IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB.
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1 (romarques@hotmail.com), ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1, ANDREZZA RAPOSO EULÁLIO 1, ANDREZZA MARIANNA PINTO DE OLIVEIRA 1 e RAYFF ANDERSON DE ANDRADE TITO 1
(1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA)
INTRODUÇÃO:
Com o intuito de auxiliar numa melhor formação acadêmica, a Empresa Júnior – EJ, surgiu tendo como alvo vir a oferecer suporte prático às teorias apresentadas nas salas de aula. Tendo a natureza de uma empresa real, salvo sua finalidade, ou seja, não visam fins lucrativos, porém, são compostas por uma diretoria, estatuto e regimentos próprios. Os projetos realizados possuem orientação de professores da área, respaldando e garantindo o profissionalismo do serviço ou produto oferecido, possibilitando-a trabalhar para atender às demandas do mercado, oferecendo preços acessíveis, com o objetivo de ‘cobrir’ as despesas dos projetos e a manutenção da própria Empresa Júnior. Podendo elas serem implementadas em praticamente qualquer curso superior, uma vez que, contribuem no sentido de levar o graduando da teoria à práxis e ainda podem vir a disseminar o conhecimento acadêmico na sociedade, promovendo a aplicação dos principais deveres das universidades, que destacam a importância do seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão, sendo este último dever acadêmico bastante efetivado nas práticas das Empresas Juniores. Neste sentido, essa pesquisa teve como objetivo central analisar a atuação destas empresas na cidade de Campina Grande – PB, uma vez que, esta cidade no interior da paraíba é considerada como um centro cosmopolita devido ao grande aglomerado de cursos superiores oferecidos, distribuídos nas cinco instituições de ensino superior da rede pública e privada, atraindo deste modo, estudantes de diversas regiões.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa do tipo descritiva e exploratória, foi desenvolvida tendo como universo a PB-JÚNIOR - Setorial Borborema, composto por todas as Empresas Juniores da cidade de Campina Grande- Pb. A amostra não-probabilística intencional foi composta por 50 empresários juniores escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade. O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar a atuação das empresas juniores nesta cidade, inclusive, averiguar a possível contribuição que tem sido agregada a partir desta experiência para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes/empresários juniores. Foram abordadas variáveis que vão desde questões sócio-culturais, que possibilitaram traçar o perfil dos integrantes do movimento júnior na região, até questões referentes ao desempenho profissional antes e depois da experiência Empresa Júnior - EJ. Neste sentido, utilizou-se como instrumento para a coleta de dados formulários com questões fechadas de múltipla escolha e em escala do tipo Likert, aplicados pelos pesquisadores sob forma de entrevista dirigida junto aos empresários juniores, que desempenham funções em suas bases, visando com isso responder aos objetivos propostos neste estudo.
RESULTADOS:
Os resultados foram obtidos a partir da análise e cruzamento dos dados através da utilização programa SPSS for Windows versão 9.0. Neste sentido, observou-se as seguintes conclusões acerca do perfil dos entrevistados, houve uma certa predominância quanto à faixa etária, cerca de (82,0%) dos graduandos encontraram-se na faixa entre 18 e 26 anos. Quanto ao estado civil, destacou-se que (92,0%) são solteiros e encontravam-se cursando o nível superior (graduação) (94,0%). Quanto ao tempo em que faziam parte deste movimento, (54,0%) dos empresários/juniores afirmaram estarem no movimento há menos de 1 ano e quanto à área de atuação destes, houve um predomínio de (52,0%) dos entrevistados que apontaram a área das ciências exatas. No que tange a preocupação das EJ´s para com o investimento no crescimento e capacitação dos seus membros (78,0%) consideraram que como sendo boa e regular. Quanto ao relacionamento interpessoal entre os membros da empresa júnior, (58,0%) consideraram como sendo um bom relacionamento. No tocante à possibilidade de crescimento profissional a partir da atuação na empresa júnior, (46,0%) consideraram haver uma boa possibilidade de ascensão profissional e relacionaram aos conhecimentos adquiridos na prática da empresa júnior.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se, portanto, com base na análise dos dados descritos, que os Empresários Juniores da Setorial Borborema situados na cidade de Campina Grande – Pb possuem um desempenho profissional bom a partir da experiência na Empresa Júnior, uma vez que (80,0%) dos entrevistados avaliaram as suas performances entre boa e excelentes. Assim como, acreditam que o grau de credibilidade no mercado de trabalho após a experiência ‘júnior’ é satisfatória para (86,0%) dos graduandos entrevistados. Neste contexto, concluiu-se ainda que o posicionamento das Empresas Juniores frente ao mercado, pode vir a ser bastante relevante, uma vez que (100%) dos empresários podem comercializar projetos a preços mais baixos que os oferecidos no mercado, correspondendo assim à ideologia do movimento júnior, que visa atender ao mercado com preços acessíveis. Constatou-se também que (42,0%) dos entrevistados afirmaram acreditar que suas empresas apresentam um bom grau de credibilidade perante o mercado, entretanto, (34,0%) afirmaram que o trabalho que realizam é relativamente reconhecido pela universidade ou faculdade que estão regularmente matriculados. No entanto (52,0%) afirmaram haver uma boa receptividade e reconhecimento entre o público acadêmico. Espera-se poder contribuir com estes dados para estudos posteriores.
Instituição de fomento: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Empresa Júnior; Graduandos; Mercado.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005