IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
SISTEMA INTEGRADO PARA CONTROLE DE ENDOPARASITOS EM REBANHOS LEITEIROS.
Valdete Maria Gonçalves de Almeida 1, 3 (valdetemg@gmail.com), Mário Luiz Martinez 2, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva 2, Fabiano Carvalho Gomes 1, 3, Gabriel Brandão de Oliveira 1, Roberto Luiz Teodoro 2, Rui da Silva Verneque 2 e Marco Antônio Machado 2
(1. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico-CNPQ; 2. Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, EMBRAPA-CNPGL; 3. Discente da Faculdade Metodista Granbery)
INTRODUÇÃO:
A parasitose gastrointestinal, ocasionada por nematóides Haemonchus spp, é considerada uma das principais causas de perdas na produção de ruminantes. O combate a esses parasitas, normalmente, é feito com produtos químicos os quais, na grande maioria, deixam resíduos na carne, no leite e nas fezes, além de trazer vários riscos para a saúde humana e/ou contaminando o meio ambiente. O melhoramento genético, visando a obtenção de animais mais tolerantes a parasitas, é uma alternativa mais eficiente, mais barata e não provoca danos ao meio ambiente. Para a seleção genética, é importante identificar animais que tenham resistência a estes parasitas, sendo portanto, necessário controlar o quadro parasitário de cada animal.
O uso da informática como auxilio nas pesquisas tem sido de grande importância, já que os dados coletados dos animais devem ser armazenados de forma segura e de fácil manipulação.
A consistência dos dados pode gerar análise estatística que auxiliam no processo de melhoramento genético dos animais, identificando animais resistentes ou susceptíveis a determinadas doenças. Os dados são armazenados de forma simplificada e segura, evitando a perda de informações relevantes.
Objetiva-se com este trabalho desenvolver um sistema de controle de OPG (ovos por grama de fezes) para registrar a ocorrência de nematóides nos animais experimentais, mediante exames realizados no laboratório da Embrapa Gado de Leite.
METODOLOGIA:
O sistema de informação foi desenvolvido com base na engenharia de software, com todas as suas fases, a saber:
Especificação dos requisitos: O levantamento dos requisitos mostrou o problema a ser resolvido, o qual seria principalmente o armazenamento do resultado dos exames realizados, de forma segura. Para isso, outros fatores tiveram que ser analisados, como o cadastro dos animais nascidos e a separação dos seus animais em lotes; Análise dos requisitos: Nesta fase, foi criada toda a documentação do sistema, incluindo diagramas tipo DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) e DER (Diagrama de Entidade e Relacionamento), para a modelagem de seu banco de dados; Implementação: Visou implementar (Codificar), utilizando a linguagem Delphi 7(Borland), com paradigma estruturado e SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) FireBird (SQL ANSI), como armazenamento dos dados; Implantação: Essa fase consistiu na disponibilização e treinamento do sistema nas dependências da Embrapa Gado de Leite, com todas as suas funções disponíveis aos usuários; Teste: Foram feitas verificação e validação do sistema implantado, visando corrigir possíveis falhas no entendimento do problema e até mesmo na codificação do sistema;
O sistema OPG é integrado e não é totalmente independente, pois ele compartilha a mesma base de dados com outros sistemas, necessita de sistema Operacional Windows 98/ME/XP/200/2003. Memória mínima recomendável: 64MB, processador 300Mhz acima.
RESULTADOS:
O sistema de OPG foi construido com as seguintes funções:
Cadastro de animais: O animal é cadastrado no sistema com todas as suas características, incluindo a data de seu nascimento; Cadastro de lotes: São criados lotes com número e data de criação; Alocação de animais em lote: Todos os animais podem ser alocados em lotes, para isso o usuário seleciona o lote e em seguida uma listagem é mostrada com todos os animais cadastrados no sistema e que ainda não foram alocados. Neste ambiente, uma pesquisa de animais pode ser realizada para saber sua alocação; Inserção de dados de OPG: O usuário do sistema poderá inserir dados de OPG dos animais que estão alocados em lotes, para isso ele seleciona o lote, lança a data, o método utilizado e digita o OPG dos animais; Emissão de relatórios: O sistema permite a emissão de relatórios de animais, relatório de animais com seus OPGs e relatórios lotes com seus animais alocados; Geração de arquivo txt: O sistema permite também a geração de arquivos em formato texto para serem analisados em software estatísticos. Além das funcionalidades citadas, oferece ainda informações sobre o sistema e ajuda.
O desenvolvimento deste sistema de informação resultou em melhores condições para a entrada e acondicionamento dos dados auxiliando os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite na identificação de animais resistentes ou susceptíveis aos nematóides Haemonchus que atinge os rebanhos, contribuindo assim para o melhoramento genético dos animais.
CONCLUSÕES:
A criação de um sistema de informação nas dependências da Embrapa Gado de Leite, para armazenar os dados dos animais experimentais, tornou possível a realização de análise de forma segura e confiável, possibilitando assim resultado que contribuísse nas pesquisas.
Instituição de fomento: EMBRAPA-PRODETAB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  OPG; Sistema de informação; Melhoramento genético.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005