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C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
AVALIAÇÃO DO SISTEMA SEROTONÉRGICO NA FORMAÇÃO DA MEMÓRIA E DO APRENDIZADO
Carlos André Moura de Amorim 1 (carlmorim@yahoo.com.br), Gilberto Pedro Rodrigues 1 e Euclides Maurício Trindade Filho 1
(1. Depto. de Fisiologia, Fundação Universitária da Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)
INTRODUÇÃO:
Memória é o processo pelo qual conseguimos armazenar informações, situações pensamentos, idéias causado por “alterações na capacidade de transmissão sináptica de um neurônio para o próximo como resultado de atividade neural prévia”, podendo ser classificada como implícita e explícita. Memória implícita está relacionada com o aprendizado motor, enquanto que a memória explícita está relacionada com o processo de aprendizado consciente e habilidades visuo-espaciais. A memória implícita pode ser avaliada experimentalmente utilizando-se o labirinto clássico enquanto que a memória explícita é avaliada utilizando-se o labirinto aquático de Morris. Estudos comprovam o envolvimento do sistema serotonérgico com vários sistemas cognitivos, assim torna-se relevante a avaliação desse sistema com os processos de formação de memória e do aprendizado.
METODOLOGIA:
Sessenta ratos machos da linhagem wistar pesando entre 180 a 250 g foram divididos em 6 grupos: B5 (10), B6 (10), B7 (13), B8 (10), B9 (10) (com lesões nos núcleos serotonérgicos respectivos) e controle (7), (sem lesão). As lesões foram realizadas através de cirurgia estereotáxicas. Após recuperação cirúrgica os animais foram submetidos a testes de aprendizado e memória utilizando-se os labirintos clássico e aquático, medindo-se o tempo, em segundos, para alcançar os objetivos. Os testes foram realizados em 3 dias consecutivos. O tempo gasto para o animal alcançar o alimento no labirinto clássico e a plataforma no labirinto aquático de Morris no 1º dia foi comparado, usando-se o teste T Pareado, com o tempo gasto para alcançar o alimento e a plataforma no 3º dia. Um nível de p ≤ 0,05 foi considerado como significante. Ao final do experimento, os animais foram decaptados, o cérebro retirado da caixa craniana com o auxílio de uma goiva e colocados em solução de paraformaldeído a 4%, sendo então processados com a técnica do Cresil-Violeta para comprovar as lesões nos núcleos serotonérgicos.
RESULTADOS:
O tempo gasto para o animal alcançar o alimento no labirinto clássico e a plataforma no labirinto aquático no 1º dia foi comparado, usando-se o Teste T Pareado, com o tempo gasto (em segundos) para alcançar o alimento e a plataforma no 3º dia. Um nível de p ≤ 0,05 foi considerado como significante. Os animais do grupo B5 formaram memória implícita (X±DP; 1º dia: 1930,8 ±899,61; 3º dia: 1165,4; ±512,86*) e explícita (X±DP; 1º dia: 65,6 ± 21,56; 3º dia: 13,6; ±13,51*). A memória explícita não foi desenvolvida para os grupo B6 (X±DP; 1º dia: 22,62 ±15,24; 3º dia: 16,00; ± 9,49) e B7 (X±DP; 1º dia: 19,39 ±9,19; 3º dia: 12,38; ± 5,25). Da mesma forma que a memória implícita para os grupos B6 (X±DP; 1º dia: 996,3 ±805,91; 3º dia: 811,2; ±1078,43), B7 (X±DP; 1º dia: 1139,46 ±807,66; 3º dia: 1271,69; ±1031,93). Os animais do grupo B8 não desenvolveram memória implícita (X±DP; 1º dia: 1413,7 ±565,86; 3º dia: 1343,6; ±609,92), apesar de terem formado memória explícita (X±DP; 1º dia: 65,6 ±21,56; 3º dia: 13,6; ±13,51*). A lesão do grupo serotonérgico B9 não interferiu nos processos de formação da memória implícita (X±DP; 1º dia: 547,5 ±486,06; 3º dia: 1594,1; ±1215,16) e explícita (X±DP; 1º dia: 27,36 ±10,90; 3º dia: 10,53; ±4,87). * p ≤ 0,05.
CONCLUSÕES:
A formação de memória implícita é prejudicada com lesões nos núcleos: B6, B7 e B8.A formação de memória explícita sofre interferência com lesões nos núcleos serotonérgicos B6 e B7.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas - FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Memória; Serotonina; Experimental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005