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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA: UMA EXPERIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DE SANTARÉM E MARABÁ
Ana Cláudia da Silva Pereira 1 (acffavacho@bol.com.br), Adalcilena Helena Café Duarte 1, Luciane Soares Almeida 1 e Gillys Vieira da Silva 1
(1. Universidade Federal do Pará; 2. Universidade Federal do Pará; 3. Universidade Federal do Pará; 4. Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende socializar, através de pôster, o resultado da pesquisa de campo sobre Classes Multisseriadas: Desafios da educação Rural no Estado do Pará / Região Amazônica, realizada nas comunidades rurais e ribeirinhas dos Municípios de Santarém e Marabá, visando levantar um diagnóstico da realidade educacional da zona rural desses municípios, assim como, evidenciar as dificuldades que enfrentam os educadores e educandos das classes multisseriadas para obter o sucesso na aprendizagem, a partir das relações estabelecidas entre: comunidade escolar e professores; escola e Secretaria de Educação; professor – aluno, professor e pais; etc...Considerando os fatores sociais, econômicos e culturais que permeiam o interior dessas escolas e de seus sujeitos. Será abordado, também, o sistema educacional do município, mostrando alguns dados referentes à oferta dos diversos níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio pelas redes de ensino, principalmente a rede municipal.
METODOLOGIA:
O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com levanto bibliográfico, seguida da pesquisa de campo e a observação in loco onde foram realizadas coleta de dados, observações e entrevistas junto às Secretarias Municipais de Educação e às escolas multisseriadas, envolvendo dirigentes, educadores, estudantes e comunidade escolar, visando o levantamento da práxis pedagógica desenvolvida nas classes multisseriadas, sua relação com o ensino-aprendizagem e a sua implicação nos índices educacionais.
RESULTADOS:
Verificamos que as práticas curriculares dos educadores(as) são fundamentalmente reflexo de uma concepção urbana de currículo que se estende ao campo desrespeitando e desvalorizando essa realidade. A participação dos pais na escola restringe-se a reuniões que discutem apenas o comportamento dos alunos. A Secretaria de Educação não possui projetos de Formação para os professores de classes multisseriadas, encontrando-se destituídos de assessoramento pedagógico o que resulta diretamente na sua atuação educativa com os educandos, principalmente em Marabá onde o fator geográfico é um grande implicador dentro desse processo
CONCLUSÕES:
Assim, a práxis pedagógica em classes multisseriadas sofre influência do aparato contextual e estrutural que molda a escola do campo como um arremedo da escola urbana. Devemos lutar, entretanto, por uma política universal de educação do campo vinculada ao desenvolvimento local e regional integrando assim o meio rural amazônico e brasileiro.
Instituição de fomento: cnpq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação do Campo; Classes Multisseriadas; Ensino- Aprendizagem.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005