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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO CAMPO DE ESTÁGIO EM MOSSORÓ | ||
Marluce Maria Dantas Pereira 1 (os.maciel@uol.com.br) e Priscila Oliveira da Silva 1 | ||
(1. Colégio Batista Maranata) | ||
INTRODUÇÃO:
De acordo com os PCNs de Orientação Sexual, a partir dos anos 80 intensificou-se os estudos relacionados à questão sexual no contexto escolar, devido o crescimento da gravidez entre adolescentes; a prostituição infantil; o risco das DST e AIDS. Assim, torna-se importante verificar o trabalho dessa temática no Ensino Fundamental, tendo como objetivo conhecer e discutir as possibilidades e limites desse trabalho e sugerir intervenções em seu processo. |
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METODOLOGIA:
O estudo se desenvolveu em cinco escolas públicas durante o estágio do Curso de Pedagogia da UERN. Foram feitas entrevistas abertas com as professoras e uma análise do tema nos livros didáticos de Ciências utilizados por estas. |
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RESULTADOS:
A pesquisa apontou que o trabalho com o tema se dá de forma excepcional, restringindo-se aos momentos em que os(as) alunos(as) demonstram alguma curiosidade pelo assunto; as professoras se sentem despreparadas para discutir o tema e os livros didáticos, utilizados nessas escolas, geralmente, apresentam apenas o aparelho reprodutor e as DST, limitando a abordagem da temática. |
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CONCLUSÕES:
A escola pode está formando uma concepção enviesada sobre a questão da sexualidade, necessitando de ações urgentes numa outra direção. Para que isso aconteça se faz necessário que a escola desenvolva um trabalho sistemático de orientação sexual, com seus professores(as), e que os livros didáticos sejam melhor selecionados, de forma que venham contribuir para uma melhor formação da criança. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: orientação sexual; trabalho pedagógico; ensino fundamental. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |