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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
Iara Sanches Rosa 1 (Profa. Dra. / iararosa@terra.com.br)
(1. Docente das Faculdades Integradas Módulo - FacModulo)
INTRODUÇÃO:
Como é possível, à distância e on-line, criar situações favorecedoras da construção de conhecimento? Essa questão tem sua origem no contexto de minha dissertação de mestrado, quando tratei de discutir o papel do professor que tinha uma concepção construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Partindo do pressuposto de que nesta concepção cabe ao professor criar situações de aprendizagem desafiadoras, minha hipótese era a de que na EAD on-line essas situações poderiam ser criadas. Mas não sabia como. Busquei então conhecer as soluções encontradas por professores que já atuavam na EAD on-line, participando de listas de discussão e entrevistando especialistas. A partir das entrevistas e das mensagens enviadas nessas listas, identifiquei alguns aspectos que preocupavam aqueles que já faziam EAD on-line, a fim de apontar o que deveria ser considerado na formação de professores, objeto de minha atuação profissional. Como resultado, obtive indicadores que me ajudaram a entender o que deve ser repensado na EAD on-line, principalmente por se tratar de um outro contexto, diferente da educação presencial, ainda que muitas das qualidades pretendidas para o professor continuem as mesmas.
METODOLOGIA:
Lancei numa lista de discussão sobre uso de tecnologia na educação a proposta de participação na pesquisa e recebi 31 respostas afirmativas. Destas, selecionei 27 participantes com experiência como professores de EAD on-line que variava entre dois meses a quinze anos; dois participantes iniciavam, naquele momento, uma experiência nova. Numa primeira fase da pesquisa, conversei via e-mail com esses professores no intuito de conhecer-lhes as opiniões a respeito do uso de tecnologia na educação, principalmente em relação à educação a distância via Internet, que aparecia nas discussões como uma modalidade de ensino e aprendizagem adequada aos novos tempos. Solicitei a eles que respondessem a um pequeno questionário, principalmente para conhecer suas opiniões a respeito da educação a distância em termos de vantagens e desvantagens. Durante a participação nas listas de discussão, fui registrando as conversas dos participantes, e classificando-as de acordo com o que buscavam, com quais mudanças se preocupavam, quais eram seus desejos, suas insatisfações, suas preocupações; o que apontavam como necessário saber, quais eram suas dificuldades e facilidades, o que pensavam sobre EAD on-line e o que esperavam de um bom professor para ensinar on-line. Entrevistei também cinco especialistas em EAD (destacada experiência em EAD on-line com uma metodologia que atende aos princípios de uma visão construtivista), perguntando-lhes quais soluções encontravam para criar situações de aprendizagem.
RESULTADOS:
A escola, seja ela presencial ou a distância, tem o objetivo de possibilitar a aprendizagem ao aluno. O papel do professor sempre será o de mediador nesse processo e sua formação, inicial ou continuada, pretende ajudá-lo a encontrar formas de exercer esse papel. A depender de sua concepção de aprendizagem, sua atuação se modifica. Com a utilização do computador e da Internet, novas formas de ensinar (e de aprender) são experimentadas e aumentam as propostas que combinam a educação presencial com a EAD on-line, desde que: haja interação entre participantes como uma das principais condições para a construção de conhecimento; a tecnologia utilizada seja realmente utilizada pelos alunos, pois atividades síncronas, por exemplo, implicam em possíveis dificuldades técnicas, como equipamentos antigos, conexões lentas ou instáveis; a fluência na leitura é importante, pois o recurso mais utilizado na EAD on-line é o texto: e-mail, lista de discussão, Chat, tarefas que são organizadas pelos professores contêm textos de diferentes formas. O trabalho em grupo é apontado como o mais eficiente e a afetividade como importante na comunicação. Os professores que participaram desta pesquisa enfatizaram, em vários momentos, a importância das pessoas, independentemente da relação entre elas ser virtual ou presencial.
CONCLUSÕES:
A visão construtivista de ensino e aprendizagem parecia ser a que mais atendia às necessidades dos alunos e ao desenvolvimento da autonomia. Mas nem tudo é construção de conhecimento, pois há momentos em que necessitamos aprender algo que já está pronto e que temos de utilizar, como a aplicação de um software, ou o manejo de uma máquina. A EAD on-line facilita a difusão do conhecimento, atendendo a população que tem dificuldades em termos de locomoção e tempo disponível. Não há como estabelecer procedimentos rígidos para a EAD on-line, mas tudo depende do propósito do curso, que pode ser criado para capacitação inicial, formação continuada ou treinamento. A EAD on-line é muitas vezes pensada com base na educação presencial, o que gera problemas como a falta da presença física, ou a perda de controle. Professores não conseguem imaginar o aluno como um ser autodisciplinado, autônomo; a avaliação é preocupante, pois não têm certeza de que o aluno é realmente quem faz as tarefas propostas. Outro ponto polêmico é a motivação, entendida como um elemento que impede a evasão do aluno, mas o aluno on-line já está motivado (ou não procuraria o curso) e sua permanência vai depender da real satisfação de suas necessidades. O professor atua conforme sua concepção de aprendizagem, mas tem de ser mediador da ação educativa que ocorre no contexto aluno-conhecimento-tecnologia. São as pessoas o mais importante na educação, presencial ou a distância.
Palavras-chave:  Educação a Distância; Construtivismo; Metodologia de Ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005