IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 3. Bromatologia
INFLUÊNCIA DO TANINO SOBRE OS NÍVEIS DE COLESTEROL EM RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM DIETA RICA EM LIPÍDIOS.
Mércia Aurélia Gonçalves Leite  1 (merciagl@bol.com.br) e Maria Regina Barbieri de Carvalho  1, 2
(1. Depto.de Alimentos e Nutrição, Fac. de Ciências Farmacêuticas - UNESP; 2. Depto. de Tecnologia, Fac. de Ciências Agrárias e Veterinária - UNESP)
INTRODUÇÃO:
A dieta e os fatores genéticos do indivíduo são os principais responsáveis pela elevação do colesterol sérico a níveis anormais. A exposição cumulativa ao colesterol alimentar pode elevar seus níveis séricos levando a lesões na aorta e disfunção vascular. Nesta investigação a influência do ácido tânico sobre os níveis de colesterol sérico foi avaliada em ratos Wistar. Neste estudo o tanino é apontado como possível substância hipocolesterolêmica.
METODOLOGIA:
Para indução da hipercolesterolemia os ratos foram mantidos em uma dieta com 14% de gordura acrescida de 1% de colesterol e 0,1% de ácido cólico. Foram utilizados 28 ratos linhagem Wistar adultos alimentados com as seguintes dietas: Tratamento Padrão (1): ração comercial + gordura; Tratamento Controle (2): dieta padrão + 1% de colesterol + 0,1% de ácido cólico; Tratamento com Ácido Tânico (3): dieta controle + de 100mg/rato/dia de ácido tânico; Tratamento com Sorgo (4): dieta controle + de 2,7g/rato/dia de sorgo variedade alto tanino. Para cada tratamento foram utilizados 7 ratos, mantidos em gaiolas individuais. No 14º dia de experimento foi coletado sangue dos ratos para análise do colesterol HDL(Lipoproteína de alta densidade), LDL(Lipoproteína de baixa densidade),TC(Colesterol Total) e TG(Triglicérides), por kits enzimáticos. Ao final do experimento que teve duração de 28 dias foram efetuadas análises das frações colesterol e triglicérides, utilizando-se kits para análises.
RESULTADOS:
Na análise efetuada nas amostras coletadas no 14º dia os resultados apontaram: Redução do TC de 18,5% para o grupo com ácido tânico, em relação ao controle. O ácido tânico reduziu o LDL em 33,2%, este tratamento apresentou o menor valor de TG. Os níveis de HDL não foram afetados. Para o grupo com sorgo houve redução de 15,7% do TC. No tratamento com sorgo o LDL foi reduzido em 28,5% quando comparado ao controle. O aumento na concentração de TG no grupo controle foi maior do que nos outros grupos. O nível de significância utilizado em todo o experimento foi de p<0,05.
Após 28 dias de experimento o resultado das análises apontaram que: a dieta com ácido tânico reduziu em 21% o TC sérico em relação ao controle. Foram reduzidos significativamente, em 49,2%, os níveis de LDL em relação à dieta controle. A adição de ácido tânico à dieta embora sem diferença estatística, reduziu 7,7% o nível de TG sérico em relação ao grupo controle. A relação LDL/HDL foi menor para o grupo que recebeu ácido tânico comparada com o controle. O TC sofreu redução de 11% no tratamento contendo sorgo. A dieta contendo sorgo reduziu em 36,2% os valores de LDL.
CONCLUSÕES:
Em ratos Wistar com altos níveis de colesterol sérico, o tanino adicionado a dieta pode reduzir os valores de LDL, não ocorrendo o mesmo para TC, HDL e TG.
O ácido tânico pode exercer efeito benéfico sobre os níveis plasmáticos de colesterol quando administrado simultaneamente a uma dieta rica em lípides e colesterol.
Palavras-chave:  tanino; colesterol; lipidios.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005