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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
TEMPOS DOCENTES, TEMPOS NA REDE: NARRATIVAS DE PROFESSORES | ||
Carolina Faria Alvarenga 1 (cfalvarenga@yahoo.com.br) | ||
(1. Faculdade de Educação, UFMG) | ||
INTRODUÇÃO:
Uma vez que estamos inseridos numa sociedade em que o uso da internet ganha cada vez mais importância, em que a informação está cada vez mais acessível, acreditamos que a escola e os professores não escapam à lógica desses tempos, à melodia de seus ritmos. A nova conjuntura política que a sociedade está vivendo e a era da informação modificam também as jornadas e ritmos do trabalho docente. Nesse sentido, problematizamos algumas dimensões da experiência do tempo na condição professor: as formas de utilização do computador e da internet e os sentidos e significados que a utilização da internet têm nos tempos destes/as professores/as. Tentamos analisar essas questões no cotidiano dos professores da Educação Básica, mais especificamente, num universo de dois professores e uma professora de escolas de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Cabe ressaltar que este trabalho é parte de uma pesquisa maior intitulada “Dimensões da experiência do tempo na condição professor em contextos rurais e urbanos”, realizada pela Profª Drª Inês Assunção de Castro Teixeira (FaE/UFMG), através de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, projeto de que participei como auxiliar de pesquisa, no curso de Pedagogia, como bolsista de Iniciação Científica (CNPq). |
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METODOLOGIA:
Ancoradas na metodologia da História Oral, os dados da investigação foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas ou de profundidade, a partir de um roteiro flexível, com questões abertas, buscando um diálogo sincero e informal com os/as entrevistados/as. Acreditamos que a História Oral nos permitir ouvir as vozes dos sujeitos de pesquisa, reconstituindo através de suas narrativas, sua experiência vivida, suas lembranças e interpretações que constroem e reconstroem sobre sua história individual e coletiva. Temos os sujeitos como seres de memória, de história e de experiência. É importante dizer que este estudo tem um caráter exploratório, realizado nos marcos da pesquisa qualitativa, tendo em vista seus propósitos e questões a serem investigados. Diante disso e tendo em vista os propósitos e a natureza exploratória do estudo, nossa opção por fazer somente três entrevistas deveu-se ao fato de acreditarmos que cada uma delas traria uma riqueza de histórias, de sentimentos e de experiências e atenderiam ao que pretendíamos com a pesquisa. As entrevistas foram realizadas com dois professores e uma professora, em seus locais de trabalho, quais sejam, escolas municipais de Belo Horizonte, no primeiro semestre de 2004, e tiveram durações variadas, entre uma e duas horas, aproximadamente. Tomando como referência as normas da História Oral, todas as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. |
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RESULTADOS:
Nas falas da professora e dos professores entrevistados, percebemos que eles vêem a importância de repensar o trabalho docente nesse quadro de novas redes e relações sociais, na era da informação. No entanto, devido ao fato da maioria dos professores de Ensino Fundamental e Médio ter uma extensa jornada de trabalho, trabalhando em dois ou três turnos e viver sob intensos ritmos de vida pessoal e profissional, podemos dizer que o uso da internet nos tempos cotidianos do professor ainda não é uma prática sistemática. Por este motivo, muitos professores a utilizam somente quando necessário, quando não encontram nos livros o que estão buscando. A maioria acredita que, “obrigada” a utilizar a internet como uma ferramenta de trabalho, e como não tem tempo para utilizar na escola, surge “mais um tempo de trabalho”. No entanto, há professores que a utilizam como parte do trabalho cotidiano e significam estes tempos de forma diferenciada. Para alguns, mesmo aumentando a quantidade e intensificando o ritmo de trabalho, estes tempos são de prazer, estão impregnados de bons sentimentos. Podemos dizer também que o interesse pelo novo, pelo desejo de conhecer as possibilidades de acesso às mais diversas informações, à pesquisa e ao entretenimento faz com que os professores utilizem a internet como mais um instrumento, seja para a vida pessoal ou profissional. |
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CONCLUSÕES:
Apesar de concluído o trabalho, não se esgotaram as possibilidades de análises sobre as narrativas que nos foram confidenciadas, e, sobretudo, sobre a temática pesquisada num contexto mais geral. Acreditamos que nosso estudo pode contribuir com a temática, ainda bastante incipiente, referente à experiência do tempo docente, principalmente com relação à utilização das novas tecnologias, dentre elas, a internet. Além disso, pode auxiliar os docentes, as escolas, os gestores da educação e os órgãos de políticas públicas, no sentido de pensar formas de utilização desta tecnologia, aproveitando os tempos dos projetos, que geralmente, são destinados aos trabalhos burocráticos. E, por fim, contribuir com o início das discussões acerca da utilização da internet como uma nova forma de relação com o conhecimento. O professor precisa admitir novas formas de relação com o saber, pois a realidade atual do mundo, da ciência e da arte define-se por uma complexidade que a escola não pode ignorar. Precisa compreender que as novas tecnologias da informação e da comunicação exigem novas formas de ensinar e aprender. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Tempos docentes; Internet; História Oral. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |