|
||
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva | ||
AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO EM PREVENÇÃO ODONTOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O CONTROLE DA PLACA BACTERIANA. | ||
Isabelle Oliveira Jataí 1 (bellejatai@yahoo.com.br), Samara Rodrigues Rangel 3, Maria Ceci Vale Martins 1, 2, Edmundo José Morais Rocha 2, 3, Ana Cristina Luna de Carvalho 3, Heládio Feitosa Castro Neto 1, Laura Martins Feitosa 1 e José Jeová Siebra Moreira Neto 4 | ||
(1. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Hospital Infantil Albert Sabin, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - SESA; 3. Centro de Educação Continuada, Academia Cearense de Odontologia - ACO; 4. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Ceará - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
Diante das necessidades da população brasileira em relação à saúde bucal, as principais medidas a serem adotadas são: adoção de métodos coletivos de prevenção, fluoretação da água de abastecimento; utilização de recursos humanos, equipamentos e insumos simplificados e racionalização dos serviços odontológicos, com atenção à criança em idade escolar. A escola é o ambiente favorável para a educação em saúde bucal, priorizando ações de promoção de saúde, prevenção e detecção de problemas. Embora essa atenção já aconteça a algum tempo, melhoras significativas não foram observadas, e uma das estratégias para que haja modificações substanciais é a participação ativa do escolar em programas odontológicos a ele destinados. Além dos conhecimentos dos problemas orais, deve se desenvolver a consciência de tais problemas, sensibilização do escolar, para que se torne apto no sentido de mudança de prática de saúde bucal. A proposta educacional para redução da incidência da cárie dentária e da doença periodontal leva em conta a necessidade de trabalhar com componentes de motivação, estimulação e do esforço a implementação de medidas de higiene bucal para controle da placa bacteriana. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de um programa educativo em prevenção odontológica associado aos cuidados de higiene bucal comparado apenas aos cuidados de higiene bucal sobre o índice de placa bacteriana em crianças de 8 a 10 anos de idade, em escola pública de Fortaleza-CE. |
||
METODOLOGIA:
Estudo longitudinal, de intervenção, realizado em 125 crianças, escolhidas por amostragem sistemática, na faixa etária de 8 a 10 anos, matriculadas em uma escola pública em Fortaleza-Ce. A efetividade do programa educativo-preventivo foi avaliada comparando-se dois grupos: Controle, que recebeu instruções de higiene bucal, e Tratamento, que recebeu ações educativas associadas às instruções de higiene bucal. Ao final, foi avaliado, o impacto das ações educativas dentro de um programa de prevenção em saúde bucal. Realizou-se a mensuração das superfícies dentárias com placa bacteriana, segundo o índice de O’ Leary, em 3 momentos: antes do início das atividades educativo-preventivas (Avaliação inicial), após 8 semanas consecutivas de aplicação do programa (Avaliação intermediária) e por fim o programa foi interrompido por 12 semanas consecutivas, para a avaliação final. Os índices foram comparados segundo o teste da soma dos postos de Wilcoxon. |
||
RESULTADOS:
Antes da intervenção, os grupos foram comparados quanto ao uso de escova dental, fio dental, número de escovações, sendo considerados estatisticamente semelhantes. Na fase inicial os índices de placa bacteriana no grupo controle (70,9) e de intervenção (69,9), não apresentaram diferença estatística (p=0,720). Na fase intermediária o grupo controle e de intervenção apresentaram índices de placa 42,2 e 30,2, respectivamente (p=0,000). Na avaliação final, os grupos controle e de intervenção apresentaram índices de placa 59,9 e 49,5, respectivamente (p=0,002). |
||
CONCLUSÕES:
O método educacional proposto atingiu o objetivo de ocasionar mudanças no comportamento quanto ao auto-cuidado; a associação de educação em saúde com a aplicação de métodos preventivos de higiene bucal produziu melhores resultados na redução de placa bacteriana; as crianças que não receberam as ações educativas perdem a motivação mais facilmente; os programas de motivação devem ser desenvolvidos de maneira contínua e a longo prazo, para proporcionarem efetivo aprendizado e possíveis mudanças de comportamento. |
||
Palavras-chave: Educação; Motivação; Saúde Bucal. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |