IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COUREIRA NO DESENVOLVIMENTO DE CAMPINA GRANDE
Cleófas Lima Alves de Freitas Júnior 1 (cleofasjunior@bol.com.br) e Damião de Lima 2
(1. Graduando do Depto. de História e Geografia, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB; 2. Prof. Dr. do Depto. de História e Geografia, Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:
A atividade coureira no estado da Paraíba e particularmente no município de Campina Grande é de suma importância desde o período colonial, desde o processo de conquista e colonização do sertão do estado, no qual o município também estava inserido. Pois os colonizadores do sertão eram criadores de gado que impunham como sinal da sua conquista a instalação primeira de um curral, desenvolvendo-se assim uma atividade econômica marginal, a pecuária, em relação à atividade econômica predominante na colônia neste período que era a cana-de-açúcar (a grande lavoura), praticada no litoral paraibano. O objetivo geral da nossa pesquisa é historiar a indústria relacionada à atividade coureira (curtumes), no município de Campina Grande, destacando sua importância e discutindo novas perspectivas para o setor na atualidade. Para tanto, é imprescindível discutirmos sobre a importância do couro na economia paraibana; fazermos o resgate da instalação dos primeiros curtumes e sua importância para o município; analisar os fatores que levaram ao declínio dessa atividade no município e formular novas propostas para o setor na atualidade. Portanto, é de suma relevância estudarmos, em uma perspectiva histórica, a atividade coureira em Campina Grande, por ser uma atividade importante para o desenvolvimento do município desde a sua formação, como também pela inexistência até o momento de um trabalho historiográfico que aborde esta temática.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada é a análise interpretativa de bibliografias que abordem as diversas questões que formam a atividade coureira de uma forma geral e principalmente no estado da Paraíba e município de Campina Grande. Como também questões que tratem da conjuntura política e econômica do país, do estado e do município. Na análise de fontes dos órgãos oficiais que temos tido acesso como: SUDENE, BNB, SEBRAE, FIEP e outros, procuramos assim fazer as possíveis relações entre ambas para entendermos a atividade coureira em Campina Grande. Consideramos importante destacar, que formamos um Grupo de Estudo Sobre a Atividade Coureira na Paraíba, composto por quatro membros que trabalham na área de História, porém cada um com o enfoque diferente sobre a temática. Todas as bibliografias e fontes foram analisadas e discutidas em conjunto, a nossa pesquisa foi construída neste contexto de reflexão sobre essa atividade tão importante para o nosso estado e município, procurando, através da pesquisa acadêmica, solucionar problemas concretos da nossa sociedade, para que a mesma vivencie um desenvolvimento social mais justo e igualitário.
RESULTADOS:
Desde o processo de conquista e colonização da Paraíba a atividade coureira é de grande importância, pois a colonização do interior do estado foi feita por sertanistas que eram criadores de gado e também pelo predomínio do gado como matéria-prima, utilizada para a satisfação das necessidades. Do couro do boi eram confeccionados utensílios variados da época. Por muito tempo, a atividade era realizada em caráter essencialmente artesanal em todo o estado. Na década de 30 enfrentou um forte crescimento chegando ao ápice no inicio da década de 60. No entanto, esse crescimento era repleto de germes contraditórios, consideramos que a atividade coureira no âmbito dos curtumes em Campina Grande enfrentou uma crise continuada. A alta expressão dessa grande crise foi na década de 90 com a inexistência de curtume no município, enquanto as suas extensões, principalmente a indústria de calçados, está em forte crescimento. Os motivos para crise de 60 até a década de 90 foram: a falta de uma compreensão consistente do que seja desenvolvimento regional por parte dos empresários do setor e do Governo como um grande fomentador do mesmo e não reprodutor de uma mera política assistencialista e dependente dos Centros Sul e Sudeste. O resultado foi uma administração de caráter familiar, equipamentos velhos, grande produção x pouca produtividade, a não preocupação pela qualidade de vida dos trabalhadores e também a falta de integração da atividade coureira no âmbito dos curtumes e suas extensões.
CONCLUSÕES:
Consideramos que a nossa pesquisa atingiu os objetivos propostos no projeto, pois observamos a importância do couro na economia paraibana desde a sua formação, em relação à atividade coureira no âmbito dos curtumes e suas extensões em Campina Grande, analisamos os diversos fatores sobre a crise da indústria de curtumes e culminou em um projeto composto por propostas com viabilidade concreta na resolução da crise no município de Campina Grande. No entanto, nosso trabalho não tem a pretensão de encerrar a discussão sobre a importância da atividade coureira no município de Campina Grande, mas sim de ser uma releitura sobre essa temática tão importante para o município, para que o mesmo seja engajado no âmbito da pesquisa e extensão universitária, como um instrumento de reflexão e levantamento de soluções na problemática do setor na atualidade. É nosso propósito contribuir para o desenvolvimento econômico e social no contexto local e regional da nossa cidade. Consideramos importante observar que toda pesquisa histórica é parcial porque nos escritos sejam as fontes e nos trabalhos historiográficos muitos coisas são ocultadas ou esquecidas, pois os mesmos são construídos num contexto imbuído de interesses humanos que são muitas vezes antagônicos. Portanto, esperamos continuar a nossa reflexão sobre a atividade coureira no município de Campina Grande.
Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Curtume; Desenvolvimento; Couro.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005