IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
A SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Eliane Maria Menezes Maciel 1, Rejaneide Barbosa de Lima 2, Marcos Fabiano Oliveira Mangueira 2 e Gilberlândio Barbosa de Sousa 2
(1. Departamento de Educação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; 2. Sec. de Educação da Prefeitura Mul. de Santana de Mangueira – EMEFM Fcº Braga)
INTRODUÇÃO:
O auto índice de desistência ou reprovação na disciplina de Matemática, nas escolas públicas tem sido um dos problemas cruciais para o desenvolvimento educacional da comunidade escolar. Diante desses pressupostos, percebemos o quanto se faz necessário novos procedimentos que venham melhorar esta realidade.
Neste sentido, este estudo busca trabalhar a importância de sucata existente na realidade do aluno para o crescimento das habilidades matemáticas; incentivar o docente a rever suas práticas pedagógicas, levando-o a buscar novas metodologias, instrumentos concretos que sejam relevantes para a vida social dos discentes.
A importância dessa pesquisa constitui em alcançar os objetivos acima citados de forma que eleve a auto estima e o gosto dos alunos pela matemática proporcionando-lhes a sua permanência em suas atividades escolares; o crescimento pessoal e intelectual para a formação de uma sociedade composta de cidadãos críticos e reflexivos
METODOLOGIA:
A amostra inclui (04) quatro professores na disciplina de matemática sendo (02) dois na 3ª série e (02) dois na 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz de Sousa Mangueira na cidade de Santana de Mangueira - PB. Em um primeiro momento visitou-se a escola, onde foi apresentado ao corpo docente e administrativo a proposta de trabalho em questão. Com a aceitação dos mesmos, fizeram-se observações dos métodos usados pelos professores, os quais foram conscientizados necessidade e viabilidade de nossa proposta.
Em um segundo momento foram realizadas reuniões com os professores onde foi exposto o material alternativo (sucata) tais como: palito de picolé, botões, papelão, sementes, canetas vazias, garrafas plásticas, etc. Com esses recursos de nosso cotidiano foi demonstrado a importância e a relação desses materiais com os conteúdos didáticos, fazendo com que a capacidade lúdica dos professores aflorasse, que estivessem abertos a questionar sua prática pedagógica e encarar esses materiais como ferramenta pedagógica e não como descartáveis.
Em um terceiro momento, houve encontros periódicos como os professores, nos quais, os docentes traziam as sucatas e a partir delas foram confeccionadas brincadeiras e jogos a serem manipulados pelos alunos, em seguida foi solicitado aos professores relatórios sobre a aceitação e rendimento dos alunos, quanto a nova prática.
RESULTADOS:
Para obtenção dos resultados, foram feitas observações nas aulas de matemática, consulta aos relatórios e coletas de depoimentos de alunos e professores. Embasados nestes, constatamos que 85% dos alunos obtiveram notáveis acréscimos no desempenho de sua vida escolar tais como: criatividade, auto-estima, assiduidade nas aulas, assimilação dos conteúdos, boas relações interpessoais e resultados positivos nas avaliações.
Quanto aos professores envolvidos, o rendimento foi 100% em relação esperado, pois os mesmos se mostraram envolvidos, criativos, fiéis à pesquisa e comprometidos a dar continuidade ao uso da sucata em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa foi instrumento de conscientização e incentivo para os professores envolvidos que buscaram novas práticas pedagógicas e que viabilizaram significativamente, seu crescimento, como também do educando.
Em suma, este trabalho de utilização da sucata facilita o processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse a outros educadores em trabalhar a contextualização da sucata no ensino e na construção do conhecimento matemático.
Instituição de fomento: EMEF Luis Mangueira de Sousa
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Sucata; Contextualização; Ensino-matemático.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005