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C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 5. Biofísica
INFLUÊNCIA DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO DE 60HZ NO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA EM CAMUNDONGOS
Luciana Roberta Tenório Peixoto 2 (lurtenorio@yahoo.com.br), Euclides Maurício Trindade Filho 1 e Alberto Monteiro Peixoto 2
(1. Depto.de Ciências Fisiológicas, Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL; 2. Depto. de Fisioterapia, Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)
INTRODUÇÃO:
O campo eletromagnético (CEM) de 60Hz, ocorrem em torno de qualquer tipo de cabeamento elétrico no qual circula corrente alternada. Pode ser emitido por aparelhos domésticos e redes de tensão de eletricidade urbana. tem demonstrado influência na formação e desenvolvimento de tecidos biológicos. A freqüência do campo magnético pode induzir corrente no corpo humano inclusive sobre o sistema nervoso central, capaz de mudar o fluxo bioquímico das células da memória (Swerdlow, 2001). A memória é o processo que possibilita armazenar informações, situações, pensamentos e idéias. Em toda aprendizagem he dois tipos de memórias envolvidas que ordenam as informações obtidas: memória explícita e implícita.O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a influência do campo eletromagnético (60Hz; 0,01 – 0,29mT) no desenvolvimento do sistema nervoso sobre a formação das memórias explícita e implícita em camundongos.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi iniciada após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNCISAL/ECMAL. Foram estudados dois grupos de camundongos machos mus musculus (23-35g; 60-90 dias), ciclo claro-escuro de 12 horas (luz às 7:00 h), com água e alimento ab libitum. Os animais do GRUPO CONTROLE (GC; n=12) foram amamentados e mantidos em gaiolas coletivas, não submetidos ao CEM. O GRUPO EXPERIMENTAL (GE; n=13) foi exposto ao CE durante 20 dias (8h/dia) em gaiolas paramagnéticas. A fonte do CEM foi construída com 5 transformadores (110/220 V; 200VA; 60Hz:; 0,01mT - 0,29mT). A fonte do campo eletromagnético foi montada para produzir uma densidade de fluxo não homogenia (0,01mT - 0,29 mT), simulando uma área de trabalho, para saber se é possível sofrer influência do campo nestas condições. Entre 60-90 dias após o nascimento, os animais foram submetidos aos testes do labirinto aquático de Morris e do labirinto clássico. O tamanho da amostra foi definido por conveniência. A análise da retenção da memória foi realizada pelo teste “t” de student com nível de significância para valor de Alfa em 0,05 (5%).
RESULTADOS:
O grupo experimental (GE) demonstrou retenção de memória explícita (MÉDIA± DP; 1°dia: 76,01  59,97; 3° dia: 20,05  11,09s; p< 0,01), sendo capazes de aprender a posição da plataforma submersa no labirinto aquático. No teste do labirinto clássico o tempo gasto pelo GE, para aprender o caminho até o ponto de chegada, não foi significante (MÉDIA ±DP; 1°dia: 86,08 ±58,13s; 3ºdia: 121,12 ±109,63s; p> 0,05).
CONCLUSÕES:
Foi evidenciado que o campo eletromagnético (60Hz; 0,01 – 0,29mT) não interfere no desenvolvimento da memória explícita em camundongos. O CEM (60Hz; 0,01 – 0,29mT) influencia no desenvolvimento da memória implícita em camundongos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  memória; campo eletromagnético; aprendizagem.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005