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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Gerontologia | ||
EDUCAÇÃO PERMANENTE E ENVELHECIMENTO: A AUTONOMIA COMO FOCO | ||
Geisa Viana Cavalcante 1 (geisacmdm@yahoo.com.br), Ruslana Pereira Cruz 1, Erasmo Miessa Ruiz 1 e Sandra Maria de Carvalho Brito 1 | ||
(1. Depto. de Serviço Social, Universidade Estadual do Ceará - UECE.) | ||
INTRODUÇÃO:
A expectativa de vida da população brasileira tem aumentado significativamente podendo-se dizer que esta passa por uma transformação demográfica sem precedentes. Os estudos realizados acerca da constituição demográfica nacional sinalizam transições profundas decorrentes das mudanças verificadas nos níveis de mortalidade e fecundidade, observando-se um crescimento considerável da população idosa. Uma das grandes questões colocadas atualmente no que diz respeito a essa população está relacionada à promoção da inclusão através dos níveis de escolaridade. O Censo realizado em 2000 aponta que no Brasil existem 5,1milhões de idosos analfabetos, sendo que 64,8 % declararam ser pelo menos alfabetizados, ou seja, sabem ler e escrever coisas simples. Quando analisamos os índices regionais constata-se que a região Nordeste apresenta números alarmantes: 58% da população de idosos são analfabetos, dado que alerta para a necessidade de políticas voltadas para a educação de idosos. Diante dos dados apresentados fica evidente a necessidade de se lançar um novo olhar sobre a questão educacional, buscando romper com a visão da educação atrelada à inserção no mercado de trabalho. É necessário que a educação passe a ser vista a partir do interesse contínuo do aprender e do transformar, possibilitando a inserção do idoso em universos ainda desconhecidos. A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da prática da educação permanente para o resgate da autonomia de idosos. |
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METODOLOGIA:
O recorte geográfico da presente pesquisa é o Grupo de Introdução à Informática desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), uma vez que esse grupo está inserido no contexto de educação permanente. O grupo integra as atividades desenvolvidas pelo Trabalho Social com Idosos, constituindo-se numa nova experiência na medida em que busca, através de novos aprendizados, inserir o idoso no espaço das transformações sociais possibilitando assim uma participação ativa desse segmento populacional no conjunto da sociedade. O curso de Introdução à Informática amplia as atividades propostas pelo Trabalho Social com Idosos e universaliza o acesso às diferentes formas do saber, caracterizando-se como instrumento na busca pelo conhecimento contínuo. Para realização da pesquisa foi feito inicialmente um levantamento bibliográfico acerca do tema possibilitando assim o início das leituras para embasamento da construção do instrumental bem como a coleta de dados. Como instrumento para a realização da coleta de dados foi construído um protocolo de entrevista semi-estruturada, aplicada a um recorte de cinco entrevistados escolhidos dentre os participantes da primeira turma do curso. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, sendo que esse recorte é considerado representativo devido ao fato da turma estudada possuir um total de 10 participantes. Foi utilizada também como fonte de dados a observação direta realizada pelas pesquisadoras durante as aulas ministradas. |
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RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa revelam que a concepção que o idoso tem sobre a educação está relacionada à visão de educação como requisito fundamental para o aprimoramento pessoal, colocando a educação como a base para o alcance da ascensão social. Outro fator identificado diz respeito a relação estabelecida entre educação e a possibilidade de se alcançar um envelhecimento saudável visto a participação no Grupo de Introdução à Informática possibilitar o exercício mental, possibilitando ao idoso romper com o tempo ocioso. A melhoria na sociabilidade e o rompimento do isolamento social também foram citados como resultados positivos da prática da educação permanente, o que nos leva a repensar a visão do idoso como um ser sem perspectivas, passando a vê-lo dentro da dimensão de inconclusão humana. O conhecimento acerca da informática foi definido também como meio para se garantir a inserção social do idoso na medida em que possibilita acompanhar as transformações tecnológicas ocorridas na sociedade. Foi identificada nos depoimentos a importância que os idosos atribuem à busca por novos conhecimentos, relacionando-os com o resgate da autonomia, no que diz respeito ao uso do computador, bem como com o estabelecimento de novas formas de relacionamentos através do uso da internet. Esta foi citada como um dos principais ganhos, por possibilitar a aquisição de novos conhecimentos no contexto nacional e internacional bem como por ampliar os espaços e as formas de comunicação. |
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CONCLUSÕES:
A presente pesquisa constitui uma importante fonte teórica para a compreensão da relação existente entre a prática da educação permanente e o resgate da autonomia para o público idoso. Com a pesquisa pode-se perceber que a participação de idosos em atividades inseridas no contexto de educação permanente contribui para a promoção da inclusão social, na medida em que possibilita ao idoso a constante atualização no que diz respeito ao processo de transformação social. Os espaços de ensino e aprendizagem proporcionam o resgate da autonomia, fazendo com que idosos reconquistem a confiança em sua capacidade de aprendizado. A participação no Grupo de Introdução à Informática contribui portanto, para a melhoria da qualidade de vida dos seus membros, ao viabilizar formas alternativas de participação e convívio social. A busca por novos conhecimentos rompe com a visão de educação atrelada ao mercado de trabalho levando-nos a questionar o sistema educacional vigente, que coloca como prioridade o aprendizado voltado a grupos considerados socialmente produtivos. Pode-se dizer portanto, que a prática da educação permanente proporciona ao idoso acesso a novas formas de comunicação e sociabilidade através da experiência proporcionada pela participação grupal, o que contribui para a redefinição do papel do idoso no contexto social, ao possibilitar o resgate do sentimento de utilidade através da conquista de novos conhecimentos. |
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Palavras-chave: Idoso; Educação; Autonomia. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |