IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 8. Processamento Paralelo e Distribuído
DESENVOLVENDO UM SERVIÇO DE REGISTRO E SELEÇÃO DE CANAIS PARA DAR SUPORTE ÀS APLICAÇÕES DA TV DIGITAL
Átila Medeiros Bezerra 1 (atilarec@terra.com.br) e Juliana Regueira Basto Diniz 1
(1. Coordenação de Pos-graduação e Pesquisa, Faculdade Integrada do Recife - FIR)
INTRODUÇÃO:
Atualmente existem diversas propostas que se concentram no contexto da TV Digital no mundo. Entretanto, muitos paises como o Brasil, por exemplo, ainda não sabem que sistema será adotado, muito embora, as pesquisas e interesses pelas operadoras de TV e desenvolvedores de software já sejam bem significativas. Essa tecnologia envolve grandes melhorias da imagem, que passará a ser totalmente digital, como também trará mudanças na forma de apresentação, isto é, haverá uma intensa disponibilidade de informações ao mesmo tempo e o telespectador poderá interagir com a televisão de maneira muito prática. Aplicações para serem utilizadas dentro do cenário da TV digital vêm sendo desenvolvidas, e possivelmente um número muito extenso de canais será disponibilizado aos usuários da TV digital. A TV digital vem sendo considerada pelo governo brasileiro uma ótima solução para a problemática da inclusão digital. O objetivo deste artigo é apresentar um serviço de registro e seleção de canais que dê suporte a TV digital móvel, porque quando os usuários são estações clientes receptoras móveis, o número de canais disponíveis é maior e o usuário não tem condições de memorizar ou sintonizar manualmente toda a lista de canais disponíveis. Dessa forma, a modelagem e o desenvolvimento de um serviço de páginas amarelas ou de seleção de canais é importante para automatizar o processo.
METODOLOGIA:
Inicialmente foram verificados os principais padrões de TV digital e sua disponibilidade. Como esta proposta trata do projeto, implementação e simulação de um serviço de seleção de canais para a TV digital, é importante se conhecer os serviços de descoberta utilizados pelas tecnologias atuais. Foi necessário um levantamento teórico sobre como os serviços de páginas amarelas funcionam nas diversas ferramentas de middleware para registros e seleções de serviços. Este serviço deve executar sobre um middleware que ofereça suporte a mobilidade e possa ser utilizado dentro do contexto da TV digital. Para tal, deve-se fazer a escolha de um middleware que atenda a tais requisitos. A segunda etapa consta do processo de análise dos requisitos do serviço de registro e seleção de canais para a TV digital. Para se ter idéia do cenário utilizado, considera-se um usuário assistindo TV digital deslocando-se numa estrada. Ao passar de uma cidade para outra, a numeração do canal poderá ser modificada, sendo necessário que o telespectador a conheça previamente, caso não exista uma operação no serviço que disponibilize a busca pelo nome. Tendo em vista o grande número de canais digitais é difícil à memorização. Sendo assim foram implementadas operações de busca por nome, tipo, etc. A ultima fase consiste no desenvolvimento de um protótipo do serviço de registro e seleção de canais e da realização dos testes em laboratório, usando simulações do cenário de TV digital móvel.
RESULTADOS:
Para a implementação de um ambiente de simulação para os testes da aplicação foi utilizado uma rede local, e as APIs para manipulação de mídia e transmissão de vídeo em broadcast como o JMF – Java Medeia Framework e JavaTV. Entre os vários tipos de middleware que poderiam ser utilizados no contexto do cenário proposto, optou-se pelo Java RMI – Remote Method Invocation e o JMS – Java Message Service. Ambos foram escolhidos para a implementação do serviço de registro e seleção de canais, pois apresentam uma arquitetura de distribuição interessante para trabalhar em sistemas com suporte a mobilidade e principalmente no que diz respeito à publicação de serviços, tal como, o envio de mensagens em broadcast utilizado em aplicações de TV digital. Foi possível avaliar algumas vantagens e desvantagens de cada um deles. Acrescenta-se também o fato de que a grande maioria dos dispositivos móveis existentes hoje no mercado dá suporte a linguagem Java. Numa segunda parte do projeto foram discutidas quais as funcionalidades especiais do serviço para melhor atender as necessidades dos telespectadores. Elas foram divididas em opções de pesquisas rápidas e pesquisas avançadas como, pesquisas por nome, programação, categoria, hora e canais mais assistidos. Baseado nisso, foi desenvolvido um protótipo do serviço onde os servidores de canais se cadastram no mesmo, podendo assim, o cliente realizar as pesquisas dos canais disponíveis e se configurar para receber os dados.
CONCLUSÕES:
Com o decorrer da pesquisa foi possível perceber a necessidade dos telespectadores de utilizar tal ferramenta de registro e seleção de canais, bem como, conseguir a partir de entrevistas e reuniões com os futuros telespectadores aprimorar os serviços de registro e seleção de canais. Com o processo de avaliação dos middleware que dão suporte a mobilidade e viabilizam a utilização de aplicações em tempo real, como é o caso da TV digital, foram escolhidos em especial dois deles para fazer comparações e levantar vantagens e desvantagens na utilização de cada um. Atualmente, este trabalho se encontra em fase final de desenvolvimento onde já se percebe que ambas as tecnologias de distribuição podem ser utilizadas em uma aplicação como essa, mas a utilização de JMS proporciona uma maior flexibilidade ao sistema permitindo o envio de mensagens para dispositivos que no momento estão fora do ar ou temporariamente desligados. Esse modelo utiliza comunicação assíncrona, de modo que, toda troca de mensagens acaba passando no servidor, podendo dispor de mecanismos de controle de acesso facilmente implementados para os canais. Esse serviço de controle de acesso é conhecido como “pay-per-view”. As ferramentas para se trabalhar com tecnologias em tempo real estão recebendo muita atenção pela grande crescente de aplicações que estão aparecendo nesta área e é possível perceber que o middleware acompanha essa tendência.
Instituição de fomento: FACEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  middleware; tv digital; serviço de localização de canais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005