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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ASPECTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TOCANTINS.
Rosely Pereira de Sousa 1 (camilambg@ulbra-to.br), Camila Moreira Barreto Gomes 2, Solange Alves Oliveira 3, Rossana Pereira de Souza 4, Marco Aurélio de Oliveira Martins 5, Antonia Cássia Lopes Xavier 6, Helena Maria Feitosa 7, Maria Tereza Klebis Bovo 8 e Robson Marinho Alves 9
(1. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 2. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 3. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 4. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 5. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 6. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 7. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 8. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA; 9. Curso de Biologia do Centro Universitário Luterano de Palmas / ULBRA)
INTRODUÇÃO:
O consumo de água no mundo vem se elevando de maneira assustadora, principalmente devido ao aumento populacional. Nesse século, a água doce é o recurso natural mais disputado na maioria dos países. No Brasil existe água em abundância, mas em contrapartida existe o desperdício e o comprometimento dos mananciais. O desenvolvimento de uma região está associado tanto à disponibilidade de água quanto a sua qualidade. Nestes dois aspectos, a influência do ser humano é determinante. O desenvolvimento descontrolado dos agrupamentos urbanos leva ao assoreamento dos cursos d'água, com conseqüente diminuição do seu volume, poluição destes com detritos orgânicos e inorgânicos. O consumo de água pela população de Palmas – TO difere de região para região. Este trabalho foi realizado com alunos de 7ª e 8ª séries de seis Escolas Públicas Municipais de Palmas – TO tendo como objetivo verificar o aspecto ambiental associado ao consumo de água em residências. Um indivíduo necessita de 190 litros de água diários para a higiene e o preparo de alimentos. A diferença de consumo entre as diversas classes sociais das populações é enorme. Quando abrimos a torneira, não estamos apenas consumindo água, estamos também alimentando a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos, ocasionando um alto custo tanto para a companhia distribuidora como para os consumidores.
METODOLOGIA:
Foi realizada, no período de fevereiro a março de 2005, uma pesquisa em seis Escolas Públicas Municipais de Palmas – TO, localizadas nas regiões norte e sul, com alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Foi utilizado um questionário de questões objetivas que consta de dados pessoais (sexo, idade, número de moradores da residência) e aspectos relacionados ao consumo de água como: água ingerida por dia, tempo gasto durante o banho, valor pago mensalmente por esse serviço, consumo de água por aparelhos domésticos de uso diário, utilização da água em ambientes internos e externos (lavagem de calçadas, de veículos e se deixam a torneira ligada durante a lavagem), falta no fornecimento de água, costume de escovar os dentes com a torneira aberta, opinião pessoal sobre a possibilidade do esgotamento da água potável, ocorrência de vazamentos. Foram inventariados 10% do total de alunos dessas séries / escola. Para a tabulação dos dados e análises estatísticas foi usado o programa EXCEL.
RESULTADOS:
Foram entrevistados 97 alunos sendo 64,8% do sexo feminino. 94,4% possuem de 10 a 20 anos de idade. Com relação à quantidade de pessoas que moram na mesma residência, 28% moram com 4 pessoas, 23,4% moram com 5 pessoas; 16,1% moram com 3 pessoas. O volume estimado de água ingerida / dia em litros é, para 54,9%, de 1 a 1,5 l / dia; 23,1% de 2 a 2,5 l / dia e 11,4% ingerem 0,5 l / dia, 10,6% 3 l / dia ou mais. Tempo gasto durante o banho: 45,3% de 6 a 10 minutos, 26,3% de 3 a 5 minutos, 19,6% de 11 a 16 minutos. O valor pago mensalmente por esse serviço oscila entre: 22% de R$ 44,00 a R$ 54,00 (consumo de 16 a 20 m3 / mês); 8,5% de R$ 5,00 a R$ 10,00 (consumo menor que 10m3/mês); Ao questionar sobre consumo de água por aparelhos domésticos de uso diário temos: 38,5% tanquinho de lavar roupas, 18,1% máquina de lavar louça; 7,3% possuem chuveiro elétrico. 10,6%disseram lavar a calçada com vassoura hidráulica. A lavagem de veículos é realizada 1 vez / semana por 64,7%, 2 vezes / semana 3,9%, 3 vezes / semana 9,6% sendo que 12,3% deixam a torneira ligada durante a lavagem. 84,9% acreditam que a água potável possa acabar um dia. 70% disseram que não falta água na região que moram. 81,7% não deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Os vazamentos residenciais foram declarados em 55,5% das entrevistas.
CONCLUSÕES:
Nos últimos 50 anos a disponibilidade de água / habitante diminuiu 60%, enquanto nesse período a população mundial cresceu cerca de 50%. Desta forma, sabendo que um chuveiro ligado consome 3 litros por minuto, 45,3% das pessoas entrevistadas gastam em média 24 litros de água / banho. 12,3% dos entrevistados mantém a torneira ligada enquanto lavam seus veículos (30 minutos correspondem a 560 litros de água), 18,3% deixam a torneira ligada enquanto escovam os dentes (5 minutos de torneira ligada equivale a um consumo de 12 litros de água). Apenas esses dados seriam suficientes para concluir sobre a importância de um trabalho de conscientização da população, iniciando por adolescentes interessados por assuntos de cunho ecológico e com grande poder de persuasão dentro da família.
Palavras-chave:  água; educação ambiental; ambiente.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005