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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
O EFEITO MULTIPLICADOR COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENSINO INFANTIL | ||
Soraneide Soares Dantas 1 (neidesd@uol.com.br) | ||
(1. Depto. de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
A problemática em torno da formação dos profissionais no contexto do ensino infantil têm centrado suas atenções nas investigações sobre a atividade de ensino como ação formadora do professor reflexivo/ investigativo. Este estudo pretende resgatar e analisar as estratégias formativas dos profissionais de ensino infantil da rede municipal de ensino do interior potiguar no Projeto PIDEPE/ RN, estabelecido desde 1993, pela UFRN em parceria com as Prefeituras Municipais do Estado. As estratégias de ensino têm como foco a prática, aqui, entendida como ação a partir da apropriação do saber articulado, a partir da teoria, numa perspectiva sócio-interacionista. (Bassedas, 1999; Fereiro, 1996; Gardner, 1995; Hernandez; Ventura, 1988; Kishimoto, 1988). |
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METODOLOGIA:
A pesquisa seguiu os princípios básicos do estudo qualitativo que possibilitasse a apropriação do processo formativo da docência e do uso de instrumentos de observação e análise de realatos da prática de ensino que orienta o trabalho na escola infantil. A questão norteadora do presente estudo foi a de revelar quais as estratégias de ensino consideradas eficazes no processo formativo da docência que contribuam para repensar e reestruturar as práticas de sala de aula, dentro de suas reais condições, para que professores e alunos aprendam mais. Partimos do estudo diagnóstico dos profissionais que integram o PIDEPE/ RN e a explicação da problemática identificada em parceria com as secretarias municipais de educação do interior potiguar. Adotamos a sistemática de discussão e análise do fenômeno estudado, baseado fundamentalmente nos registros documentais dos memoriais dos professores, no período de dois anos letivos, em cada município sede. Em sua totalidade, trabalhamos com uma amostragem de 12 municípios que compõem o universo de 66 prefeituras em ação no PIDEPE/ RN. |
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RESULTADOS:
Os resultados confirmam a tese de que o estágio em sala de aula constitui o fio condutor das estratégias de ensino formativas da equipe docente, as quais são realizadas sob a forma de cursos e eventos de caráter extensionista, tomando como base a capacitação em serviço na sede dos municípios integrados ao PIDEPE/ RN. Os estudos também assinalam a importância positiva do estágio em termos de atendimento às expectativas dos cursistas na socialização de idéias, experiências e informações entre a equipe formativa e os ansejos da secretaria municipal de educação e da instituição formadora. |
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CONCLUSÕES:
Os estudos nos levam a concluir que o efeito multiplicador é o princípio articulador na formação dos profissionais de ensino infantil no projeto PIDEPE/ RN (1993-2005). A própria experiência pedagógica tornou-se objeto de reflexão do projeto de curso dos professores que formam a categoria de agentes multiplicadores em ação no interior potiguar. |
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Instituição de fomento: Fundo de Apoio à Extensão da PROEx e Prefeituras Municipais do RN. | ||
Palavras-chave: Formação continuada; Efeito multiplicador; Profissional de ensino. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |