL DO COMMERCIO (RECIFE-PE)
Luiz Marcelo Robalinho Ferraz 1 (marcelorobalinho@yahoo.com.br) e Tanúzia Maria Vieira Espírito Santo 2
(1. Depto. de Comunicação Social, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 2. Depto. de Comunicação Social, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve a finalidade principal de avaliar os anúncios publicados no Jornal do Commercio, de Recife, no Estado de Pernambuco (PE). A partir de uma análise comparativa das peças publicitárias de produtos e serviços veiculadas nos meses de junho e julho de 2003 e 2004, buscou-se determinar quais os segmentos de mercado e as empresas que mais anunciam no referido periódico, bem como as agências de propaganda que assinam os anúncios e as editorias do jornal nas quais os anúncios foram veiculados. Pela escassez de estudos desse tipo, a pesquisa possibilitou traçar um retrato dos tipos de propagandas que são publicados no jornal, considerado um dos veículos mais acessíveis aos anunciantes, segundo Sampaio (1996:84), devido ao caráter local e regional desse meio. Por outro lado, a comparação dos anúncios veiculados em 2003 e 2004 possibilitou averiguar possíveis mudanças de um ano para outro, garantindo, assim, maior riqueza de detalhes e resultados. Para a academia e o mercado, a abordagem de um tema como esse é extremamente relevante, pois auxilia no aprofundamento das discussões a respeito da propaganda impressa em Pernambuco.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracterizou-se como descritiva, do tipo exploratória. A idéia foi analisar, comparativamente, os anúncios do Jornal do Commercio, entre junho e julho de 2003 e 2004, verificando os segmentos de mercado, as empresas que mais anunciam, as agências de propaganda e as editorias em que as peças tiveram maior presença. A escolha do Jornal do Commercio se deveu ao fato de ser considerado um dos mais importantes veículos do meio impresso de Pernambuco e do Norte/Nordeste. Como fontes primárias do estudo, as peças publicitárias se tornaram base para a realização da análise por agrupamento, ou cluster analysis, que significa “separar objetos dentro de grupos tais que formem subgrupos relativamente homogêneos”, conforme Cobra (1992:174). Esse foi um instrumento importante para melhor entendimento da matéria avaliada. Em relação aos segmentos de mercado analisados, o critério de seleção se deu pelo de maior concentração de anunciantes a fim de caracterizar um corpus de pesquisa mais rico possível. Desta forma, foram selecionadas peças publicitárias dos segmentos de informática, veículos e imóveis publicadas na quarta, quinta e domingo, considerados os três dias com maior número de anúncios do meio em estudo. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva, a partir da análise de distribuição de freqüência obtida com a contagem dos anúncios. Como fontes secundárias, foram consultados livros e sites sobre propaganda.
RESULTADOS:
Ao analisar os anúncios coletados nos três segmentos em estudo, observou-se um total de 1.282 peças publicitárias, sendo 659 veiculadas em 2003 e 623 em 2004. Avaliando os segmentos isoladamente, o setor de imóveis apresentou a maior quantidade de anúncios. Foram 505 peças publicitárias, tendo a Construtora G.C.Tenório como a empresa que mais anunciou nos meses em estudo. Foram 35 propagandas veiculadas entre junho e julho de 2003 e 2004. Logo em seguida, veio o segmento de veículos, com 443 propagandas publicadas, sendo 34 da Autonunes, concessionária da Chevrolet que apareceu em primeiro lugar entre as empresas. O setor de informática apareceu por último, com um total de 334 anúncios, dos quais 23 foram da loja de produtos de microinformática Nagem, principal colocada entre as empresas anunciantes. Quanto às agências de propaganda, constatou-se que 794 peças foram assinadas, o que representa 61,93٪ do universo de anúncios. Dessas, a O&M foi a agência que mais anunciou no período compreendido entre junho e julho de 2003 e 2004. Foram 155 peças assinadas, ou seja, 19,5٪ do total de agências identificadas. Em segundo lugar, veio a Level, com 89 propagandas divulgadas (11,2٪). Quanto às editorias, 563 peças saíram no caderno de Classificados, o que representa 43,9٪ do total. Logo depois, veio o caderno de Informática, com 290 anúncios publicados (22,6٪), seguido do caderno Cidades, com 74 peças (5,8٪).
CONCLUSÕES:
Tendo analisado os anúncios publicados no Jornal do Commercio em junho e julho de 2003 e 2004, acreditamos que nosso trabalho tenha contribuído para uma identificação mais precisa do tipo de propaganda impressa em Pernambuco. Através desta pesquisa, foi possível traçar o ranking dos segmentos que mais anunciam no jornal, assim como as empresas anunciantes, as agências de propaganda que assinam as peças publicitárias e as editorias nas quais os anúncios são mais vistos. A comparação dos dados encontrados em 2003 e 2004 permitiu traçar um paralelo entre os dois anos, verificando um decréscimo na quantidade de anúncios veiculados. Em 2003 e 2004, o número de propagandas caiu de 659 para 623, não se caracterizando como uma redução expressiva. Por outro lado, ao analisar o total de propagandas, a detecção de um número maior de anúncios de imóveis em relação a veículos e informática pode ser um indicador de que haja mais construtoras anunciando. Como o volume de obras desse tipo vem crescendo, podemos constatar, empiricamente, que a economia tem melhorado e propiciado condições para o aumento de oferta nesse segmento em relação a outros setores. A partir do estudo, também foi possível perceber a omissão de assinatura das agências de propaganda nas peças publicitárias. Por dificultar uma eventual identificação, acredita-se que a falta de um dado desse tipo demandaria a realização de uma pesquisa de campo, junto às agências, a fim de saber os motivos que levam à omissão.
Palavras-chave:  anúncio publicitário; estudo comparativo; propaganda em jornal.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005