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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo | ||
MULTICULTURALISMO NO COTIDIANO ESCOLAR: COMO SE ESTRUTURA E SE ARTICULA NO ENSINO MÉDIO. | ||
Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo 1 (lanamileo@bol.com.br) e Afonso Welliton de Sousa Nascimento 1 | ||
(1. Educação/ UFPA - Campus de Altamira; 2. Educação/ UFPA - Campus de Altamira) | ||
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: O tema dessa pesquisa situa-se no campo da pedagogia crítica e da teoria pós-moderna, as quais têm contribuído expressivamente para analisar os significados culturais e as relações de poder presentes nos conteúdos curriculares oficiais, bem como nas práticas que se materializam no cotidiano escolar, problematizando os vários aspectos e mecanismos do processo de escolarização e da cultura escolar, ao mesmo tempo em que propõe novos olhares para a educação, escola, cultura, currículo e formação docente a partir do viés do multiculturalismo crítico. Nessa perspectiva, este estudo buscou compreender como se estrutura e se desdobram os estudos multiculturais de gênero, sexualidade, etnia e classe no cotidiano da sala de aula, analisando como suas percepções e dimensões perpassam e influenciam as práticas pedagógicas e curriculares dos docentes no ensino médio. |
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METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Na procura para identificar a dimensão multicultural das práticas pedagógicas e curriculares dos docentes, a pesquisa de caráter qualitativo pautou-se na abordagem etnográfica, tendo com objeto de estudo três instituições de ensino médio do município de Altamira-Pa, sendo duas escolas públicas e uma particular. O estudo obedeceu a três momentos distintos, porém interligados: a) estudo bibliográfico sobre a discussão que alicerça o Multiculturalismo e suas categorias discursivas (gênero, sexualidade, classe e etnia); b) análise documental envolvendo a grade curricular, conteúdos programáticos, planos de curso e planejamento das atividades pedagógicas; c) análise de conteúdo das entrevistas com base em roteiro semi-estruturado, tendo como participantes 11 docentes das turmas de 1º e 2º ano, sendo dois da disciplina de Sociologia, quatro de História e cinco de Língua Portuguesa. |
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RESULTADOS:
RESULTADOS: Por meio das análises feitas sobre os dados obtidos, constatou-se que do universo de 11 docentes do ensino médio, 100% dos entrevistados têm suas práticas pedagógicas e curriculares centradas basicamente nos saberes que compõem o currículo oficial proposto pelo MEC e SEDUC, sendo que 64% optam por conteúdos que representam os anseios dos estudantes e 36% por conteúdos mais significativos para o vestibular. Confirmou-se também que 100% dos docentes sentem dificuldades em desenvolver práticas que focalizem a questão das diferenças sociais, étnicas, culturais de acordo com a linguagem do multiculturalismo devido a falta de interesse dos alunos/as; 36% ainda ressaltaram como outra dificuldade a ausência dessas abordagens nos conteúdos oficiais. Em relação às análises acerca dos objetivos das práticas pedagógicas, contatou-se uma geral preocupação em fomentar discussões que envolvem as questões das diferenças multiculturais, demonstrando situações conscientes de problematizações, mesmo ocorrendo com pouca freqüência, de forma superficial e isolada, sem a devida contextualização que a temática exige.Verificou-se ainda que 27% dos docentes acreditam ser importante trabalhar com as discussões multiculturais no cotidiano escolar como temas transversais, 55% defenderam a inclusão dessa temática enquanto disciplinar curricular no Ensino Médio e 18% ressaltaram sua importância, mas que não é de interesse do governo trazer essas discussões para a escola. |
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CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: Diante dessas análises, conclui-se ser imprescindível repensar a formação docente a partir da abordagem multicultural, uma vez que esta possibilitar com seus insight propositivos questionar os vieses estigmatizadores, racistas e sexistas que permeiam o currículo e o cotidiano escolar, os quais agridem a dinamicidade e heterogeneidade do fenômeno educativo. Isso porque, a prática pedagógica e curricular pautada no viés multicultural fomenta atitudes desafiadoras e desveladoras dos preconceitos, das relações deterministas sobre as quais as verdades sociais, os conhecimentos oficiais e os valores são pensados e desenvolvidos, vislumbrando possibilidades reais de mudanças para que a escola, a cultura e o currículo sejam compreendidos como processos dinâmicos, como produtos históricos, sociais e culturais, reconhecendo-se a diversidade étnico-cultural como um enriquecimento à sociedade, não como ponto de subtração e discriminação. |
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Palavras-chave: Multiculturalismo; Currículo; Prática Pedagógica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |