IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
RESGATE DA HISTÓRIA DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS DO CEARÁ
Patrícia Menezes 1 (bancodedados@cepimar.org.br), Josenira Unias Ribeiro 1 e Luciana de Sousa Cardoso 1
(1. Federação das Empresas de Transporte Rodoviário dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – CEPIMAR)
INTRODUÇÃO:
O Projeto “Resgate da História do Transporte Coletivo de Passageiros no Ceará” reúne uma série de atividades voltadas à preservação do patrimônio documental e à reconstrução da história do transporte de passageiros do Ceará. Ao longo de mais de um século de história, bondes e ônibus, se misturaram com o cotidiano das pessoas e se impuseram como personagens importantes do desenvolvimento urbano e social. Nesse universo, se estabeleceram relações entre agentes sociais, que moldaram cidades ao mesmo tempo em que transformaram as feições do serviço. Apesar de sua importância na dinâmica urbana, são pouquíssimos os estudos retrospectivos que cuidam especialmente da temática do transporte no Ceará. As ações desenvolvidas no projeto fornecem possibilidades de pesquisa para o preenchimento dessa lacuna nas produções sobre o transporte. Com isso, o projeto pretende fomentar a formação da identidade dos transportadores, estreitando laços e preservando a memória comum. Por outro lado, o projeto busca contribuir para a compreensão do funcionamento do serviço de transporte, oferecendo à população um espaço para a participação consciente e plena. São duas linhas articuladas de ações. Uma delas objetiva compor um centro de documentação do transporte, que disponibilize ao público fontes para a história. A outra linha promove atividades culturais que divulgam a história do transporte coletivo ao maior número possível de pessoas.
METODOLOGIA:
O trabalho de localização de fontes baseia-se na descrição, reprodução e inserção no acervo de documentos que trazem informações sobre o tema. Além de fontes textuais em papel, são coletadas imagens e depoimentos de empresários e profissionais do transporte, trazendo um volume considerável de documentos sonoros e iconográficos. Há originais, cópias digitais, reprográficas, micrográficas, transcrições de depoimentos e até mesmo algumas peças manuscritas. Para o ingresso no acervo virtual do Transporte, os documentos são publicados uma a um no sítio eletrônico da Cepimar. O acesso aos documentos é garantido pela elaboração de instrumentos de pesquisa impressos e informatizados. Como determina a Arquivologia, as peças são reunidas em grupos temáticos e, na maior parte das vezes, em dossiês que abrigam papéis de espécies e proveniências diferentes. Os documentos, periódicos e livros recebem intervenções de conservação preventiva e pequenos reparos. As exposições sobre a história do transporte, por sua vez, pretendem oferecer ao público diferentes possibilidades de entendimento sobre o processo de formação do serviço de transporte. O acervo permite analisar experiências de diferentes agentes sociais. A investigação também se debruça sobre a bibliografia, procurando relacionar informações provenientes de diversas áreas do conhecimento, e conferir multidisciplinaridade aos produtos culturais. Para a realização de cada exposição, foi usada metodologia apropriada.
RESULTADOS:
Os resultados do projeto “Resgate da História do Transporte no Ceará” podem ser verificados na sede da CEPIMAR ou nos espaços do SEST-SENAT:
Memorial Fotográfico do Transporte Coletivo de Passageiros do Ceará: É uma exposição permanente, composta por 500 fotografias que retratam o desenvolvimento tecnológico dos veículos usados no transporte coletivo de passageiros em diversas localidades do Ceará. Já recebeu mais de 30.000 expectadores.
Acervo Virtual do Transporte: É o arquivo eletrônico que abriga mais de 12.000 reproduções de documentos. Já recebeu mais de 5.000 visitas. Está franqueado à pesquisa no sítio eletrônico www.cepimar.org.br/bdceara
Galeria do Transporte Coletivo: É uma mostra permanente que traz fotografias e biografias de 67 empresários de transporte. Recebe a média de 1.800 visitantes por mês.
Salão do Trabalho em Transporte: Reconstrói o cotidiano dos trabalhadores do transporte de passageiros e de cargas e se baseia em depoimentos recolhido a partir da metodologia da História Oral de Vida, além de objetos, fotografias, ambientações e documentos.
Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará: Abriga mais de 20.000 documentos e promove sua disponibilização para o público interessado. È a base para a realização dos demais trabalhos da CEPIMAR.
CONCLUSÕES:
A pesquisa para a localização de fontes para a história do transporte público no Ceará revelou a existência de um imenso e valioso patrimônio sobre o tema ainda inexplorado e que demanda intervenções urgentes de arrolamento, classificação, preservação e disponibilização ao público. Como pode ser observado através do grande número de pesquisadores que recorrem ao acervo e exposições da CEPIMAR em busca de fontes sobre o transporte, a recuperação desses documentos é uma necessidade primordial para o estudo das questões urbanas das grandes cidades do Ceará. Isso porque, as produções acadêmicas em geral consideram o serviço de transporte como um dos elementos do processo genérico de constituição urbana, reservando pouco espaço para sua análise particular. Com isso, as peculiaridades dos embates políticos, das relações de trabalho, das necessidades de cidadãos e muitas outras possibilidades de abordagem, singulares ao estudo do transporte ficam esmaecidas no contexto difuso do “desenvolvimento urbano”. Por outro lado, a temática urbana, principalmente em Fortaleza, tem sido cada vez mais explorada e o transporte público, então, demanda estudos específicos. O principal obstáculo para o crescimento do número de pesquisas é a dificuldade de acesso às fontes de pesquisa. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela CEPIMAR representa uma oportunidade inédita para pesquisadores e para usuários do sistema de transporte coletivo.
Palavras-chave:  Transporte; Urbanismo; Ceará.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005