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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
O ELEVADO NÚMERO DE TRANSFERÊNCIA DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CÁCERES PARA OUTRAS ESCOLAS DO SISTEMA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO. | ||
Jair Cestari 1 (jaircestari@bol.com.br) e Jorcelina Elizabeth Fernandes 1 | ||
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho possui como propósito pesquisar e compreender as causas do significativo número de transferência escolar dos alunos da primeira série do ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres para outras escolas do sistema educacional do município. Busca-se entender a relação entre o processo educativo e o elevado índice de transferência através da análise das fontes e da natureza deste fenômeno e diante dos resultados finais, propor ao corpo diretivo e coordenação pedagógica ações que possam reverter, ou pelo menos minimizar a questão, pois a magnitude crescente e cada vez mais evidente dos números preocupantes de transferências indica a necessidade de uma maior atenção ao problema. |
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METODOLOGIA:
O estudo tem como base a pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas semi-estruturadas com trinta alunos entre os anos de 2002 á 2004, dez professores da instituição, coordenadores pedagógicos e, análise dos documentos normativos e de registros escolares que orientam o fazer pedagógico e o ensino na escola. |
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RESULTADOS:
Os resultados obtidos apontam fatores internos pedagógicos e fatores externos à escola que contribuem para este quadro inquietante, como o medo da reprovação, o nível de ensino antecedente frágil e conseqüente dificuldade em acompanhá-lo, o evento Jornada Científica, escola muito difícil e exigente, e as notas baixas, entre outros. |
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CONCLUSÕES:
Mediane os resultados, considera-se que a pesquisa dá alguns indicativos de que se faz necessário uma reflexão profunda quanto aos fatores internos pedagógicos e os fatores externos, que diretamente têm contribuído para o elevado número de transferências de alunos da instituição para outras escolas do município. |
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Palavras-chave: transferência; processo educativo; ensino médio. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |