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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
INDISCIPLINA ESCOLAR: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CÁCERES-MT | ||
MARIA IZETE DE OLIVEIRA 1 (AFOIZE@BRTURBO.COM) | ||
(1. Departamento de Pedagogia -Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT) | ||
INTRODUÇÃO:
Introdução: Não existe, para os professores ou profissionais da educação, unanimidade quanto ao significado do conceito de indisciplina, confusões quanto ao seu sentido e aplicação têm causado muitas dúvidas no meio educacional. Por isso, procurei aprofundar, o conceito de indisciplina e discutir alguns aspectos que julgava fundamentais para uma compreensão mais ampla acerca do tema. Sabemos que a manifestação indisciplinar do aluno pode ter origens diversas (social, histórica, emocional e pedagógica) e que o problema da indisciplina não se restringe a uma determinada região, série, grau ou unidade escolar. Este problema apresenta-se em toda rede educacional e não é específica de uma determinada classe social. Também não é um caso restrito ao nosso país: é um problema universal. Podemos dizer que nos últimos anos tem-se verificado um aumento da freqüência da indisciplina nas escolas, mais especificamente as agressões verbais e físicas entre os alunos e destes para com professores e funcionários fomentando um clima de medo e insegurança, entre os envolvidos no processo educacional, pela agressividade que os alunos possam manifestar. Este estudo está fundamentado na abordagem de representação social que é definida como categorias de pensamento que expressam a realidade, explicam-na, justificando-a ou questionando-a. O que significa dizer que é o estudo do pensamento social, de percepções retidas na lembrança. |
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METODOLOGIA:
Procedimento metodológico: A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário que contou com a combinação de vários instrumentos: questões “abertas”, “fechadas” e de “associação livre” conforme o que se desejava identificar com a pergunta proposta. Escolhi como parâmetro para essa discussão aquele aluno que representa a maioria das crianças de nossa sociedade, ou seja, que pertence à classe social desfavorecida e que estuda em escolas públicas. Assim, esta pesquisa baseou-se em uma amostra de população do conjunto de professores que atuam nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, da Rede Estadual da Cidade de Cáceres-MT. Este trabalho teve como objetivo: Identificar a representação social desses sobre indisciplina escolar para, a partir dessa constatação, tecer algumas medidas de ação pedagógica com vistas a minimizar este problema nessas escolas. |
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RESULTADOS:
Resultados: A representação social dos professores sobre indisciplina se configura da seguinte forma: as expressões “agressividade, violência com os colegas, briga e falta de respeito” são os elementos do núcleo central e, “falta de limites, não obedece às normas, bagunça e rebeldia” seguidos por “agressão ao professor” são os elementos periféricos da representação.Foram apresentadas algumas propostas de ação pedagógica com vistas a contribuir na prevenção do problema da indisciplina nas escolas e proporcionar um clima adequado ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. |
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CONCLUSÕES:
Conclusão: As propostas de ação pedagógicas abrangem dois níveis de ação: a) Estratégias por parte da escola: desenvolver competências em relação a organização e gestão escolar, relacionadas à realização de projetos pedagógicos com várias finalidades, em relação à aproximação com os alunos e em relação ao atendimento aos pais. b) Estratégias por parte do professor: desenvolver competências na relação pedagógica, em relação às atividades escolares e na relação com o aluno que apresenta problemas de comportamento. |
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Palavras-chave: INDISCIPLINA; REPRESENTAÇÃO SOCIAL; PROFESSORES. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |