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B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
O USO RACIONAL DE COMBUSTÍVEL NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS DO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO
Altair do Nascimento Bezerra 1 (economizar@cepimar.org.br) e Daniel Coelho Correia Vieira 2
(1. Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – Cepimar; 2. Depto. de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia – UFC)
INTRODUÇÃO:
No Brasil o setor de transporte é responsável por 48,5% do consumo total de derivados de petróleo, tendo no óleo diesel seu principal componente, que representa 51% dos derivados consumidos por esse setor. O transporte rodoviário é o mais usado no país, respondendo por 96% do movimento de passageiros. Para atender a esta demanda o Brasil importa cerca de 100.000 barris/dia de diesel. Diante desses números, justifica-se qualquer esforço no desenvolvimento de projetos para diminuir os impactos causados pelo uso desse combustível. Não se pode esperar que a curto prazo surjam alternativas econômicas que, em larga escala, substituam este combustível no setor de transporte coletivo. Assim, aumentar a eficiência e a racionalização de seu uso é, acima de tudo, uma ação estratégica. A racionalização do uso de energia é uma atitude fundamental nesse processo, e nessa busca algumas medidas de baixo investimento tem sido apontadas como solução. Neste sentido, em 1997 foi iniciado uma ação junto às empresas de ônibus, denominada Projeto EconomizAR nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão com os seguintes objetivos: reduzir em cerca de 13% o consumo específico de óleo diesel nas empresas de ônibus; reduzir a emissão de gases poluentes veiculares; contribuir para otimização dos custos das empresas, manutenção dos ônibus e aumento da produtividade. Este trabalho apresenta os resultados alcançados durante os anos de 1997 a 2004 com as medidas adotadas para atingir os objetivos propostos.
METODOLOGIA:
Os procedimentos descritos são realizados diretamente em empresas de transportes coletivos de passageiros filiadas aos sindicatos representativos. Essas recebem apoio gratuito para aprimoramento dos métodos de gestão do uso dos combustíveis e lubrificantes e melhoria na qualificação de motoristas e mecânicos. Utilizando 3 unidades móveis, uma para cada Estado, equipadas com mini-laboratório e opacímetro, são feitas visitas periódicas às garagens das empresas realizando os seguintes procedimentos: 1- análise da qualidade do óleo diesel utilizado na empresa através de 4 testes visuais: densidade, contaminação por água ou outro líquido, presença de particulados e limpidez; 2- aferição do nível de emissão de poluentes dos veículos usando um opacímetro de fluxo parcial Modelo NA9020 da Napro, homologado pelo Inmetro obedecendo os procedimentos da NBR 13037 e Resolução Conama 16/95 e 251/99; 3- instruções aos trabalhadores para o correto manuseio, recebimento e estocagem do combustível, controle visual da emissão de gases do veículo, regulagem dos motores e forma correta de abastecimento dos veículos.Além disto, aos motoristas são oferecidos cursos de condução segura e econômica, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat. A equipe de trabalho conta com um coordenador, com graduação em Engenharia Mecânica, 3 técnicos com qualificação na área e experiência mínima de 3 anos no setor, e um bolsista de graduação.
RESULTADOS:
Inicialmente as atividades do projeto estavam restritas às capitais dos três Estados, atualmente 16 municípios são atendidos pela equipe de trabalho. Durante o período foram aferidos 39.721 veículos, de uma frota de 5.120, pertencentes a 110 empresas de ônibus filiadas a sindicatos. Em 1997 a quantidade de veículos aferidos foi de 1.715 chegando a 7.573 em 2003. De 1997 a 1999 a média mensal de veículos aferidos variou de 142 a 255, enquanto que de 2000 a 2004, houve uma variação de 464 a 631 veículos aferidos mensalmente. O número de empresas atendidas em 1997, quando do início do projeto, era de 78, passando a 110 no final de 2004. Quanto a emissão de gases poluentes, os resultados mostram que dos veículos aferidos em 1997, 66% no Ceará, 60% no Piauí e 62% no Maranhão estavam dentro do padrão da Resolução Conama com conceito Bom. Esses números aumentaram em 2004 para 85%, 80% e 80% nos respectivos Estados. Quanto ao consumo de óleo diesel foi encontrado que as empresas obtiveram uma economia que variou de 4 a 16% durante o período de estudo, com uma média de 8%. Em 2002, para incentivar a adesão das empresas, a entidade executora do projeto criou o Prêmio de Melhoria da Qualidade do Ar – EconomizAR, em parceria com entidades governamentais e privadas ligadas as causas ambientais. Também, incentivou a participação de empresas em eventos nacionais com os mesmos objetivos de economia de combustível e melhoria ambiental.
CONCLUSÕES:
Há um interesse crescente das empresas em aplicar ações que liguem a economia de combustível a melhoria da qualidade ambiental. Com a redução de gases poluentes, deixaram de ser emitidas para a atmosfera 12.556 toneladas/ano de CO2 e 275 toneladas/ano de particulados. O percentual de 8% na redução do consumo de óleo diesel revela que foram economizados 4.577.627 litros/ano. Das empresas que concorreram a premiações a nível nacional por economia de combustível, 7 delas estiveram entre os três primeiros lugares ou obtiveram Menção Honrosa. As ações do projeto vêm obtendo reconhecimento de entidades públicas e privadas, como: Prêmio Destaque Ambiental 2000 (Troféu Caneleiro) da Prefeitura Municipal de Teresina–PI; Fórum do Meio Ambiente-Agenda 21 da Câmara Municipal de São Luis–MA; Medalha Mérito Ambiental do Governo do Estado do PI; Troféu de Interesse Ambiental-ONG-CE; Medalha Chico Mendes-Assembléia Legislativa-CE. O projeto despertou o interesse de entidades de ensino e pesquisa o que levou a instituição promotora a firmar convênios com universidades proporcionando estágios, palestras e seminários. Num momento em que a sociedade organizada demonstra sua preocupação com poluição atmosférica ao assinar o Protocolo de Kyoto, uma estratégia de baixo custo e com resultados tão expressivos, deve ser vista como uma grande contribuição para o bem estar social da comunidade.
Instituição de fomento: PETROBRÁS/CONPET e CNT/IDAQ
Palavras-chave:  Meio Ambiente; Transporte; EconomizAR.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005