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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
AVALIAÇÂO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO | ||
Kelly da Silva 1 (kelserena2003@yahoo.com.br), Maria das Graças Marcelo Ribeiro 1 e Maria Auxiliadora Martins Mafra 1 | ||
(1. Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV) | ||
INTRODUÇÃO:
O Brasil vive hoje uma nova reforma do ensino superior, pautada na defesa da democratização do acesso ao mesmo. A avaliação, um dos principais pontos dessa reforma, foi iniciada no conjunto das universidades federais, no governo Fernando Henrique Cardoso. A avaliação dos cursos de graduação se pautava nos resultados do Provão e nos indicadores de desempenho global da instituição. A partir do governo Lula, algumas mudanças foram realizadas na forma de avaliação das instituições.O estudo tem como objetivo analisar a avaliação institucional das universidades federais no governo Lula, procurando perceber o que mudou na política de avaliação em relação ao governo anterior. |
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METODOLOGIA:
A investigação tomou como base uma revisão bibliográfica, resgatando a história da universidade brasileira e enfocando o que se referia a avaliação institucional. Também foram analisados estudos elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura e suas propostas para o ensino superior brasileiro. A sistematização destas informações nos auxiliou na compreensão do processo de avaliação nas Instituições de Ensino Superior, no período de 1994 a 2004. |
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RESULTADOS:
As primeiras mudanças quanto a avaliação no ensino superior tem início nos anos 1990, no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 1995, com a lei nº9131/95 é criado o Exame Nacional de Cursos - o Provão. O Provão avaliava todos os estudantes dos cursos superiores no último ano da graduação. No governo Lula o Provão foi substituído pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. O ENADE é aplicado periodicamente para alguns alunos no último ano do curso e para outros no final do primeiro ano. Além disso, em 2004 o Ministério da educação e Cultura criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar o processo nacional de análise das instituições, dos cursos e do desempenho acadêmico, abrangendo todo o sistema. |
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CONCLUSÕES:
A reforma do ensino superior vem se implementando gradativamente a partir de uma legislação ainda fragmentada. No que se refere à avaliação não há ainda como perceber os impactos das mudanças que ocorreram no governo Lula. De qualquer forma, em ambos os governos a avaliação tem propiciado um certo “produtivismo”, que nem sempre significa qualidade do padrão acadêmico. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Reforma Universitária; Universidade; Avaliação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |