IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
DEGRADAÇÃO FOTOCATALITICA DE EFLUENTES LÍQUIDOS COLORIDOS, USANDO UM REATOR DE TUBOS CONCENTRICOS
Idaiana Menezes Costa 5 (idaianamenezes@bol.com.br), Sámira de Fátima Messias Borges 5, Ana Patrícia Nascimento 5, José Wendell Wilams Barros 5, Carlos Antônio Pereira de Lima 1, 2, 3, 4 e Geralda Gilvânia Cavalcante de Lima 1, 2, 3, 4
(1. Graduado em Engenharia Química - UFPB; 2. Mestre em Engenharia Química-UFPB; 3. Doutor em Engenharia Mecânica UFPB; 4. Professor Titular da Universidade Estadual da Paraíba do departamento de química - UEPB; 5. Graduado em Química Industrial-UEPB)
INTRODUÇÃO:
Os corantes orgânicos nos efluentes têxteis resulta em um sério problema ambiental. Devido a natureza dos corantes sintéticos, métodos de tratamento usuais são insuficientes. Os Processos Oxidativos Avançados (POA) é uma nova tecnologia baseada numa geração de espécies reativas, tais como: radicais hidroxila altamente oxidantes para promoverem as reações de degradação dos poluentes, destruir as moléculas orgânicas tóxicas presentes nas águas contaminadas, com a vantagem de evitar o uso de outras substâncias químicas, como oxidantes e redutores. O fotocatalizador TiO2 pode ser removido do efluente tratado e reaproveitado. A iluminação do TiO2 com comprimento de onda abaixo de 380 nm, produz elétrons na banda de condução e lacunas positivas na banda de valência. As lacunas no TiO2 irão reagir com as moléculas de H2O e íons OH- e eles produzirão radicais hidroxilas (· OH). Estes processos são considerados tecnologias limpas por não haver formação de subprodutos sólidos (lodo), nem há a transferência de fase dos poluentes (como a adsorção em carvão ativo) e os produtos finais da reação CO2, H2O e ácidos minerais. Neste estudo, foi utilizado radiação U.V. e reator de tubos concêntricos, o azul de metileno foi tomado como composto padrão, e investigados os efeitos da fonte de luz, pH, bem como a concentração do corante, e a variação da carga do catalisador.
METODOLOGIA:
Utilizou-se um reator de tubos concêntricos, o qual consiste em tubos transparentes a radiação U.V., onde o efluente e o fotocatalisador em suspensão foram bombeados recebendo radiação U.V.. Foi usado como amostra uma solução de azul de metileno nas concentrações de 1mM, 2mM, 3mM e 4mM em pH 4, 7 e 10 para cada concentração, em cada experimento foi tomado um volume de 500 mL, e a carga de catalisador (TiO2) foi inicialmente mantida em 0,l %. Após preparar as soluções e ajustar o pH a amostra foi para o reator que era irradiado por luz artificial U.V., realizando a amostragem a cada 30 min durante 6 horas, e em seguida centrifugando a 3000 RPM por 30 min, onde analisou a degradação do corante pela absorbância no espectrofotômetro.
RESULTADOS:
Pode-se observar que existe uma dependência da remoção de cor com relação à concentração inicial e pH. Os melhores resultados obtidos foram no pH = 10.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que a degradação fotocatalítica do azul de metileno, usando um reator de tubos concêntricos com irradiação UV fornecida por uma lâmpada germicida; apresenta uma forte dependência com relação a acidez do meio, e os melhores resultados forma obtidos em pH alcalino.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Têxteis; Efluentes; Fotocatálise.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005